Que cidadania cultural queremos? Para responder essa pergunta, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) realiza a VIII Semana dos Direitos Humanos – SDH. A programação é desenvolvida pelo setor de cidadania cultural do equipamento e tem início amanhã, 5. A agenda se estende até o dia 13 de dezembro com atividades e atrações diversas e gratuitas para todos os públicos.
A agenda da Semana dos Direitos Humanos traz ao Centro Cultural Bom Jardim atividades e atrações voltadas à arte, à preservação ambiental e à saúde mental. O evento agrupa os eixos de atuação do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE). A SDH estabelece discussões acerca da atuação do setor nos próximos anos e fortalece as relações que vem construindo com a comunidade, o território do Grande Bom Jardim e bairros próximos, como o Genibaú.
Na quinta-feira, primeiro dia de evento, a atividade que abre a SDH acontece na Comunidade São Francisco. Na sequência, ocorre a exposição do Lonart, um dos grupos acompanhados pelo NArTE. A sexta-feira, 6, é dedicada à preservação ambiental. A agenda do dia traz a participação de organizações como a ASCABOMJA (Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Grande Bom Jardim), o Fórum de Políticas Ambientais do GBJ, o Pantanal em Ação e outros grupos.
No sábado, o Centro Cultural Bom Jardim tem programação cheia. Além de saraus, espetáculos de dança e de música e outras atrações, haverá a exibição do documentário É Mais do Que Se Vê e do curta-metragem Uz Crias na Periferia, realizados pela parceria entre o CCBJ e o Comitê Internacional da Cruz Vermelha. Os filmes tiveram estreia no Cineteatro São Luiz e agora voltam para casa.
No evento, o NArTE propõe diálogos sobre cidadania, cultura e direitos com a comunidade. A programação do evento foi construída junto das Iniciativas de Desenvolvimento Comunitário, organizações que atuam no Grande Bom Jardim e tiveram suas atividades impulsionadas pelo equipamento por meio de Chamada Pública.
O NArTE nasceu em 2017, complementando as frentes de atuação do Centro Cultural Bom Jardim. O equipamento foi pioneiro na Rede de Equipamentos de Cultura do Estado do Ceará (RECE) da Secretaria de Cultura (Secult CE), pela implementação de um setor voltado à cidadania cultural. A partir da criação do NArTE, o CCBJ fortificou sua atuação na promoção de direitos humanos no Grande Bom Jardim.
Confira a programação completa: Semana dos Direitos Humanos 2024
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!