Logo do Governo

Centro Cultural Bom Jardim marca presença no XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais

30/05/2024

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), participou do XIII Seminário Internacional de Políticas Culturais. O evento aconteceu na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 24 de maio.

A porta de entrada do equipamento para o seminário se deu pela produção “Estudo de caso: a encruza entre o Centro Cultural Bom Jardim e os povos de terreiro do território”, que compôs a mesa “Experiências de gestão e formação cultural”. O artigo foi produzido por Isabel Mayara Gomes Fernandes, gerente da Assessoria de Comunicação do CCBJ, e Eduardo Marques de Sousa, articulador comunitário do equipamento.

O estudo de caso tem como foco a relação entre a política pública desempenhada pelo Centro Cultural Bom Jardim e sua relação com os Povos de Terreiro do Grande Bom Jardim. O artigo sistematiza as produções, conteúdos e ações articuladas durante os anos de 2022 e 2023 na encruza entre o equipamento e os povos de terreiro do território.

CCBJ e os povos de terreiro do Grande Bom Jardim no Rio de Janeiro

O encontro entre o CCBJ e o movimento dos Povos de Terreiro, chamado de encruza no vocabulário da Umbanda, rendeu a produção de um documentário lançado no Cineteatro São Luiz, a criação do podcast Povos de Terreiro, intermediação para apresentações em espaços culturais, projeção midiática, participação em feirinhas, apoio e divulgação em eventos como a Festa de Iemanjá e outras ações de parceria continuadas.

“É uma possibilidade de fazer memória para além do Grande Bom Jardim” , diz Isabel Mayara sobre estar mais uma vez no Seminário Internacional de Políticas Culturais projetando o nome do CCBJ a nível nacional e internacional. A assessora de comunicação conta que esteve no evento em 2023, levando uma produção referente aos Ateliês de Produção, uma experiência formativa do equipamento.

“Abre portas, traz conhecimento sobre política cultural, além de vários outros ensinamentos, passamos a participar de mais eventos e levar nossa cultura”, afirma Mãe Jaque, do Palácio Maria Luziara, em um dos depoimentos que constam no “Estudo de caso: a encruza entre o Centro Cultural Bom Jardim e os povos de terreiro do território”. No relato, ela também expõe a importância do Bússola Cultural, serviço do CCBJ, na certificação de seu espaço como Ponto de Cultura do Ceará.

“Continuaremos a somar e insistir que os povos de terreiro e toda e qualquer tipo de cultura seja reconhecida pela sua diversidade e pela luta que trava diariamente”, afirma Eduardo Marques, que compõe a equipe do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) do CCBJ. O setor, alinhado à Assessoria de Comunicação do equipamento, desenvolve as ações em conjunto com os Povos de Terreiro.

Além de Isabel Mayara e Mãe Jaque, que fez questão de atender ao evento para prestigiar a apresentação, a ex-secretária de Cultura do Governo do Estado do Ceará Cláudia Leitão – uma das responsáveis pelo projeto e implementação do CCBJ – também esteve presente no evento. Na ocasião, ela abriu os trabalhos do seminário e falou sobre os Tesouros Vivos do Ceará.

Cláudia Leitão conta que tinha expectativas de que, a partir do Centro Cultural Bom Jardim, fosse construído um “cinturão de equipamentos culturais de periferias” em Fortaleza. “O CCBJ virou uma espécie de símbolo de resistência nesse conjunto de bairros que sofre pelas milícias, pelo tráfico, pela desigualdade”, diz. Ela acredita que o equipamento pode servir de inspiração para a concretização de outros em áreas periféricas da cidade.

Implementado em sua gestão, no ano de 2006, a ex-secretária de Cultura do Ceará revela a emoção de ouvir sobre os trabalhos do Centro Cultural Bom Jardim na mesa sobre experiências de gestão e formação cultural. Em solo carioca, ainda sobre a atuação do equipamento, ela conclui: “o Brasil tem que conhecer o que é feito no Grande Bom Jardim”.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!