Logo do Centro Cultural Bom Jardim

Nossa Biblioteca

Inaugurada em 19 de dezembro de 2006, a biblioteca do Centro Cultural Grande Bom Jardim atende estudantes, funcionários(as) e, especialmente, crianças e jovens da comunidade do Grande Bom Jardim. O acervo multidisciplinar é constituído de livros, obras de referência, revistas, histórias em quadrinhos, cordéis, DVDs e CDs. A partir de 2019, a Biblioteca firmou parceria com a ONG Recode, que oferece cursos de tecnologia de forma online e totalmente gratuita, com intuito de ser mobilizadora da transformação tecnológica de jovens, em especial, do Grande Bom Jardim.

Nossos Programas

Programa Sombrinha Literária

Criado em 2019, o Programa Sombrinha Literária objetiva fortalecer a linguagem da literatura. Ele é permanente e engloba três ações base para a programação e rotina semanal da Biblioteca do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCGBJ). O Programa também traz para a sua programação dois tipos de propostas artísticas dessa linguagem advindas da Chamada Pública: Jardim Literário (saraus, lançamentos de livros, rodas de conversa, etc.) e Contação de Histórias.

As ações da Sombrinha Literária são: Ciclo de Leitura, Cine Leitor e Sexta Multi.

O Ciclo de Leitura abrange três atividades base:

  • Encontro com o Livro - Momento de encontro com alguma personalidade do universo editorial (escritor, ilustrador, diagramador, livreiro e outros) para apresentar seu trabalho dentro do mercado editorial, as tendências, desafios, falar sobre curiosidades desse universo, sobre processo de escrita criativa e assuntos relacionados ao mundo dos livros e literatura.
  • Leitura Temática - Partindo da leitura de um texto, livro, escuta de audiolivro e afins, selecionamos uma temática a ser conversada com o intuito de incentivar a sociabilidade, criatividade e o pensamento crítico e afetivo das crianças e adolescentes.
  • Lançamento de Livro - O(a) autor(a) vem fazer o lançamento da sua obra, falar do processo de construção e inspiração para o referido volume, dar autógrafos e orientar onde é possível adquirir seu livro.

O Cine Leitor abrange duas atividades base:

  • Exibição de Filme - Visa trabalhar a literatura e o cinema numa perspectiva de incentivo à leitura de livros que têm adaptações cinematográficas. Onde são exibidos produções do cinema que foram baseadas em livros. 
  • Exibição e Debate - Traz documentários ou filmes temáticos no intuito de incentivar o pensamento crítico e debater com jovens e adultos o assunto em questão.

A Sexta Multi abrange quatro atividades base:

Oficina - Engloba oficinas, assim como atividades lúdicas e práticas, como artesanato, feitura de livros, zines, encadernação de livros, etc.

Karaokê - Atividade lúdica, que trabalha a música como forma de socializar e divertir.

Jogos Literários - Jogos desenvolvidos na biblioteca que incentivam a socialização e a leitura ao mesmo tempo em que apresenta gêneros literários e textuais, autoras(res), personagens da literatura cearense, brasileira e internacional, de forma divertida e lúdica. Contação de Histórias - Atividade lúdica de contar histórias, como estímulo ao desenvolvimento da linguagem e da imaginação.

Programa Recode

Em 2019, a Biblioteca do Centro Cultural Grande Bom Jardim (CCGBJ) entrou para o Programa Recode Bibliotecas e agora o CCGBJ é parceiro da ONG Recode. O Programa busca estimular a transformação social e digital de comunidades por meio do protagonismo das bibliotecas e dos jovens, para isso, oferece apoio e formação para o desenvolvimento de uma nova programação, em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas. Tem-se a perspectiva de encerrar este ciclo da parceria com o Programa Recode em agosto de 2021. E, estamos na busca de firmar novos ciclos de parceria com a ONG Recode. 

Arrow

Rotina de programação semanal da Biblioteca, de acordo com as ações do Programa Sombrinha Literária e do Programa Recode.

Terça
Quarta
Quinta
Sexta

CICLO DE LEITURA

PROGRAMA RECODE

CINE LEITOR

SEXTA MULTI

Serviços

A Biblioteca do CCBJ oferece atendimento ao usuário, consulta local e empréstimo de livros, além de atividades lúdicas e culturais de incentivo à leitura, como ciclo de leitura, oficina, karaokê, cine leitor, sarau, lançamento de livro, etc.

 

 

Horários

Terça à Sexta – 9h às 18h
Sábado – 13h às 17h

ATENDIMENTO SUSPENSO
Estamos passando por um período atípico onde nossas atividades do Programa Sombrinha Literária e do Programa Recode Bibliotecas estão ocorrendo online. E as atividades de atendimento ao usuário e processamento técnico em sistema híbrido (online e presencial) seguindo todos os protocolos sanitários. Para maiores informações entre contato por e-mail (biblioccbj@gmail.com) e veja plano de retomada geral e do setor.

 

 

Contato

biblioccbj@gmail.com

Direitos e Deveres do Usuário

Direitos

  • Utilizar o seu próprio material bibliográfico nas instalações da biblioteca;
  • Receber atendimento eficiente e respeitoso por parte dos funcionários da biblioteca;
  • Participar das atividades e serviços oferecidos pela biblioteca;
  • Apresentar suas críticas e sugestões para melhoria dos serviços.

 

 

Deveres

  • Deixar sobre as mesas o livro da biblioteca utilizado nas pesquisas e organizar o material da biblioteca, após o uso, sejam jogos e brinquedos;
  • Manter o tom de voz moderado na biblioteca;
  • Responsabilizar-se pelo uso das publicações. Onde é vedado riscar, pintar, dobrar, rasgar, sujar, levar ou qualquer prática que não seja a leitura investigação, análise ou pesquisa realizada dentro da biblioteca;
  • Por questão de higiene e prevenção contra insetos e animais roedores, não comer e beber na biblioteca.