Logo do Governo

O programa vem com o compromisso de formar profissionais e artistas, mas também espectadores, ouvintes e leitores críticos, que possuirão as ferramentas necessárias para contarem suas histórias e utilizar a linguagem para visibilizar as mais diversas existências de corpos, opiniões, modos de vida, cosmovisões e expressões identitárias. O ensino de audiovisual na periferia traduz ainda a importância de contestar os estigmas de representação da mesma nos veículos de comunicação hegemônicos, perpetuadora de diversas formas de violência e aniquiladora das possibilidade de existência plural e diversa inerente a qualquer e toda população.

Alunos em sala de aula.

Coordenação / Supervisão

Rúbia Mércia é realizadora, pesquisadora, curadora e educadora audiovisual, desenvolve pesquisa em formação artística no audiovisual. Coordenadora do Programa de Audiovisual da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. Doutoranda no Programa de Pós- Comunicação do Instituto de Cultura e Artes, da UFC – linha de pesquisa fotografia e audiovisual com pesquisa “Gesto, corpo e cena: experiência de formação do cinema realizado por mulheres”. Integrante do grupo de pesquisa LEEA – Laboratório de Estudos e Experimentações em Artes e Audiovisual. e Poéticas Femininas- Políticas Feministas (UFMG). Mestre em Comunicação e Cultura (Pós-Eco/UFRJ).

Tem atuado em diversos projetos de formação audiovisual no Ceará e no Brasil; Cinema no Brejo: laboratório rural de formação e experimentação em audiovisual, O Sertão vai virar Mar e o Mar vai virar Sertão (docente do MST),  Territórios de Criação, DocSertão-Quixeramobim(docente do MST), Doc- Cariri, Passadiante, Escola de Audiovisual CCBJ, Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, Inventar com a Diferença: Cinema e Direitos Humanos e etc. Idealizadora e diretora do projeto Correspondências para um mundo que não acabou e Mostra de Filmes-Carta: Por uma estética do encontro. etc. Idealizadora e diretora do projeto Correspondências para um mundo que não acabou. Pesquisa narrativa audiovisual mediada pela produção de dispositivos em processos criativos de desenvolver filmes, ensaios fílmicos, metodologias de aula, escolhas de filmes e etc. Curadora do CineBrejo. Realiza trabalhos como curadora, júri, ministrando oficinas sobre cineclubismo, organização de mostras e curadoria. Trabalha com realização com ênfase no documentário, ficção, filmes-carta, filmes-ensaios, filmes caseiros e expressões contemporâneas. Produziu curtas e longas-metragens no Ceará. Faz parte do coletivo/produtora CaraTapa, um grupo de mulheres artistas que desenvolve trabalhos em cinema com intercâmbio de outras linguagens artísticas. Atualmente trabalha no desenvolvimento de roteiros de dois longas metragens de ficção: “BR 116 Ida” em parceria com Irene Bandeira e “Coroa dos Ventos”, parceria com Elinaldo.