Logo do Centro Cultural Bom Jardim

RYTHELLISON VOZ E VIOLÃO INTEGRA O FESTIVAL  DAS JUVENTUDES E A PROGRAMAÇÃO DO CCBJ QUE APRESENTA  AÇÕES GRATUITAS, PRESENCIAIS E VIRTUAIS 

14/06/2022

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará, gerenciado pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), anuncia sua programação semanal, de 13 a 19 de junho, repleta de ações presenciais e virtuais, nos canais de comunicação do CCBJ, em instituições parceiras e no próprio equipamento. 

O programa Todos os Sons (18/06) é uma programação especial da Ação Cultural do CCBJ e apresenta nesta semana o jovem artista Rythelisson, com sua apresentação em voz e violão num show presencial dentro da programação do Festival das Juventudes do CDVHS. Rythelisson tem 22 anos, é cantor e compositor, vocalista da  Banda Flor da Paixão, conhecida pelo forró romântico. 

O Festival das Juventudes: Arte, Cultura e Formação em Direitos Humanos é uma iniciativa do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, através do Projeto Jovens Agentes de Paz, e conta com o apoio da Universidade Federal do Ceará. Tem o objetivo de ampliar e potencializar o debate sobre as temáticas das juventudes periféricas, por meio da troca de experiências que identifiquem questões emergentes e valorizem práticas desenvolvidas no território do Grande Bom Jardim nos campo da educação e da cultura.  

Cerca de 120 jovens participam do IV Festival das Juventudes: Arte, Cultura e Formação em Direitos Humanos até o próximo sábado (18). O evento proporciona a jovens estudantes de escolas públicas, lideranças comunitárias e artistas do Grande Bom Jardim, um espaço de geração de oportunidades, entretenimento e debate coletivo sobre temas como saúde mental , afirmação e respeito à diversidade LGBTQ+ e valorização de raça e etnia. 

O festival traz ações de integração, passeios culturais, oficinas temáticas, apresentações culturais, buscando contemplar a diversidade das juventudes, no âmbito raça/cor, gênero, cultura, renda e território. Dentre as parcerias, está o Centro Cultural Bom Jardim, integrando a  programação artística: Todos os Sons com Rythelisson voz e violão, neste sábado 18/06, a partir das 13h, no Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza (Bom Jardim).

Essa semana o CCBJ também traz a programação virtual e presencial do NArTE e seus programas de atuação:  Andanças Comunitárias, Oficina de Arte-Educação, Cine NArTE e muitos outros junto a comunidade São Francisco e públicos das Instituições Parceiras do Bom Jardim. Um destaque desta programação é o “Arraiá da Edson”, em referẽncia à rua Edson Martins, nas proximidades do CCBJ. A programação  junina entra no programa Conversa de Calçada que ingressará neste encontro para planejar a celebrar o mês junino com muita comida típica e muita conversa e música. A ação acontece nesta sexta-feira (17/06), às 17h, na Rua Edson Martins.

A Escola de Cultura e Artes do CCBJ lança esta semana a Chamada para Cursos Básicos de longa duração. Serão abertos três novos cursos nas linguagens da Dança, Teatro e Cultura Digital. Os  Cursos Básicos de Longa Duração atendem a públicos a partir de seis anos de idade que, em sua maioria, tiveram pouco ou nenhum contato com as linguagens artísticas, de modo a trabalhar as bases de cada linguagem, a formação e ampliação de repertório artístico e noções sobre as várias possibilidades de expressão artística na linguagem. Serão 03 novas modalidades de cursos, distribuídos em 11 turmas e mais de 130 vagas. As aulas ocorrerão em regime presencial, no CCBJ, de acordo com as orientações institucionais e em concordância com as condições sanitárias em vigor. Todos os detalhes desta Chamada Pública vocẽ confere no site do CCBJ: www.ccbj.org.br/oportunidades e nas redes sociais do equipamento.

A Reunião de Gestão Compartilhada do CCBJ acontece sempre às segundas quartas-feiras do mês e, por motivos de agendas institucionais, ocorre nesta semana, na quarta, dia (15/06), a partir das 18h, no CCBJ (Rua Três Corações, 400, Bom Jardim). O espaço é aberto a toda comunidade e interessados(as) nas articulações do centro cultural.

As Chamadas Públicas realizadas pelo NArTE estão disponíveis na aba oportunidades do site do CCBJ (www.ccbj.org.br/oportunidades), com inscrições abertas até o dia 19/06 (domingo), para as Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário do Grande Bom Jardim (20 oportunidades para instituições/projetos), com incentivos de R$ 12 mil em cinco parcelas  e para os Agentes Criativos (30 oportunidades para jovens), com incentivos de R$ 400,00 em cinco parcelas. A live tira-dúvidas para as duas chamadas acontece nesta terça-feira (14/06), a partir das 19h, no canal do Youtube do CCBJ. 

Confira a programação completa dos  pilares de atuação do CCBJ, da Ação Cultural, Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE) e da Escola de Cultura e Artes (ECA/CCBJ), com atividades semanais, gratuitas e parte das ações tem tradução e interpretação para Libras.

PROGRAMAÇÃO CCBJ 13 A 19 DE JUNHO DE 2022  

3ª SEMANA

DIA 13/06 – SEGUNDA-FEIRA

ANDANÇAS COMUNITÁRIAS – VISITA AO PROJETO MISS GAY BOM JARDIM

No programa Andanças Comunitárias desta segunda-feira, o CCBJ, por meio da Articulação Comunitária do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) faz uma visita ao projeto Miss Gay Bom Jardim. 

O programa surgiu com intuito de fortalecer ainda mais as parcerias, criar novos laços e conhecer de perto as potencialidades do nosso território. A ideia é que ao longo dos meses as visitas, encontros, conversas e escutas sejam realizadas nas instituições, grupos, escolas, coletivos, artistas etc. do Grande Bom Jardim e demais localidades para entender os elos existentes com o CCBJ, ouvir as necessidades, construir novas ideias e produzir conhecimentos através do contato direto com quem vive cotidianamente a arte, cultura e direitos humanos na  comunidade.

📌Serviço: 

ANDANÇAS COMUNITÁRIAS – VISITA AO PROJETO MISS GAY BOM JARDIM

Quando: 13/06 às 14h

Onde: Miss Gay – Rua João XIII – 1234 – Bom Jardim

FILTRANDO SONHOS – OFICINA DE ARTE-EDUCAÇÃO

RELEASE: Nesta segunda-feira, Deyse Mara, educadora social do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/ccbj) promove o momento “Filtrando Sonhos”, uma atividade arte-educativa que tem como objetivo debater com as crianças participantes sobre seus sonhos, trabalhando numa perspectiva que elas reflitam a importância de ser criança e que traga também ao debate o combate ao trabalho infantil. 

Durante a atividade a educadora vai ensinar os participantes a produzirem filtros dos sonhos, que de acordo com a sua crença, ao cair da noite, o ar se enche de sonhos que podem conter mensagens do Grande Espírito para nós, humanos. E para separar os bons sonhos das energias ruins que nos fazem mal, eles criaram o filtro dos sonhos.

📌Serviço: 

FILTRANDO SONHOS – OFICINA DE ARTE-EDUCAÇÃO

Quando: 13/06 às 17h

Onde: Comunidade São Francisco

DIA 14/06 – TERÇA-FEIRA

CINE NARTE – O CASTELO ANIMADO.

RELEASE: No Cine NArTE desta terça-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada exibe o filme “O Castelo Animado”, de Hayao Miyazaki, com o objetivo de repassar para as crianças do território os conceitos de humanidade, respeito e valorização da vida. 

📌Serviço: 

CINE NARTE – O CASTELO ANIMADO.

Quando: 14/06 às 9h

Onde: Teatro Marcus Miranda do CCBJ

SOMBRINHA LITERÁRIA – LEITURA DE AFETO  (LIBRAS)

RELEASE: O Programa Sombrinha Literária traz nesta terça a volta do projeto Leitura de Afeto, com Raquel Gomes, estagiária da Biblioteca Cristina Poeta do Centro Cultural Bom Jardim, que trouxe a poesia “Contranarciso” do livro Toda Poesia de Paulo Leminski. Confira o vídeo nas redes sociais do CCBJ.

O projeto Leitura de Afeto é uma atividade onde a Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ convida pessoas, sejam escritores, leitores e público geral, para ler um trecho de algum texto literário de sua escolha. Para participar, entre em contato com a Biblioteca Cristina Poeta através do e-mail biblioteca.ccbj@idm.org.br.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – LEITURA DE AFETO

Quando: 14/06

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 15/06 – QUARTA-FEIRA

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS 

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, com momentos de Vivências Teatrais, Percussão Ambiental e Jogos Percussivos, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos. 

Jogos Percussivos é uma atividade onde, por meio da musicalização baseada na cultura popular e tradicional negra, mais especificamente o maracatu cearense, facilitamos conversas sobre Direitos Humanos. Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim. 

📌Serviço: 

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS 

Quando: 15/06 às 14h

Onde: Compasa – Rua Valdemar Paes, 1464 – Bom Jardim

ATIVIDADES LÚDICAS – BRINCANDO E APRENDENDO

RELEASE: Com intuito de melhorar o aprendizado e o letramento das crianças de 5 a 8 anos, Fátima Macedo, educadora do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) realizará jogos e atividades lúdicas e educativas com as crianças da comunidade São Francisco. 

📌Serviço: 

ATIVIDADES LÚDICAS – BRINCANDO E APRENDENDO

Quando: 15/06 às 16h30

Onde: Comunidade São Francisco

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS 

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promove as Oficinas de Vivências Artísticas, com momentos de Vivências Teatrais, Percussão Ambiental e Jogos Percussivos, que ocorrem mensalmente, destinada a crianças de 7 a 12 anos. 

Jogos Percussivos é uma atividade onde, por meio da musicalização baseada na cultura popular e tradicional negra, mais especificamente o maracatu cearense, facilitamos conversas sobre Direitos Humanos. Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim. 

📌Serviço: 

VIVÊNCIAS ARTÍSTICAS – JOGOS PERCUSSIVOS 

Quando: 15/06 às 17h

Onde:  Associação Ideal – Rua Coronel Fabriciano, 2069 – Granja Portugal

ARTISTA EM PAUTA – RAQUEL VIEIRA (LIBRAS)

RELEASE: No programa Artista em Pauta desta quarta-feira, o CCBJ convida Raquel Vieira para contar um pouco da sua trajetória como artista moradora do Grande Bom Jardim, Raquel é mulher nordestina, jovem periférica de 21 anos, que através da cultura e arte viu sua vida mudar, se tornou fotógrafa, produtora cultural, poeta, uma jovem agente de paz e hoje faz trabalhos nos movimentos sociais e está à frente da articulação e produção do Festival Das Juventudes 2022.

📌Serviço: 

ARTISTA EM PAUTA – RAQUEL VIEIRA

Quando: 15/06 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 16/06 – QUINTA-FEIRA

SOMBRINHA LITERÁRIA – VOCÊ CONHECE A BIBLIOTECA CRISTINA POETA DO CCBJ? (LIBRAS)

RELEASE: Nesta quinta-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ traz mais um episódio da série “Você conhece a biblioteca Cristina Poeta do CCBJ?”, que toda semana conta um pouco da história da nossa biblioteca. Essa semana o CCBJ vai contar um pouco sobre os prêmios e programações da Biblioteca. Confira o vídeo completo nas redes sociais do CCBJ.

📌Serviço: 

SOMBRINHA LITERÁRIA – VOCÊ CONHECE A BIBLIOTECA CRISTINA POETA DO CCBJ?

Quando: 16/06

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 17/06 – SEXTA-FEIRA

NARTE INDICA – LIXO EXTRAORDINÁRIO 

RELEASE: Em alusão ao Dia do Meio Ambiente, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), traz para o NArTE Indica desta sexta-feira um filme que nos faz repensar sobre nosso consumo desenfreado, como tratamos nosso lixo e quais as perspectivas de trabalhadores de material reciclado no nosso país. “Lixo Extraordinário” foi dirigido por Vik Muniz e está disponível na Netflix e Globo Play, mas também pode ser encontrado no Youtube. 

📌Serviço: 

NARTE INDICA – LIXO EXTRAORDINÁRIO

Quando: 17/06

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

CONVERSA DE CALÇADA – ARRAIÁ DA EDSON

RELEASE: A conversa de calçada é um momento de encontro, de estratégias ,mas é também um momento de festa, de pensar uma comunidade mais unida e forte. Nesta sexta-feira, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada encontra a comunidade para planejar a celebração do mês junino com muita comida típica e muita conversa e música 

📌Serviço: 

CONVERSA DE CALÇADA – ARRAIÁ DA EDSON

Quando: 17/06 às 17h

Onde: Edson Martins

DIA 18/06 – SÁBADO

LANÇAMENTO DO PLANO DE CULTURA INFÂNCIA DO CENTRO CULTURAL BOM JARDIM

RELEASE: Neste sábado, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) traz ao público o lançamento do Plano de Cultura Infância do Centro Cultural Bom Jardim, documento norteador do eixo Cultura Infância, que traz um exercício reflexivo sobre o fazer dos educadores para infância do Centro Cultural Bom Jardim e a cultura das infâncias do território. O Plano de Cultura Infância foi escrito pela educadora Fátima Macedo e com a colaboração da equipe do NArTE – Núcleo de Articulação Técnica Especializada e diagramação de Renê Mendes.

📌Serviço: 

LANÇAMENTO DO PLANO DE CULTURA INFÂNCIA DO CENTRO CULTURAL BOM JARDIM

Quando: 17/06

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

TODOS OS SONS – RYTHELLISON VOZ E VIOLÃO – FESTIVAL DAS JUVENTUDES

RELEASE: O programa Todos os Sons deste sábado apresenta Rythelisson e sua apresentação voz e violão no último dia do Festival das Juventudes, no  Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza. Rythelisson tem 22 anos, é cantor e compositor, vocalista da  Banda Flor da Paixão, conhecida pelo forró romântico. 

O Festival das Juventudes: Arte, Cultura e Formação em Direitos Humanos é uma iniciativa do Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza, e tem o objetivo de ampliar e potencializar o debate sobre as temáticas das juventudes periféricas, por meio da troca de experiências que identifiquem questões emergentes e valorizam práticas desenvolvidas no território do Grande Bom Jardim nos campo da educação e da cultura. 

📌Serviço: 

TODOS OS SONS – RYTHELLISON VOZ E VIOLÃO – FESTIVAL DAS JUVENTUDES

Quando: 18/06 às 13h

Onde: Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza

BONJACAST – EDIÇÃO: REDE CULTURA INFÂNCIA DO GRANDE BOM JARDIM  (LIBRAS)

RELEASE: O BonjaCast, o podcast do CCBJ, traz para o canal do CCBJ no YouTube mais um episódio com Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), uma série com cortes onde vamos ficar sabendo mais sobre as entidades que compõem a Rede Cultura Infância do Grande Bom Jardim. E nessa edição vamos receber a idealizadora do Instituto Well Vi.

📌Serviço: 

BONJACAST – EDIÇÃO: REDE CULTURA INFÂNCIA DO GRANDE BOM JARDIM 

Quando: 18/06 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!