Logo do Governo

Festa de Iemanjá 2023 promove rituais religiosos e apresentações culturais em Fortaleza

17/08/2023

Registrada como Patrimônio Imaterial pela Prefeitura de Fortaleza, a programação da Tradicional Festa de Iemanjá teve seu ponto alto nos dias 14 e 15 de agosto, celebrando a Rainha do Mar, entidade da Umbanda conhecida como a mãe de todos os orixás, no Aterro da Praia de Iracema.

Com o tema “Tradição e Luta pelos Direitos e Garantias do Patrimônio Imaterial do Estado do Ceará”, a abertura do festejo ocorreu, no dia 14, a partir das 18h, com falas institucionais e saudações a Iemanjá feitas por autoridades religiosas da Umbanda e com a apresentação musical do grupo D’ Passagem, além dos rituais religiosos conhecidos como giras seguidos por toda a noite. Durante os dois dias tivemos a presença de 78 terreiros, 2 de Boa Viagem, 1 de Madalena, 1 de Canindé, 1 pentecoste, 1 de Itapajé, 1 de Acaraú, 2 Maranguape, 1 de Pindaré Mirim – MA. E restante de Fortaleza, atingimos um público aproximadamente de 30 mil pessoas

As giras ocorreram nas tendas dispostas na areia da praia, cada uma pertencente a uma família de Umbanda, enquanto as apresentações eram feitas no palco principal. Havia cerca de 15 tendas no local, com a presença de adeptos e simpatizantes à religião.

O dia 15 se seguiu com apresentações culturais de Pingo de Fortaleza, Toque de Senzala, Cigana Kassandra e Cigana Shoraya e DGAL SOLO e com a chegada da jangada com a imagem de Iemanjá. O encerramento do festejo se deu com o retorno da imagem ao mar, junto de oferendas à entidade, no mesmo dia.

“A Festa de Iemanjá, ela é uma demonstração da história, da memória do povo de terreiro desse estado”, disse Selma Madeira, secretária da Igualdade Racial do Ceará. Em sua fala, a secretária pontuou a importância do evento para o fortalecimento das religiões de matriz africana.

Realizada pelo Fórum Permanente do Povo de Terreiro do Ceará, coordenado pelo avô de santo Pai Neto Tranca Rua, a Festa de Iemanjá recebeu secretários da Cultura, da Igualdade Racial e da Diversidade e o vereador Ronivaldo Maia, autor do projeto de lei que permitirá a implementação da estátua de Iemanjá na Praia de Iracema.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura do Ceará e de seus equipamentos, o Centro Cultural Bom Jardim e o Teatro José de Alencar, geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), bem como da Secretaria de Igualdade Racial e da Secretaria de Diversidade.

No âmbito municipal, a Festa de Iemanjá, considerada o maior festejo das religiões de matriz africana do Ceará, também tem a parceria da Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secult For). 

Iemanjá

É a nossa senhora do mar e no Brasil ela é representada com um vestido azul e tiara na cabeça e paira pelas águas com cabelos soltos. Por meio do sincretismo religioso é associada a Nossa Senhora dos Navegantes e Nossa Senhora da Assunção, também festejada dia 15 de agosto, onde é celebrada como padroeira do Estado do Ceará. A data 15 de agosto é feriado municipal e mais outra conquista dos Povos de Terreiro é que este dia, integra o calendário oficial dos festejos tradicionais, pela Lei 17, 104 e a celebração passa a ser considerada como patrimônio imaterial, conforme o decreto 14.262.

Cobertura

Para ter acesso às imagens fotográficas do festejo de Iemanjá 2023, realizadas pela comunicação do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), um dos apoiadores do evento, acesse:
https://bit.ly/FotosCoberturaFestejoIemanjaCCBJ (Fotos Mar Pereira)
https://bit.ly/FotosCoberturaFestejoIemanjaCCBJ2 (Fotos Flávia Almeida)

O CCBJ solicita que salvem suas imagens o mais breve possível, pois o link é temporário e ao divulgar, por gentileza, inserir os créditos das imagens: Acervo CCBJ, imagens por Flávia Almeida e Mar Pereira

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!