Logo do Governo

Apresentação

O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim, que propõe aos projetos participantes e mediadores uma experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. O Laboratório de Pesquisa do CCBJ visa oportunizar o surgimento de novas investigações no campo artístico cultural ou mesmo contribuir para o aprofundamento em recortes específicos de processos artísticos que já vêm sendo realizados.

Sendo um espaço de investigação e desenvolvimento de projetos de pesquisa em Dança, Música, Teatro, Audiovisual, Circo, Memória e Patrimônio, Fotografia e Cultura Digital, o Laboratório permite a experimentação de metodologias de pesquisa e investigação de temas pertencentes aos saberes e fazeres de cada uma dessas linguagens. Tais experimentações poderão advir de inquietações teóricas ainda não exploradas pelos pesquisadores ou de processos investigativos já em desenvolvimento, entendendo-se a deriva em torno do objeto de pesquisa sem que haja a necessidade de entrega de uma obra artística ao final do processo.

Objetivos

Proporcionar uma experiência imersiva de maneira virtual e/ou presencial, através da orientação de um(a) mediador(a) de processo de pesquisa, além da realização de uma oficina específica para o projeto aprovado, com professor(a) oficineiro(a) escolhido em conformidade com as necessidades do projeto. 

Os três principais objetivos dos Laboratórios de Pesquisa do CCBJ são:

  • Alimentar o movimento cultural das periferias de Fortaleza, revelando a sua marca e o seu imenso potencial artístico e criativo, afirmando também o valor estético, poético e simbólico do que é produzido nas zonas mais afastadas do centro urbano da capital;
  • Partilhar o processo da pesquisa desenvolvida com a comunidade, contribuindo de forma ampla com os campos filosóficos da arte;
  • Estimular, através da partilha do processo com a comunidade, o desenvolvimento de outros projetos por meio da apresentação das metodologias de pesquisa e criação percorridas.

Conceito

O foco do Laboratório de Pesquisa do CCBJ é voltado para o processo de investigação, experimentação, ampliação de repertório, pesquisa histórica, estética, técnica, e não para a criação ou produção de ações culturais. Os exemplos acima poderão surgir como fruto da pesquisa, ou a pesquisa pode estar vinculada a produtos que já estejam em fase de desenvolvimento, porém esses produtos não são em si a finalidade do laboratório, ficando o CCBJ livre de quaisquer encargos de financiamento de obras artísticas.

O Laboratório de Pesquisa do CCBJ não visa contemplar projetos que objetivem o desenvolvimento de produtos artísticos, como circulação ou montagem de obras, realização de eventos, produções audiovisuais, exposições fotográficas, realização de processos formativos, criação de games, lançamento de álbuns e publicações etc.

Para mais informações, entre em contato: nucleodeformacaoccbj@gmail.com

Conheça os processos dos Laboratórios de Pesquisa

(professores mediadores e projetos em andamento por linguagem)