O Programa de Dança do CCBJ propõe viabilizar o acesso aos saberes pertinentes ao universo da dança à comunidade do Grande Bom Jardim a partir de cursos livres em distintas técnicas e abordagens. Com foco prioritário nas danças cênicas, o Programa volta-se, hoje, a uma formação ampla, abarcando desde crianças, à jovens e adultos.
Assim, o Programa atua em diversas frentes, prevendo formação continuada em cursos de curta, média e longa duração, compreendendo em seu percurso os conteúdos técnicos, artísticos e teóricos relativos à interpretação e criação em dança, lançando a compreensão da dança como lugar de experiência e conhecimentos múltiplos e inter-relacionados, bem como fortalecendo e reconhecendo os agentes da dança que permeiam os espaços do CCBJ.
Coordenação / Supervisão
Silvana Marques é intérprete-criadora, coreógrafa, pesquisadora e professora de Dança. Especialista em Dança Educação, Graduada em Educação Física, Habilitada como Técnica em Dança pelo Curso Técnico em Dança, iniciou seus estudos aos nove anos de idade, na Edisca – Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente. Seus longos anos de atividade artística na Edisca associados a vários anos de atuação profissional pedagógica no Centro Cultural do Bom Jardim e na Escola Pública de Dança da Vila das Artes transformaram-a em uma pedagoga com uma profunda competência técnica e uma ampla experiência artística.
Intérprete-criadora, coreógrafa, pesquisadora e professora em Dança. Especialista em Dança Educação, Graduada em Educação Física, Habilitada como Técnica em Dança pelo Curso Técnico em Dança, iniciou seus estudos aos nove anos de idade, na Edisca – Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente. Possui uma sólida formação em Dança Clássica e Dança Contemporânea, formação essa complementada pela prática de diversas outras modalidades de dança. Com uma vasta atuação cênica em palcos do Ceará, de outros estados do Brasil e do exterior, incluindo apresentações na França, Alemanha, Áustria, Argentina e Cabo Verde, foi a única bailarina cearense a integrar a Staccato Cia de Dança, dirigida pelo renomado coreógrafo Paulo Caldas. Sua formação técnica e acadêmica compreende disciplinas fundamentais para um bom exercício da prática pedagógica em dança, sua experiência como bailarina e coreógrafa aliada ao talento, à determinação e à sua sólida formação possibilitaram desenvolvimento de ferramentas necessárias para uma atuação pedagógica diferenciada. Seus longos anos de atividade artística na Edisca associados a vários anos de atuação profissional pedagógica no Centro Cultural do Bom Jardim e na Escola Pública de Dança da Vila das Artes tranformaram-a uma pedagoga com uma profunda competencia técnica e uma ampla experiência artística.