Logo do Governo

Projeto Ruela representa as artes visuais e urbanas na Convocatória para Manutenção dos Grupos Artísticos CCBJ 2021

21/11/2021

Texto: ASCOM CCBJ
Fotos: Flavia Almeida, Josy Bezerra, Dalerne Andrade e arquivo pessoal do grupo

Em janeiro de 2018, a partir da vontade de descentralizar e trazer mais intervenções de arte urbana para essa área da cidade, aproximando as artes visuais da periferia, o Projeto Ruela iniciou com oficinas gratuitas de técnicas de arte urbana, idealizado por Narah Adjane. A imagem acima representa a última intervenção do coletivo no CCBJ. Em janeiro de 2018, a partir da vontade de descentralizar e trazer mais intervenções de arte urbana para essa área da cidade, aproximando as artes visuais da periferia, o Projeto Ruela iniciou com oficinas gratuitas de técnicas de arte urbana, idealizado por Narah Adjane. A imagem acima representa a última intervenção do coletivo no CCBJ.

“A instiga por ocupar o espaço onde sempre morei se tornou objeto de pesquisa, então pensei nas oficinas como uma forma de trazer outras pessoas para participar além de mim”, aponta Narah Adjane, idealizadora e coordenadora do Projeto Ruela ao explicar que o coletivo nasceu a partir da escrita de seu TCC do curso de Licenciatura em Artes Visuais, no IFCE, 2018.

Segundo a coordenadora, primeiro veio a vontade de criar o Ruela, depois veio a escolha do nome. O nome é “ruela”, é uma alusão a uma rua pequena, um beco, algo bem comum na periferia. Para Narah Adjane, que também é educadora social da equipe do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ), o nome ruela atribuído ao projeto criado é uma forma de demarcar a necessidade de trazer a arte, pro lado de cá da cidade, onde tem pouco incentivo, pouca visibilidade.

A partir de um trabalho acadêmico, o Projeto Ruela foi ganhando contornos. “As oficinas foram acontecendo com alguns amigos próximos, pessoas conhecidas do bairro, alunos da escola em que estudei no bairro, minha família e pessoas interessadas que foram chegando através do instagram. Já na quarta oficina, uma média de 40 pessoas participaram de uma ação numa praça. Acabaram com todo o material que tinha, foi um dia de muito movimento, algo muito além das expectativas. Ali percebi que tinha algo bacana nascendo, e decidi criar um nome pra essa movimentação, e um perfil no instagram pra melhorar a divulgação”. Conforme os encontros foram acontecendo, e mais pessoas participando, chegamos a mais de 100 participantes das atividades no primeiro semestre”, relembra Narah Adjane.

Narah Adjane Coordenadora do Projeto Ruela

Projeto Ruela em atuação

Além de nome, o Projeto Ruela ganha estrutura de coletivo e identidade de atuação no cenário cultural. Passa  a ser uma iniciativa independente de produções e processos formativos de/sobre arte urbana. As ações são propostas desde 2018 nos territórios da SERV V, com o intuito de fortalecer a difusão das artes visuais na periferia de Fortaleza.

Tem como eixo de atuação:

  • Arte-educação;
  • Produção de murais e intervenções urbanas;
  • Produção de eventos de Grafitti e arte urbana (oficinas de graffiti, stencil, lambe-lambe, fanzine, colagem, dentre outras técnicas).

Faz uso de  metodologias dinâmicas e ligadas ao cotidiano. Os encontros formativos também repassam a prática da arte urbana, além de promover o diálogo sobre ela nos territórios, nos contexto dos espaços públicos, enaltecendo a cultura de rua, promovendo as resistências periféricas, dentre outras questões que surgem de acordo com as demandas das oficinas.

Conheça as atividades do Projeto Ruela

O Projeto Ruela vem trabalhando desde 2018 com arte urbana, através de produção de eventos, atividades de arte educação e ações diversas ligadas ao graffiti. Realizam alguns eventos anuais, como o “Deusas dos Muros – Graffiti Feminino”, o “4Town Graffiti”, e o mais recente, com sua primeira edição em outubro de 2021, o “Circuito Ruela de Arte Urbana”. 

Segundo a coordenadora do Ruela, existe uma grande demanda da própria comunidade, que quer interagir e participar de ações de arte urbana, portanto foram sendo feitas outras atividades, que se tornaram eventos maiores,  “e hoje temos uma atuação forte no cenário do graffiti e da arte urbana na cidade de Fortaleza”, comemora.

Essas ações visam a participação dos artistas da cidade de Fortaleza e da comunidade, trazendo movimentações culturais para o Grande Bom Jardim e adjacências.  “Também fazemos intervenções de graffiti e muralismo em parceria com movimentos sociais, ONGs, centros culturais, projetos, dentre outras iniciativas comunitárias do GBJ”, acrescenta Narah Adjane.

Nesse processo de parcerias é ampliado a rede de conexão do Projeto Ruela, possibilitando o contato com diversos territórios, com intuito de trazer novas visualidades e experiências artísticas na região interferida pelo o Ruela.

Como participar do Projeto Ruelas 

Todos os nossos eventos, convocatórias e ações são divulgadas no nosso instagram @projetoruela . E pra quem tiver interesse em apresentar alguma proposta de parceria, convites, trabalhos comerciais, pode nos enviar através do email projetoruela@gmail.com.

Próximas ruas: projetos futuros

A cada ano, novos projetos foram nascendo através de oportunidades que o coletivo teve  em editais, convites, ou até mesmo de forma independente. Com alguns eventos já firmados na cidade, a vontade do grupo é de produzir novas edições e dessas ações, trazer uma experiência ainda mais ampla, tanto para artistas da cidade de Fortaleza, quanto para o Coletivo. 

Os eventos desde a concepção do Projeto até aqui, já somaram mais de 400 pessoas envolvidas, onde elas puderam ter uma visão do território com as lentes da cultura, tendo acesso à fruição artística, trabalhando direta e indiretamente, gerando renda e possibilidades. 

“Nossa projeção pro futuro é que isso tome uma proporção ainda maior, e que as artes visuais feitas na periferia tenham cada vez mais visibilidade”, almeja Narah Adjane.

O que inspira o Projeto Ruela

Além da vontade de fazer acontecer na comunidade, o Projeto Ruela tem como fonte de inspiração os vários festivais de arte urbana no Ceará, como o Festival Concreto, Cumbucor e o Festival Além da Rua. “Temos admiração pelas pessoas que tocam esses eventos, e nesta caminhada aprendemos muito sobre como fazer ações com qualidade, com produções de médio e grande porte. Sempre acompanhamos e participamos de alguma forma, então nossas referências não estão tão distantes de nós”, indica a idealizadora do Projeto Ruela.

Projeto Ruela em parceria com o CCBJ a partir da Convocatória para Manutenção de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim

Enquanto coletivo, o Projeto Ruela visa o Grande Bom Jardim como um pólo cultural potente e vivo da cidade.

Hoje em dia o nosso maior obstáculo é o material para produzir. Preços exorbitantes de tintas e materiais de pintura estavam nos dando muita dificuldade de trazer uma experiência de qualidade, tanto para nós do coletivo, quanto para a comunidade”, relata Narah. 

De acordo com a avaliação da coordenação do grupo, o incentivo via CCBJ tornou o trabalho mais justo e possível, possibilitando um respiro financeiro para o coletivo. Além disso, Narah conta que a parceria estrutural foi super necessária, uma vez que puderam contar com a equipe da Ação Cultural CCBJ, que foi super solícita e atendeu as demandas. 

“Certamente, uma experiência muito importante para nosso coletivo. Nesse período enquanto bolsistas do CCBJ, nós conseguimos fazer uma série de ações na comunidade, geramos renda de forma direta e indireta, podendo comprar materiais para pintar fachadas de grupos comunitários do território, fazer diversas ações a preços sociais e gratuitos, pagando pela alimentação que fechamos com uma parceria local durante as ações, bolsas feitas por costureiras locais que foram utilizadas no nosso evento e em oficinas, materiais para atividades de arte educação, dentre outras tantas necessidades que tivemos ao longo da execução das ações”, esclarece Narah Adjane, coordenadora do Projeto Ruela.

Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza no ano de 2021 (Setembro a Dezembro) a Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos. 

Em sua segunda edição a convocatória teve como objetivo selecionar 10 (dez) propostas de grupos e/ou coletivos artísticos nas suas mais diversas linguagens e manifestações, para a sustentabilidade dos trabalhos e estímulo ao aprimoramento profissional, como estratégia de enfrentamento aos impactos gerados pela pandemia COVID-19, colaborando para manutenção de suas atividades, através de concessão de ajuda de custo/bolsa-auxílio, por um período total de 04 (quatro) meses.

Mais informações sobre os integrantes do Projeto Ruela , acesse a aba do site do CCBJ:

Contatos:

E-mail: projetoruela@gmail.com

Redes Sociais:

https://instagram.com/projetoruela

Conheça o Projeto Ruela:

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

1 Comentário

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!