Logo do Governo

O Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) é o setor de atenção social do CCBJ e tem como foco desenvolver, por meio da arte educação e da cultura, o combate às violações de direitos e o fortalecimento dos Direitos Humanos no território do Grande Bom Jardim. Surgiu em 2017, da necessidade em responder o questionamento: como a arte e a cultura podem ser instrumentos de transformação social em um cenário de extrema vulnerabilidade? 


O NArTE tem por sua vocação cultural a responsabilidade de dar fluxo aos casos de violações de direitos, realizar ações de prevenção dessas violações e promover a cultura de paz. Tudo isso é realizado a partir da arte-educação, que apoia-se na perspectiva metodológica da Educação Social, de Paulo Freire. O objetivo geral do Núcleo é utilizar a cultura como ferramenta para a promoção de Direitos Humanos, vinculadas a conceitos como dialogicidade, vínculo e horizontalidade, partindo do CCBJ como epicentro da incidência sócio-pedagógica.

Eixos de atuação

Objetivos

O NArTE atua executando prevenção às violações de direitos e encaminhando os casos de violação que encontra para a Rede de Garantia – seja com alunos, famílias ou apoiando organizações parceiras. O CCBJ tem como objetivo e princípio, para todas as suas ações, utilizar a cultura e a arte como dimensões fundamentais do desenvolvimento humano. Assim, ser um centro cultural de base comunitária implica que lidamos também com as dinâmicas sociais do espaço onde estamos.

 

 

Metodologia de Atendimento

O NArTE mapeia, apartir de professoras e educadoras sociais, situações de violação, como violência sexual, violência doméstica, trabalho infantil e outras mais. Após a identificação da situação de violação de direitos, as educadoras e assistentes técnicas do NArTE utilizam uma metodologia dialógica e horizontal para acolher o educando um e dar fluxo a situação de violação, para que possa ser devidamente atendida pela Rede de Garantia de Direitos.

 

 

Fluxo de atendimento

O CCBJ não atende diretamente casos de violação, com foco nos estudantes da Escola de Cultura e Arte, bem como nos diversos usuários do equipamento. O NArTE atua para dar fluxo aos casos identificados, entrando em contato com organizações do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) que lidam com a temática, como CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Casa da Mulher Brasileira, além de diversas organizações da sociedade civil que atuam no atendimento e garantia dos Direitos Humanos.

 

 

Ações estratégicas

Princípios Norteadores