Logo do Governo

A Escola de Cultura e Artes do CCBJ nasce da evolução dos projetos FECOP, atendendo aos anseios do território do Grande Bom Jardim por maior diversidade na promoção de cursos livres de curta e longa duração e desenvolvimento de atividades de pesquisa e criação. Além disso, atua de forma alinhada a outras políticas de formação do Instituto Dragão do Mar – IDM, Conselho de Educação Estadual e Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, valorizando a experiência, cultura e saberes locais, sempre em diálogo com demais agentes culturais do estado.

A metodologia utilizada pela Escola de Cultura e Artes/CCBJ se pauta em estudos do processo da Abordagem Triangular, de Ana Mae Barbosa, bem como na ideia de educação popular, método disseminado por Paulo Freire. A partir da proposta de Ana Mae Barbosa, são utilizados vários pontos de ensino e aprendizagem ao mesmo tempo, como a leitura da imagem, objeto ou campo de sentido da arte (análise, interpretação e julgamento), contextualização e prática artística (o fazer), ao que soma-se a visão freiriana, para a qual os conhecimentos prévios e as realidades do povo são fundamentais dentro do processo educacional, sejam elas crianças, jovens, adultos ou idosos. 

Imagem em formato triangular composta por três imagens no ambiente do CCBJ.

conheça nossos Programas

A Escola de Cultura e Artes/CCBJ é composta por cinco Programas: Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Cultura Digital. Os programas se solidificaram como essenciais no decorrer da história do equipamento, através da demanda da comunidade e análise técnica/pedagógica e estudo do setor de Formação.

EIXOS FORMATIVOS

Centro Cultural Bom Jardim

Criados em 2017, os Programas atuam no tripé: sensibilização, desenvolvimento técnico e artístico em suas diversas formações, e é composto por quatro Eixos:

  • Cursos Básicos (Livres)
  • Curso Técnico / Extensivos
  • Laboratório de Pesquisa
  • Ateliês de Produção

Os eixos são pensados para que os (as) alunos (as), possam, se optarem por isso, fazer um percurso nas linguagens, desde os seus primeiros passos. Os Programas do CCBJ abrangem, dentro do território do Grande Bom Jardim e da cidade, grupos, coletivos, companhias, artistas e interessados nas artes e seus ofícios, atendendo crianças a partir de cinco anos de idade, com ou sem experiência, além de jovens, adultos e idosos.