Logo do Governo

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática.”

Paulo Freire.

Passamos a refletir sobre essa ação social tão delicada e necessária em nosso território do Grande Bom Jardim, que vai além do que planejamos e visualizamos estratégias. Parte do lugar de execução entre a sutileza e a força, entre o micro e o macro, entre a timidez e a explosão de gestos,na qual se faz enquanto se pensa, pois as necessidades estão se tornando cada vez mais urgentes!

Os articuladores Comunitários do Centro Cultural Bom Jardim chegam de uma forma tão natural na comunidade que todes ficam muito a vontade em se aproximar e propor ideias. Assim nascem momentos incríveis de troca com as pessoas e refletindo a partir de todas essas possibilidades é que a  base de criação de nossos  dois principais projetos, Precisamos falar sobre isso e Fortalecendo Redes, foi construída. Todas as ações que nascem como braços desses projetos, tem como característica essencial potencializar as parcerias com as instituições do território, da juventude, grupos, coletivos, escolas etc. bem como trazer reflexões a respeito dos atravessamentos cotidianos que nos cercam, sobre aquilo que a comunidade quer e necessita falar. 

Aurianderson Amaro e Shirley Lima. Foto: Flávia Almeida

Atualmente a Articulação Comunitária vem trabalhando de forma semi-presencial dentro das comunidades do GBJ, utilizando de diversas ferramentas pedagógicas para estreitar os laços, criar redes, instigar diálogos e levar informações sobre as programações artístico-culturais do CCBJ para os moradores do Grande Bom Jardim e adjacências.

Pensar uma perspectiva de articulação Comunitária vai agregando vários valores e eles vão se constituindo a partir das relações de estabelecimento de vínculos. É isso que está sendo o diferencial na articulação Comunitária no território do Bom jardim, a partir da experiência do NArTE como parte do equipamento CCBJ. Então essa experiência vem potencializando de forma efetiva essas relações de vínculo e essas relações sociais. Que aí vão refletindo de forma concreta no que uma articulação se propõe a estabelecer, uma relação social e institucional, uma relação que extrapola uma perspectiva contratual. Outro aspecto que a minha experiência vai me ajudando
a refletir sobre essa práxis, é em relação às essas redes que não são oficiais… Você tá no território, você tá na comunidade e aí as pessoas a partir desse vinculo, vão constituindo outras redes, que não são as redes oficiais. Eu acho que isso também é um valor a partir da experiência com os agentes criativos e as iniciativas comunitárias

Tita Nobre

Gerente executiva do NArTE / CCBJ


Conheça nossos projetos

Fortalecendo redes

Surge no início de 2021 e tem como intuito criar, edificar e fortalecer pontes entre o CCBJ e instituições, escolas, artistas, grupos, coletivos, entre outros agentes do território, bem como entre os próprios setores do CCBJ, através de rodas de conversa, oficinas, cursos e demais ideias que vão surgindo ao longo do ciclo. Esses encontros acontecem, em época de pandemia, por meio de plataformas virtuais e são momentos que fortificam elos, sempre compartilhados com a comunidade nas redes sociais do CCBJ.

Galeria


Precisamos falar sobre isso

Ação estratégica para fortalecimento de vínculo com a comunidade e potencializar os debates sobre direitos humanos, trazendo informações através de temas propostos pelos articuladores e moradores do Grande Bom Jardim. Visando a importância do diálogo em prol da periferia sobre atualidades e formações.

Seu objetivo é não só construir, mas reconstruir, potencializar e instigar reflexões a respeito de diversos temas da sociedade e para isso são convidadas pessoas referências do território para essa troca com o CCBJ e a comunidade.

Galeria


Plano de Articulação Comunitária

É com muita satisfação que a Articulação Comunitária do Centro Cultural Bom Jardim , ligada ao Núcleo de Articulação Técnica Especializada lança sua página do Site oficial CCBJ. Lá o público terá acesso a informações gerais das ações do setor, ao Plano de Articulação Comunitária que trás um panorama geral das estrategias, atividades e produções do eixo; Galeria de fotos e o Mapeamento das Iniciativas Comunitárias do GBJ.

Atualmente a Articulação vem se firmando dentro das comunidades do GBJ, levando informações das programações artísticas e culturais,dos cursos e demais oportunidades que surgem no equipamento, viabilizando o acesso às chamadas públicas, trazendo demandas dos moradores , acompanhando as instituições parceiras, construindo verdadeiras pontes entre o CCBJ e o território.


Mais informações

Telefone NArTE : 3497.5219
E-mail: articulacaocomunitarianarte.ccbj@idm.org.br