Logo do Governo

CCBJ E UFC CERTIFICAM TURMA DO CURSO EXTENSIVO EM TEATRO EM SOLENIDADE NO TEATRO MARCUS MIRANDA

21/09/2021

Na noite da quinta-feira (09/09), o palco do Teatro Marcus Miranda, localizado no CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM, os alunos concludentes da segunda turma do Curso Extensivo em Teatro, da Escola de Cultura e Artes do CCBJ participaram da solenidade de entrega dos certificados, no Teatro Marcus Miranda. A seguir, acesse a cobertura completa em fotos e estreia no youtube CCBJ, nesta terça-feira  (21/09).

A formação é fruto da parceria com a Universidade Federal do Ceará – UFC, que certifica: Viviane Vale Cordeiro, Stefany Mendes, Aurianderson Amaro de Araujo, Brena Canto Bastos, Francisco Teixeira Sousa do Nascimento, Ítalo Leite Saraiva Saldanha, João Davi Pereira da Costa, Jonh Kennedy Costa da Silva, Jéssica Alves Barbosa, Sheyla Pinto Lima da Silva e Glauber Silva.

O artista formado no Curso de Extensão em Teatro do CCBJ está habilitado (a) a promover, produzir e dirigir processos criativos, agenciando trabalhos coletivos/colaborativos de criação cênica, articulando, para tanto: a dramaturgia textual e/ou cênica; o manejo dos diversos dispositivos cenotécnicos, entre outros; a fins de possibilitar a construção de uma autoria cênica.

O evento é um dos primeiros momentos do equipamento em sua retomada presencial e que está sendo realizada de forma gradual e seguindo os protocolos de segurança e controle à Covid-19. Na ocasião, a solenidade iniciada pelas falas institucionais do gestor executivo, Marcos Levi Nunes, do gerente da Escola de Cultura e Artes CCBJ, Joaquim Araújo, das coordenações do Programa de Teatro, Kelly Enne Saldanha e Henrique Gonzaga, atualmente está como professor orientador dos Laboratórios de Pesquisa CCBJ e foi coordenador do programa no período de 2019 a 2020, das assistentes de coordenação pedagógica Mel Andrade(atualmente) e Patrícia Costa (período 2019/2020) e o professor do curso de teatro da UFC e coordenador da extensão do curso com o CCBJ, Héctor Briones, responsável pela gerência da relação entre UFC e CCBJ. Em seguida, os artistas concludentes receberam seus certificados.

A gestão executiva, Marcos Levi Nunes abre as falas e reforça que um curso extensivo, na periferia, num centro cultural de base comunitária é fruto de luta. O Governo do Ceará, junto ao Instituto Dragão do Mar, por meio da Escola de Cultura e Artes do CCBJ e a iniciativa popular materializam o sonho desta trajetória. “Estamos em outro processo, o de materialização de um sonho, estamos traçando a caminhada daquilo  que um dia foi um sonho. E que bom alcançar os resultados da luta.  E este dia de hoje é a representação de que cultura e arte dentro da periferia transforma vidas e a Escola de Cultura e Artes consegue realizar este sonho de um curso extensivo de teatro na periferia”.

Hector em mensagem dedicada aos artistas, apresentada no palco do Teatro, destaca que o curso continuou sendo realizado em tempos de pandemia, em formato remoto, com os desafios do ensino à distância e da nova realidade. “Talvez esse seja um dos poucos momentos de encontro, nesta solenidade. Agradeço ao CCBJ e fico feliz por vocês conseguirem realizar este intenso curso de mil horas. E agora recebendo a certificação por meio da UFC. Parabenizo a todos e desejo o mais desafiador dos futuros a vocês”, celebra o coordenador.

O gerente da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Joaquim Araújo também ressalta a trajetória desse processo, fala da estruturação dos programas desde 2017. “Se não fosse cada um de vocês, nessa jornada, não conseguimos alcançar algumas vitórias, como esta. Agradeço a UFC ter topado essa luta conosco, que traz para cá uma extensão de longa duração. Nós somos a herança do CAD, nós somos a segunda turma de extensão da UFC. Nós somos uma herança dos nossos antepassados, da UFC e do Bom Jardim. Vocês me deixam muito orgulhoso e feliz e a partir de agora, entendemos que é possível construir o teatro da periferia”, comemora. 

Aurianderson Amaro, morador do território, artista concludente, resgata o momento pandêmico durante a trajetória formativa. “Quem não lembra do dia em que chegaram pra gente e falaram: Teremos que fechar tudo, ficar em casa e ter aulas on-line. Quem não lembra quando percebemos que não íamos voltar tão cedo ou quando “Como se ainda existíssemos “ teria que ser realmente virtual. E assim se foi 01 ano?”, lembra ao dizer que tudo isso foi um sonho realizado, fruto de muita dedicação e persistência.

CURSO DE EXTENSÃO EM TEATRO CCBJ/UFC

Oferecido pela Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), propõe uma imersão no fazer teatral por meio da abordagem das diversas atividades que ele compreende, tais como: atuação, direção, cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, sonoplastia, produção etc. Pretende-se que o estudante, ao vivenciar a composição da cena a partir desses diferentes lugares, compreenda a complexidade das práticas teatrais e esboce seu próprio perfil como criador. O curso teve seu início em julho de 2019, é certificado pela Universidade Federal do Ceará e completa 1000h/a. Por meio de seleção/audição, contempla artistas de diversos lugares da cidade de Fortaleza, sendo a  maior parte dos seus integrantes, moradores (as) da região do Grande Bom Jardim. chega a uma etapa encaminhativa de conclusão: a montagem de um espetáculo online “Como se ainda existíssemos”, devido o contexto de pandemia da Covid 2019. A turma continuou com alguns módulos, durante alguns meses de 2021, a fim de completar a carga horária. Conforme orientação do MEC, o curso forma profissionais cujas habilidades e competências lhes permitam interpretar, representar, dar corpo e voz à personagens e/ou outras configurações do trabalho da atuação (performance, autobiografia, narração, entre outras), produção de textos teatrais, criação de cenas, trabalho com máscaras, formas e objetos cênicos. 

“Como se ainda existíssemos”: experimento cênico de conclusão do curso é exibido no Youtube CCBJ

A turma do Curso Extensivo em Teatro apresentou em dezembro de 2020, em sua nova experimentação cênica de conclusão de curso, um mergulho em dramaturgias de autores, que conversam sobre o existencialismo, amor, morte e esperança em tempos de pandemia. Para outras informações sobre esta ação, acesse: https://www.secult.ce.gov.br/2020/12/17/escola-de-cultura-e-artes-ccbj-estreia-como-se-ainda-existissemos-experimento-cenico-exibido-no-youtube-ccbj-nesta-sexta-18/

Galeria de fotos

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!