Logo do Governo

Projeto Ruela promove Deusas dos Muros com mais de 50 mulheres: Graffiti feminino ocupa os espaços com sua arte

24/02/2022

O Projeto Ruela realiza atuação histórica em Fortaleza, reunindo mais de 50 mulheres na ação de  grafite feminino, chamada Deusas dos Muros. A última ação aconteceu dia 13/02 e impactou o território do Grande Bom Jardim com o grafite nas paredes da Escola EEMTI Professor Jociê Caminha de Menezes. “Foi um movimento histórico para a cidade”, pontua Narah Adjane, coordenadora do Projeto Ruela.

O Projeto Ruela é uma das instituições parceiras do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Essa parceria também aconteceu, a partir da seleção do Projeto Ruela na Convocatória para Manutenção de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim e na Chamada para Programação Artística do CCBJ 2021.

Enquanto coletivo, o Projeto Ruela visa o Grande Bom Jardim como um pólo cultural potente e vivo da cidade. “Trazemos nossas ações para o território do Grande Bom Jardim como forma de ocupar as ruas com arte” propõe Narah. Mais que o estigma da violência, o Bom Jardim também é potência e o coletivo se inspira nesse desejo de mostrar a riqueza artística na periferia, preparando sempre a melhor experiência possível para que cada participante tenha uma memória positiva e se sinta acolhida no território. Segundo a coordenadora, “a comunidade sempre abraça nossas ações de Graffiti, respeita a vivência e apoia nossas movimentações”.

DESAFIOS E CONQUISTAS

Hoje em dia o nosso maior obstáculo é o material para produzir. Preços exorbitantes de tintas e materiais de pintura estavam nos dando muita dificuldade de trazer uma experiência de qualidade, tanto para nós do coletivo, quanto para a comunidade”, relata Narah.  Com a participação nos editais de incentivo, o coletivo consegue realizar ações como o Deusas dos Muros (2ª edição). A última edição do Deusas dos Muros contou com o fomentado com recursos da Lei 14.017/2020- Lei Aldir Blanc – por meio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza.

A primeira edição do Deusas dos Muros aconteceu em 2019, no entorno do CCBJ e com apoio do equipamento. De acordo com a avaliação da coordenação do grupo, a parceria estrutural do CCBJ foi super necessária, uma vez que puderam contar com a equipe da Ação Cultural CCBJ, que foi super solícita e atendeu as demandas.

A cena feminina de Fortaleza possui grandes artistas e há vários anos existe uma luta por espaço nessa linguagem do Hip Hop que ainda é muito masculina. “A cada movimentação, encontro, processo formativo e outras oportunidades, vamos virando essa chave. Se não existe um espaço seguro e acolhedor para nós, então a solução é inventar novas realidades. Não vamos esperar pela aprovação de ninguém, afinal graffiti é isso: pura expressão, sem amarras”, acredita e luta as mulheres desta ação.

CONVITE PARA PARTICIPAR DAS PRÓXIMAS EDIÇÕES DO DEUSAS DOS MUROS

Narah Adjane conta que os grafites da primeira edição ainda estão até hoje pelo entorno do CCBJ. Na época, a ação contou com mais de 25 mulheres. “Ali já era histórico, porque na época iniciava um movimento de organização coletiva da cena feminina na cidade. Em 2022, fazer uma segunda edição com o dobro de mulheres se comparado à primeira edição, é, além de histórico, um momento importante para dar visibilidade a essa coletividade. Isso atrai novas artistas, fortalece essa ambiência de acolhimento e coragem para encarar as ruas e se expressar através do graffiti”, reforça.

Esta edição, em fevereiro de 2022 reuniu mais de 50 artistas de Fortaleza num mutirão de graffiti. Foi possível o coletivo abrir uma convocatória para seleção de 15 artistas que receberam ajuda de custo e kit de materiais de pintura. Além disso, o Projeto Ruela distribuiu mais  materiais durante a ação, por ordem de chegada.

O Projeto Ruela convida as mulheres da cidade para participar das próximas edições do Deusas dos Muros. A participação é gratuita e basta entrar em contato pelas redes sociais do grupo. Contatos: https://instagram.com/projetoruela ou projetoruela@gmail.com .

Mais informações sobre os integrantes do Projeto Ruela , acesse o site do CCBJ: 

PROJETO RUELA E DEUSAS DOS MUROS (PARCERIA CCBJ)

O Projeto Ruela ganha estrutura de coletivo e identidade de atuação no cenário cultural. Passa  a ser uma iniciativa independente de produções e processos formativos de/sobre arte urbana. As ações são propostas desde 2018 nos territórios da SERV V, com o intuito de fortalecer a difusão das artes visuais na periferia de Fortaleza.

Tem como eixo de atuação: Arte-educação; Produção de murais e intervenções urbanas; Produção de eventos de Graffiti e arte urbana (oficinas de graffiti, stencil, lambe-lambe, fanzine, colagem, dentre outras técnicas).

Faz uso de  metodologias dinâmicas e ligadas ao cotidiano. Os encontros formativos também repassam a prática da arte urbana, além de promover o diálogo sobre ela nos territórios, nos contexto dos espaços públicos, enaltecendo a cultura de rua.

Nesse sentido, o Deusas dos Muros é uma ação do Ruela  e nasce da vontade de ampliar o acesso à arte urbana, principalmente às mulheres periféricas, que passam por várias barreiras que dificultam o acesso à cena do graffiti. Como por exemplo, “os custos dos materiais, a falta de espaços seguros para produção, acolhimento de mulheres que vão acompanhadas de seus filhos, além de uma ambiência que as deixem confortáveis para produzir o que desejam, sem cobranças ou pressão masculina”, aponta a coordenador do Projeto Ruela/Deusas dos Muros.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

1 Comentário

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!