Logo do Governo

Você já parou para pensar na cultura que é produzida pelas crianças? O eixo de atuação da Cultura Infância tem interesse em compreender o mundo a partir da ótica das crianças, tendo em vista que todo ser humano foi ou ainda é criança. O eixo pertence ao Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), que desenvolve atividades educativas e de assistência social voltadas para as comunidades pertencentes ao Grande Bom Jardim. O Cultura Infância tem como diretriz legal o Estatuto da Criança e do Adolescente, e foca em crianças, familiares e responsáveis, assim como educadores e cidadãos que trabalham e se importam com o público infantil.

Cultura Infância é tudo que é produzido para e pelas crianças, desde jogos, brincadeiras e comportamentos, reconhecendo nelas a autonomia de criação de sua própria cultura. Dessa forma, passamos a reconhecer na criança sua capacidade de ação e interação, assimilando o mundo ao seu redor de maneira simbólica e construindo seus próprios significados. Assim, a Cultura para a Infância supera o patamar de “apreciação da arte” e torna-se ferramenta potente para a construção de uma comunidade menos desigual, utilizando a arte como transformação da realidade e construção de pontes para o acesso a Direitos Humanos em plenitude. A arte atrelada à educação é uma ferramenta valiosa na formação de cidadãos mais sensíveis, atentos e críticos.

O que é ser criança, pelas crianças!

Conheça nossos projetos

É o Brinca!

Programação que acontece todos os domingos do mês, com contações de histórias, atividades de lazer, brincadeiras populares e apresentações culturais, realizadas pelos educadores do eixo e por grupos artísticos da cidade, através de convite e das chamadas públicas e de editais do Governo do Estado. As atividades acontecem presencialmente no equipamento, mas durante a pandemia a programação migrou para formato virtual e está disponível para todos no canal do Youtube do Centro Cultural Bom Jardim. Acesse nossa playlist e escute nossas histórias!

Nas Trilhas da Infância

São encontros realizados com convidados de associações parceiras, escolas da região e público em geral, com o objetivo de dialogar sobre a infância dentro do território e seus atravessamentos sociais, econômicos e psicológicos. São ciclos de conversa sobre as infâncias, que abordam temáticas como saúde mental e as crianças, autismo, o livre brincar como direito humano, entre outros. Dessa forma, além de criar reflexões em relação à infância, busca-se a construção e o fortalecimento de uma rede de Cultura Infância dentro do território do Grande Bom Jardim. Ao lado você acessa nossa playlist, boas reflexões!

Oficinas de Vivências Artísticas

Oficinas que ocorrem mensalmente de forma virtual, destinada a crianças de 7 a 12 anos do território do Grande Bom Jardim, através de parcerias com escolas e Associações Comunitárias. As Vivências Teatrais têm como intuito trabalhar exercícios que desenvolvam consciência corporal e a imaginação, fortalecendo a criatividade e concentração das crianças. A Vivência com Jogos Percussivos é uma experiência com musicalidade e musicalização, onde todo o percurso é composto por jogos lúdicos motivadores. As Vivências voltadas para Artes Visuais estimulam a capacidade expressiva das crianças através de desenho, pintura, grafite e colagens. Quer conhecer nosso plano de atividades? Clique aqui!

Documentos que nos inspiram

PLANO DE CULTURA INFÂNCIA

CARTA DAS CIDADES EDUCADORAS

Declaração de Barcelona (1990)

ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Edição atualizada até outubro de 2017