Logo do Governo

PROGRAMAÇÃO SEMANAL CCBJ TRAZ “É O BRINCA” COM ESPETÁCULO AS AVENTURAS DE JOÃO SORTUDO E MUITAS OUTRAS ATRAÇÕES VIRTUAIS E PRESENCIAIS

21/06/2022

É O BRINCA CONVIDA é um dos programas fixos da programação CCBJ e esta semana estreia na quarta-feira (22/06), na instituição parceira Associação Ideal,  (Rua Coronel Fabriciano, 2069 – Granja Portugal), a partir das 17h30 . O É O BRINCA traz a Companhia Prisma de Artes apresentando o espetáculo “As aventuras de João Sortudo”, uma adaptação de um conto popular que se utiliza de uma linguagem repleta de ludicidade, fantasia e musicalidade. O espetáculo conta a história de João Sortudo, um jovem rapaz da mais pura inocência que após muitos anos trabalhando em uma fazenda, é mandado de volta à casa de sua mãe e durante o caminho passa por diversas situações que lhe trazem bons aprendizados. Um espetáculo leve e capaz de tocar de forma sensível e divertida qualquer público, de qualquer idade. A atração é presencial e gratuita. Recomendamos o uso de máscaras e distanciamento social, devido às novas variantes virais que vem aumentando nas últimas semanas. 

A semana continua com a programação dos  pilares de atuação do CCBJ, da Ação Cultural, Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ), com atividades semanais, gratuitas e parte das ações tem tradução e interpretação para Libras. Os destaques da programação são  os programas:  

SOMBRINHA LITERÁRIA: LEITURA DE AFETO  (ESTREIA VIRTUAL E LIBRAS)

ARTISTA EM PAUTA COM SILVANA MARQUES (ESTREIA VIRTUAL E LIBRAS) 

NARTE EM PAUTA: BRINQUEDO DE MARACATU (OFICINA PRESENCIAL)

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS: JOGOS PERCUSSIVOS (OFICINA PRESENCIAL)

NARTE EM PAUTA: ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – OFICINA DE ISOGRAVURA (OFICINA PRESENCIAL)

NARTE INDICA:  CINE DEBATE: ESCRITORES DA LIBERDADE (INDICAÇÃO VIRTUAL)

ESTÚDIO EM PAUTA APRESENTA: “VIVÊNCIAS SONORAS” COM JEFFERSON JUAN E CLARISSE MELO (ESTREIA VIRTUAL E LIBRAS)

NARTE EM PAUTA: ARRAIÁ DO COMPADRE CHICO (PRESENCIAL), SEXTA COM DANÇA – ESPETÁCULO BENÇÃO (VIRTUAL E LIBRAS)

PROGRAMA DE MÚSICA: FINALIZAÇÃO DO MÓDULO DE IMPROVISAÇÃO LIVRE (PRESENCIAL)

NARTE EM CORES: OFICINA DE ARTES VISUAIS COM GRUPO LONART (OFICINA PRESENCIAL)

BÚSSOLA INDICA: LISTA DE INICIATIVAS E EDITAIS COM FOCO NA CULTURA LGBTQIA+ (INDICAÇÃO VIRTUAL)

BONJACAST – EDIÇÃO: REDE CULTURA INFÂNCIA DO GRANDE BOM JARDIM  (ESTREIA VIRTUAL  COM LIBRAS)

ECA EM PAUTA: LIVE YOUTUBE CCBJ: ROBLOX APRESENTAÇÃO DO MAPA E GAMEPLAY (VIRTUAL COM LIBRAS).

As Chamadas Públicas realizadas pelo NArTE estão disponíveis na aba oportunidades do site do CCBJ (www.ccbj.org.br/oportunidades), com as inscrições reabertas com inscrições abertas até o dia 24/06 (sexta-feira), para as Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário do Grande Bom Jardim (20 oportunidades para instituições/projetos), com incentivos de R$ 12 mil em cinco parcelas  e para os Agentes Criativos (30 oportunidades para jovens), com incentivos de R$ 400,00 em cinco parcelas. Acontecerá momento tira-dúvidas, com o Momento Bússola , virtual pela plataforma google meet, a partir das 14h e com tradução para Libras. O link da sala será divulgado pelas redes sociais e serão esclarecidas as orientações para as duas chamadas reabertas.

Saiba mais: 

Agentes Criativos

Desenvolvimento Comunitário do Grande Bom Jardim https://ccbj.org.br/noticias/reabertura-de-inscricoes-chamada-publica-para-selecao-de-iniciativas-comunitarias-do-grande-bom-jardim/

Os Cursos Básicos de Longa Duração da Escola de Cultura e Artes do CCBJ estão com inscrições abertas até domingo (26/06). 

Mais detalhes no link:  

Cursos Longa Duração: https://ccbj.org.br/noticias/ccbj-divulga-chamada-publica-para-formacao-basica-de-longa-duracao-2022/

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, é gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

PROGRAMAÇÃO CCBJ 20 A 26 DE JUNHO DE 2022  

DIA 20/06 – SEGUNDA-FEIRA

ANDANÇAS COMUNITÁRIAS – VISITA AO PROJETO IRMÃ SOL, IRMÃO LUA

No programa Andanças Comunitárias desta segunda-feira, o CCBJ, por meio da Articulação Comunitária do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) faz uma visita ao projeto Irmão Sol, Irmão Lua. 

O programa surgiu com intuito de fortalecer ainda mais as parcerias, criar novos laços e conhecer de perto as potencialidades do nosso território. A ideia é que ao longo dos meses as visitas, encontros, conversas e escutas sejam realizadas nas instituições, grupos, escolas, coletivos, artistas etc. do Grande Bom Jardim e demais localidades para entender os elos existentes com o CCBJ, ouvir as necessidades, construir novas ideias e produzir conhecimentos através do contato direto com quem vive cotidianamente a arte, cultura e direitos humanos na  comunidade.

📌Serviço: 

ANDANÇAS COMUNITÁRIAS – VISITA AO PROJETO IRMÃ SOL, IRMÃO LUA

Quando: 20/06 às 14h

Onde: Rua São Felipe, 868 – Canindezinho

DIA 21/06 – TERÇA-FEIRA

NARTE EM CORES – MAPEAMENTO DE ARTISTAS VISUAIS DO GBJ

RELEASE: Com o objetivo de reconhecer e compreender as demandas dos artistas do território do Grande Bom Jardim, Narah Adjane, educadora social do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, em parceria com o Projeto Ruela, inicia um mapeamento de artistas visuais da comunidade. Essa iniciativa visa agregar informações e, diante desses dados e contatos, pensar coletivamente quais meios de integração esses artistas podem ter junto ao CCBJ. O link do formulário estará disponível nas redes sociais do equipamento.

📌Serviço: 

NARTE EM CORES – MAPEAMENTO DE ARTISTAS VISUAIS DO GBJ

Quando: 21/06

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

CONEXÃO NARTE – AUTOCUIDADO 

RELEASE: Nesta terça-feira o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove uma oficina de autocuidado, com dicas práticas de autocuidado para as mães. Muito usado no mundo materno, especialmente depois do início da pandemia, o termo “mulher maravilha” é carregado de significados, que vão muito além da preocupação com a rotina da casa. E por ser um tema tão profundo, vamos abordar o autocuidado na teoria e na prática, da mente ao corpo.

📌Serviço: 

CONEXÃO NARTE – AUTOCUIDADO 

Quando: 21/06

Onde: Centro Cultural Bom Jardim

SOMBRINHA LITERÁRIA – LEITURA DE AFETO  (LIBRAS)

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária traz nesta terça a volta do projeto Leitura de Afeto, com Jéssica Sousa, bibliotecária da Biblioteca Cristina Poeta do Centro Cultural Bom Jardim, que trouxe uma crônica “A Perca” do livro “Feliz Por Nada” de Martha Medeiros.

O projeto Leitura de Afeto é uma atividade onde a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ convida pessoas, sejam escritores, leitores e público geral, para ler um trecho de algum texto literário de sua escolha. Para participar, entre em contato com a Biblioteca Cristina Poeta através do e-mail biblioteca.ccbj@idm.org.br.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – LEITURA DE AFETO

Quando: 21/06

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 22/06 – QUARTA-FEIRA

NARTE EM PAUTA – BRINQUEDO DE MARACATU

RELEASE: Nesta quarta-feira, no NArTE em Pauta, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada realiza o momento “Brinquedo de Maracatu”, a realização das manifestações ancestrais das culturas negras e indígenas,  integrando os participantes por meio de cortejos e rodas. O objetivo da atividade é desenvolver processos formativos guiados pela educação social,  numa dimensão artística, social e política. 

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – LEITURA DE AFETO

Quando: 22/06 às 14h

Onde:  AMBJ Unidas. Rua Nova Conquista, 415 , Bom Jardim.

É O BRINCA CONVIDA – COMPANHIA PRISMA DE ARTES APRESENTA O ESPETÁCULO AS AVENTURAS DE JOÃO SORTUDO

RELEASE: No programa “É O Brinca Convida!” desta quarta-feira, o CCBJ traz a Companhia Prisma de Artes apresentando o espetáculo “As aventuras de João Sortudo”, uma adaptação de um conto popular que se utiliza de uma linguagem repleta de ludicidade, fantasia e musicalidade.

O espetáculo conta a história de João Sortudo, um jovem rapaz da mais pura inocência que após muitos anos trabalhando em uma fazenda, é mandado de volta à casa de sua mãe e durante o caminho passa por diversas situações que lhe trazem bons aprendizados. Um espetáculo leve e capaz de tocar de forma sensível e divertida qualquer público, de qualquer idade.

📌Serviço: 

É O BRINCA CONVIDA – COMPANHIA PRISMA DE ARTES APRESENTA O ESPETÁCULO AS AVENTURAS DE JOÃO SORTUDO

Quando: 22/06 às 17h30

Onde:   Associação Ideal (Rua Coronel Fabriciano, 2069 – Granja Portugal).

ARTISTA EM PAUTA – SILVANA MARQUES

RELEASE: No programa Artista em Pauta desta quarta-feira, o CCBJ convida Silvana Marques, intérprete-criadora, coreógrafa, pesquisadora e professora de Dança para contar um pouco da sua trajetória como artista e moradora do Grande Bom Jardim. 

Silvana é especialista em Dança Educação, Graduada em Educação Física, Habilitada como Técnica em Dança pelo Curso Técnico em Dança, iniciou seus estudos aos nove anos de idade, na Edisca – Escola de Desenvolvimento e Integração Social para Criança e Adolescente. Seus longos anos de atividade artística na Edisca associados a vários anos de atuação profissional pedagógica no Centro Cultural do Bom Jardim e na Escola Pública de Dança da Vila das Artes transformaram-a em uma pedagoga com uma profunda competência técnica e uma ampla experiência artística.

📌Serviço: 

ARTISTA EM PAUTA – SILVANA MARQUES

Quando: 22/06 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 23/06 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – VOCÊ CONHECE A BIBLIOTECA CRISTINA POETA DO CCBJ? (LIBRAS)

RELEASE: Nesta quinta-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz mais um episódio da série “Você conhece a biblioteca Cristina Poeta do CCBJ?”, que toda semana conta um pouco da história da nossa biblioteca. Essa semana o CCBJ vai contar um pouco sobre o acervo da Biblioteca. Confira o vídeo completo nas redes sociais do CCBJ.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – VOCÊ CONHECE A BIBLIOTECA CRISTINA POETA DO CCBJ?

Quando: 23/06

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS 

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, com momentos de Vivências Teatrais, Percussão Ambiental e Jogos Percussivos, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos. 

Jogos Percussivos é uma atividade onde, por meio da musicalização baseada na cultura popular e tradicional negra, mais especificamente o maracatu cearense, facilitamos conversas sobre Direitos Humanos. Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim. 

📌Serviço: 

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS 

Quando: 23/06 às 14h

Onde: Compasa – Rua Valdemar Paes, 1464 – Bom Jardim

NARTE EM PAUTA: ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – OFICINA DE ISOGRAVURA

RELEASE: Para celebrar o mês do meio ambiente, no NArTE em Pauta desta quinta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) realizará uma oficina de isogravura com crianças da escola Doutor Sérvulo Mendes Barroso.

📌Serviço: 

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS 

Quando: 23/06 às 16h

Onde: EMEIEF Doutor Sérvulo Mendes Barroso

NARTE INDICA – CINE DEBATE: ESCRITORES DA LIBERDADE

RELEASE: No NArTE Indica desta quinta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada promove um cine debate sobre o filme Escritores da Liberdade, baseado em fatos reais, que buscar através da arte, da cultura e principalmente da educação construir novas  perspectivas sobre mundo e as diferenças entre território.  

📌Serviço: 

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS 

Quando: 23/06 às 18h

Onde: Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ

ECA – CCBJ NO ROBLOX: APRESENTAÇÃO DO MAPA E GAMEPLAY

FORMATO: Live no Youtube do CCBJ. Às 19h.

RELEASE: O Youtube CCBJ recebe a live, a partir das 19h da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, com a apresentação do Clube Cultura Digital, curso de formação artística. Atualmente, a turma está criando, sob a orientação do professor Gabura, um mapa aberto de mundo no jogo Roblox que se passa no CCBJ. A instituição foi toda modelada em 3D para o jogo e isso foi possível usando a ferramenta Roblox Studio. Na live, vamos conversar sobre o processo de ensino-aprendizagem. Por fim, teremos uma Gameplay aberta no Mapa do CCBJ 3D no Roblox (ainda em versão beta, ou seja, em fase de testes e desenvolvimento) com a participação de alguns estudantes da turma e de quem mais quiser entrar no link que será disponibilizado para acessar o mapa de mundo aberto.

📌Serviço: 

ECA – CCBJ NO ROBLOX: APRESENTAÇÃO DO MAPA E GAMEPLAY

Quando: 23/06 às 19h

Onde: Youtube CCBJ

DIA 24/06 – SEXTA-FEIRA

ESTÚDIO EM PAUTA APRESENTA: “VIVÊNCIAS SONORAS” COM JEFFERSON JUAN E CLARISSE MELO

RELEASE: O programa Estúdio em Pauta é uma série de dicas de como produzir em casa utilizando equipamentos semi profissionais. Nos últimos episódios, o programa vem se dedicando a série “Vivências Sonoras”, que tem como objetivo apresentar um pouco mais da história e trabalho de artistas, produtores musicais, técnicos de som e profissionais da música, trazendo dicas importantes para aqueles que pretendem tornar a música sua profissão. 

Nesse episódio do Estúdio em Pauta, Jefferson Juan, técnico de áudio do CCBJ, convida Clarisse Melo, técnica em sonorização. Integra há 15 anos a equipe do Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza. Também é técnica e roadie em festivais como o Rock-cordel, Maloca Dragão, Feira da Música, Virada Cultural de Sobral, Réveillon de Fortaleza 2019/20, Pré-carnaval de Fortaleza 2020 e Carnaval de Fortaleza. Participa do coletivo @mulheresnatecnicace rede de mulheres e pessoas transgênero que atuam nas áreas técnicas das artes cênicas, dança, show e audiovisual. 

📌Serviço: 

ESTÚDIO EM PAUTA APRESENTA: “VIVÊNCIAS SONORAS” COM JEFFERSON JUAN E CLARISSE MELO

Quando: 24/06 às 17h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

NARTE EM PAUTA – ARRAIÁ DO COMPADRE CHICO 

RELEASE: Nesta sexta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, promove o Arraiá do Compadre Chico. A atividade irá acontecer com as crianças e famílias atendidas pelo NarTe, com jogos juninos e quadrilha junina improvisada. 

É um momento para celebrar os vínculos fortalecidos e as lutas já conquistas. O cumpade Chico convida toda comunidade São Francisco para celebrar o mês junino! Convidamos a comunidade para colocar as bandeirinhas, barracas de comidas típicas, fogueira e  muita música. Viva São João! 

📌Serviço: 

NARTE EM PAUTA – ARRAIÁ DO COMPADRE CHICO 

Quando: 24/06 às 17h

Onde: Comunidade São Francisco

SEXTA COM DANÇA – ESPETÁCULO BENÇÃO 

RELEASE: No programa Sexta com Dança desta semana, o CCBJ apresenta o espetáculo “Benção”, no canal do equipamento no YouTube. O espetáculo cria uma narrativa a partir de um lugar sagrado onde entendemos por lar, quintal, terreiro. Forjando a partir de então o encontro onde elementos da cultura das danças tradicionais populares se entrelaçam entre as linguagens urbanas corporais.

O alicerce da obra é se permitir ser atravessado pelo rito e sua ancestralidade. Nesse pensamento a dramaturgia e seus elementos se fundem trazendo seus próprios argumentos. É uma grande benção se permitir usar e desconstruir as linguagens e técnicas que se escrevem nas possibilidades do corpo que dança, que brinca, que canta, que dá risada, que se torna caricato e que não se prende a estética nenhuma, é um corpo livre dançador.

📌Serviço: 

SEXTA COM DANÇA – ESPETÁCULO BENÇÃO 

Quando: 24/06 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

PROGRAMA DE MÚSICA – FINALIZAÇÃO DO MÓDULO DE IMPROVISAÇÃO LIVRE

RELEASE: Nesta sexta-feira, o CCBJ apresenta a Finalização do Módulo de Improvisação Livre do Curso Extensivo de Música da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. O momento é aberto ao público e contará com uma performance de criação musical coletiva, onde serão apresentadas algumas experiências de improvisação que foram trabalhadas em sala de aula.

Serão apresentadas seis experiências de improvisação em dois momentos: 1ª parte: 1. “Eu-sonoro-musical”, 2. “Jogo de Percussão Corporal”, 3. “Palavras e Percussões”. 2ª parte: 4. “Diálogos Melódicos”, 5. “Sonoridades Baião”, 6. “Nossa História Sonoro-Musical”. 

📌Serviço: 

PROGRAMA DE MÚSICA – FINALIZAÇÃO DO MÓDULO DE IMPROVISAÇÃO LIVRE

Quando: 24/06 às 18h

Onde: Teatro Marcus Miranda do CCBJ

DIA 25/06 – SÁBADO

NARTE EM CORES – OFICINA DE ARTES VISUAIS COM GRUPO LONART

RELEASE: Em mais um encontro junto ao grupo de mulheres do Lonart, a oficina de artes visuais mediada por Narah Adjane, educadora social do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), traz mais uma experimentação coletiva de técnicas e estudos que facilitam as produções de peças, materiais e produtos de artesanato que elas realizam.

📌Serviço: 

NARTE EM CORES – OFICINA DE ARTES VISUAIS COM GRUPO LONART

Quando: 25/06 às 14h

Onde: CRIART

BÚSSOLA INDICA: LISTA DE INICIATIVAS E EDITAIS COM FOCO NA CULTURA LGBTQIA+

RELEASE: O Bússola Indica deste sábado vem trazer uma lista de iniciativas que normalmente acontecem de forma anual que abrem editais com foco na cultura LGBTQIA+. O objetivo é que acompanhem as páginas e deem uma olhada nas edições passadas para saber que tipo de projetos eles já apoiaram, para se inspirar e imaginar como se diferenciar.  Confira a lista completa nas redes sociais do equipamento.

📌Serviço: 

BÚSSOLA INDICA: LISTA DE INICIATIVAS E EDITAIS COM FOCO NA CULTURA LGBTQIA+

Quando: 25/06

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

BONJACAST – EDIÇÃO: REDE CULTURA INFÂNCIA DO GRANDE BOM JARDIM  (LIBRAS)

RELEASE: O BonjaCast, o podcast do CCBJ, traz para o canal do CCBJ no YouTube mais um episódio com Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), uma série com cortes onde vamos ficar sabendo mais sobre as entidades que compõem a Rede Cultura Infância do Grande Bom Jardim. E nessa edição vamos receber a idealizadora do Instituto Well Vi.

📌Serviço: 

BONJACAST – EDIÇÃO: REDE CULTURA INFÂNCIA DO GRANDE BOM JARDIM 

Quando: 25/06 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!