Logo do Governo

PROGRAMAÇÃO CCBJ: DA MASTERCLASS, LUTA PCD E SETEMBRO AZUL A SEMANA PAULO FREIRE, REÚNE LIVES , ENCONTROS VIRTUAIS E PRESENCIAIS E UMA SÉRIE DE CONTEÚDOS

23/09/2021

Imagem de arquivo de um dos espetáculos da tribo de atuadores “ÓI Nóiz Aqui Traveiz, a atração da Masterclass de Teatro, lançada nesta quarta, 22/09, às 19h no Youtube CCBJ: https://youtu.be/mYU56HtDaAE Imagem de arquivo de um dos espetáculos da tribo de atuadores “ÓI Nóiz Aqui Traveiz, a atração da Masterclass de Teatro, lançada nesta quarta, 22/09, às 19h no Youtube CCBJ: https://youtu.be/mYU56HtDaAE

De centenário do Paulo Freire a Masterclass 2021, a semana tá cheia de programação. Essa semana abriga esses dois grandes eventos no calendário de ações do CCBJ e mantém a programação tradicional com diversas atrações e oportunidades de cursos básicos, com inscrições até o dia 30/09.

Sobre a semana Rolê Freireana, saiba mais: https://ccbj.org.br/noticias/role-freireano-ccbj-lanca-programacao-especial-em-alusao-ao-centenario-de-paulo-freire/

Sobre as Masterclass, saiba mais : https://ccbj.org.br/noticias/centro-cultural-bom-jardim-abre-periodo-de-masterclass-2021/

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT/CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), abre inscrições para os Cursos Livres da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim 2021.1. 

Sobre os cursos, saiba mais: 

https://bit.ly/CursosLivresCCBJ

Conheça mais sobre a programação da semana, a seguir:

PROGRAMAÇÃO DETALHADA 20 A 26 SETEMBRO DE 2021:

22/09 às 19h – MASTERCLASS DE TEATRO: Aula show “A tribo de atuadores ‘Ói Nóiz Aqui Traveiz’: 43 anos de teatro como (r)existência”, no YouTube CCBJ.

Assista:

23/09 às 16h – TEATRO EM PAUTA no ROLÊ FREIREANO: “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia” + bate-papo ao vivo, no zoom, com transmissão única para o YouTube CCBJ.

Zoom: https://bit.ly/LiveAndarilhoUtopia

24/09 às 14h – SEXTA MULTI: Oficina ‘Bordando a Literatura: iniciação ao bordado livre”, no Google Meet.

24/09 às 14h – NArTE EM PAUTA: Assistentes sociais em diálogo no território do GBJ, episódio 3, no YouTube CCBJ.

24/09 às 19h – SEXTA COM DANÇA: INSTITUTO VERIDIANA APRESENTA “VERIDIANA”, no YouTube CCBJ.

25/09 às 15h – BONJACAST: Educação Social, com Baticum, no YouTube CCBJ.

25/09 às 18h – TODOS OS SONS: Micaela apresenta “Nata da malandragem”, no YouTube CCBJ.

25/09 às 19h30 – CIRCUITO DE LIVES: Curso de Comunicação Comunitária, no Instagram do CCBJ.

26/09 às 16h – É O BRINCA CONVIDA: Evan Teixeira apresenta “O Barquinho e o seu pescador”, no YouTube CCBJ.

Além disso, temos a programação da Biblioteca com o Sombrinha Literária, com o Ciclo de Leitura, Cine Leitor e Sexta Multi e outras programações especiais.

DIA 21/09 –             TERÇA-FEIRA

CICLO DE LEITURA INDICA “SAPATOS TROCADOS”

RELEASE: Nesta terça-feira, no Ciclo de Leitura, a Biblioteca do CCBJ indica o livro “Sapatos Trocados”, de Cristino Wapichana, escritor e músico. Descendente do povo Wapichana, Cristino colabora para a difusão da cultura indígena para crianças e jovens através da organização de atividades e vivências recreativas. 

O livro ‘Sapatos Trocados’ narra a saga de apaxi, um grande velocista e contador de histórias, que recebeu um par de sapatos mágicos de presente de Tuminkery (criador de todas as coisas) para atuar numa missão muito especial: a de mensageiro oficial do reino animal. Kapaxi era cheio de alegria e muito adorado pelos pequeninos, que aguardavam suas visitas repentinas para ouvir suas belas histórias. Foi em uma das grandes festas dadas pelo Jabuti que o animal teve seus sapatos trocados por engano pelos de Aro, e a partir desse acontecimento Kapaxi precisou adaptar-se a uma nova vida.

📌Serviço: 

CICLO DE LEITURA INDICA “SAPATOS TROCADOS”

Quando: 21/09

Onde: Redes sociais CCBJ.

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

AULÃO DE ABERTURA DOS CURSOS BÁSICOS DA ECA/CCBJ ABORDA SOBRE LUTA PCD E DIA NACIONAL DOS SURDOS

RELEASE: Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos e Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência,  visando estimular a reflexão da população para com o tema, o CCBJ convida a todes para o Aulão de Abertura dos Cursos Básicos da Escola de Cultura e Artes, um bate-papo muito potente com nossos convidades e equipe de acessibilidade CCBJ. 

Convidamos para o momento Mara Alexandre (@maraalexandredance), Karine Martins (@kakazinhamartins_) e Fábio Passos (@fabiopassosarte). O bate-papo será mediado por Italo Oliveira (@italoliveiraof), Coordenador do Programa de Acessibilidade Cultural do CCBJ/ECA e João Paulo Lima (@juaumpaulolima), Assessor de Acessibilidade do CCBJ.

Saiba mais sobre os convidados no site do CCBJ: https://bit.ly/AberturaCursosBasicosCCBJ 

📌Serviço: 

AULÃO DE ABERTURA DOS CURSOS BÁSICOS DA ECA/CCBJ ABORDA SOBRE LUTA PCD E DIA NACIONAL DOS SURDOS

Quando: 21/09 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 22/09 –  QUARTA-FEIRA 

RODA DE CONVERSA “ARTE E EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES”

RELEASE: Compondo a programação da Semana Freiriana, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) promove uma roda de conversa virtual, via Google Meet,nesta quarta-feira (22/09), sobre o poder da arte e da educação como ferramenta de emancipação das mulheres nas periferias, com as presenças de Ingrid Rabelo (CDVHS), Cristina Sousa (CRIART) e Taynara Araújo (Fórum Cearense de Mulheres).

📌Serviço: 

RODA DE CONVERSA “ARTE E EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES”

Quando: 22/09 às 15h

Onde: Google Meet. O link de participação será divulgado nas redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

MASTERCLASS DE TEATRO APRESENTA A TRIBO DE ATUADORES “ÓI NÓIZ AQUI TRAVEIZ: 43 ANOS DE TEATRO COMO (RE)EXISTÊNCIA”

RELEASE: Abrindo o período de Masterclass 2021 do CCBJ, a aula-show da Masterclass de Teatro contará com a presença do grupo Ói Nóis Aqui Traveiz (@oinoisaquitraveiz), e terá como tema “A Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz: 43 anos de teatro como (re)xistência”. A aula-show abordará a trajetória da Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz. 

O grupo Ói Nóis Aqui Traveiz surgiu em 1978, durante mais de quatro décadas construiu uma trajetória que subverteu  a estrutura das salas de espetáculo e levou o teatro para as ruas. Sempre comprometida na busca de uma identidade, desenvolveu uma estética própria, fundada na pesquisa dramatúrgica, musical, plástica, no estudo da história e da cultura, na experimentação dos recursos teatrais a partir do trabalho autoral do ator, estabelecendo um novo modo de atuação. 

Pra saber mais sobre o grupo que ministrará a aula show, acesse o nosso site:  https://bit.ly/MasterclassTeatro2021 

📌Serviço: 

MASTERCLASS DE TEATRO APRESENTA A TRIBO DE ATUADORES “ÓI NÓIZ AQUI TRAVEIZ: 43 ANOS DE TEATRO COMO (RE)EXISTÊNCIA”

Quando: 22/09 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 23/09 –               QUINTA -FEIRA 

NARTE INDICA – VISIBILIDADE BISSEXUAL

RELEASE: Em alusão ao  Dia da Visibilidade Bissexual, celebrado no dia 23 de setembro, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) convidou a artivista Alyne Ewelyn (@alyneewelyn), Preta, Bissexual, Bióloga co-fundadora do coletivo Bisibilidade, Integrante das Tambores de Safo e da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) pra falar sobre importância dessa data para a luta de direitos das bissexuais e dessa construção bissexual no Brasil.

O Dia da Visibilidade Bissexual é ma data afirmativa extremamente relevante pois pessoas bissexuais ainda sofrem bifobia por parte da sociedade. Constantemente sendo invisibilizades e tendo suas subjetividades invalidadas e postas em questionamento, bissexuais de todo os países levantam suas bandeiras para legitimar sua existência e desconstruir esses preconceitos.

📌Serviço: 

NARTE INDICA – VISIBILIDADE BISSEXUAL

Quando: 23/09 

Onde: Redes sociais CCBJ.

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

CINE LEITOR INDICA CURTA DOCUMENTÁRIO “SUS EM DEFESA DA VIDA”

RELEASE: No Cine Leitor desta quinta-feira, o Programa Sombrinha Literária da Biblioteca CCBJ indica o curta documentário “Sus em defesa da vida”. O link para acesso ao documentário será divulgado nas redes sociais do CCBJ.

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) e o Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) apresentam o documentário curta-metragem “SUS em Defesa da Vida”. Produzido e dirigido por Guilherme Castro, o filme retrata, a partir de diversos personagens e situações, a abrangência e a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) na vida de todos os brasileiros e brasileiras.

📌Serviço: 

CINE LEITOR INDICA CURTA DOCUMENTÁRIO “SUS EM DEFESA DA VIDA”

Quando: 23/09 

Onde: Redes sociais CCBJ.

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 24/09-                       SEXTA-FEIRA

SEXTA MULTI – OFICINA ‘BORDANDO A LITERATURA : INICIAÇÃO AO BORDADO LIVRE’

RELEASE: A Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim vem nas redes sociais do CCBJ lembrar a todos que a oficina “Bordando a Literatura: iniciação ao bordado livre” é nesta sexta-feira. Ao público que realizou inscrição na atividade, é necessário ficar atento ao e-mail, pois o link de acesso à oficina será encaminhado ao e-mail informado na inscrição. A atividade começa às 14h, através da plataforma Google Meet.

A oficina apresenta conceitos, materiais e técnicas do bordado livre que capacitam no processo inicial do bordado, a partir da transposição de riscos para o tecido, o bordado em si e o acabamento, despertando a criatividade e bem estar e ainda uma possibilidade de geração de renda extra. 

📌Serviço: 

SEXTA MULTI – OFICINA ‘BORDANDO A LITERATURA : INICIAÇÃO AO BORDADO LIVRE’

Quando: 24/09 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ.

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

NaRTE em Pauta –  EP.3  DA SÉRIE “ASSISTENTES SOCIAIS EM DIÁLOGO NO TERRITÓRIO DO GRANDE BOM JARDIM” 

RELEASE: O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), apresenta nesta sexta-feira o terceiro episódio da série “Assistentes Sociais em Diálogo no Território do GBJ”. O convidado da conversa do episódio é o NAPE, Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado.

A série é um programa que propõe conversar com profissionais sobre ações desenvolvidas nas inúmeras áreas de atuação e seus desafios, avanços e perspectivas futuras no atendimento/acompanhamento em tempos de pandemia.

O NAPE (Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado), mais do que espaços para as diferentes áreas de deficiências, são espaços eminentemente pedagógicos, implantados no  âmbito das unidades escolares e com funcionamento com profissionais especializados. A Equipe do NAPE é composta por uma equipe multidisciplinar como: Psicóloga, fonoaudióloga, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social e Psicopedagoga. O setor tem como objetivo oferecer suporte necessários para que o aluno do ensino especial desenvolva todas as suas potencialidades. 

📌Serviço: 

NaRTE em Pauta –  EP.3  DA SÉRIE “ASSISTENTES SOCIAIS EM DIÁLOGO NO TERRITÓRIO DO GRANDE BOM JARDIM” 

Quando: 24/09 às 14h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

SEXTA COM DANÇA – INSTITUTO VERIDIANA APRESENTA O ESPETÁCULO  “VERIDIANA”

RELEASE: O programa Sexta com Dança de hoje traz pro YouTube do CCBJ o Instituto Veridiana, apresentando o espetáculo “Veridiana”. O espetáculo traz emoção, sofrimento, alegrias, tristezas, decepções e conquista de grandes mulheres.

No palco, as bailarinas mostram através dos movimentos, o cotidiano da mulher, toda a exaustão do gênero e até a rigidez de algumas escolhas; ou seja, o universo feminino em debate. O público é convidado a perceber peculiaridades do universo da mulher, observando conflitos de um plano externo, de uma forma verídica, o espetáculo ganha densidade à medida em que os movimentos acontecem em diferentes momentos vividos pelas mulheres. Este trabalho tem como objetivo refletir a importância da dança na vida de bailarinas adolescentes e adultas, como instrumento de socialização, para a formação de cidadãos críticos, participativos e responsáveis. 

📌Serviço: 

SEXTA COM DANÇA – INSTITUTO VERIDIANA APRESENTA O ESPETÁCULO  “VERIDIANA”

Quando: 24/09 às 19h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 25/09 –                           SÁBADO

BONJACAST – O PODCAST DA EDUCAÇÃO SOCIAL

RELEASE: Dando continuidade ao tema da Educação Social, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/ccbj) trouxe para mais um episódio do BonjaCast, o PodCast do CCBJ, a Educadora Social Adna Lima, que falará sobre o papel do Educador Social no cenário atual em que vivemos, especialmente no contexto do Projeto Periferia Vive e na relação com as crianças da comunidade Unidos Venceremos no Antônio Bezerra.

📌Serviço: 

BONJACAST – O PODCAST DA EDUCAÇÃO SOCIAL

Quando: 25/09 às 15h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

FORMAÇÃO EM PAUTA – CIRCUITO DE LIVES – CURSO COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA 

RELEASE: O BonjaLab, formado pela turma de Experimentos Práticos em Comunicação Comunitária da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, continua o seu Circuito de Lives hoje, às 19h, no Instagram do CCBJ, com uma entrevista com Rennan Silva do Quintal Cultural.

A turma de Experimentos Práticos em Comunicação Comunitária realizará um Circuito de Lives no Instagram do CCBJ, com a presença de lideranças do território do Grande Bom Jardim, como produto do curso. Rennan é integrante do projeto Quintal Cultural, espaço de trocas culturais e formação de crianças e adolescentes. 

📌Serviço: 

FORMAÇÃO EM PAUTA – CIRCUITO DE LIVES – CURSO COMUNICAÇÃO COMUNITÁRIA 

Quando: 25/09 às 19h

Onde: Instagram do CCBJ CCBJ.

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

TODOS OS SONS – MICAELA APRESENTA “NATA DA MALANDRAGEM”

RELEASE: No programa Todos os Sons deste sábado, o CCBJ traz Micaela, apresentando o show “Nata da Malandragem”, estreando aqui no canal do CCBJ no YouTube. A cantora Micaela Gomes homenageia neste show, as entidades boêmias dos cultos de matriz africana. 

Com letras divertidas e profundas, ela traz na sua forma única de cantar, sambas autorais feitos em momentos diferentes de sua carreira. Costurado por uma conversa onde o espectador se sente em um ambiente boêmio e descontraído, serão contadas histórias das composições colocadas de uma forma que mescla realidade e fantasia, tornando esse projeto, uma mistura de música e conversa. Na nata da Malandragem encontramos para além da malandragem, muita espiritualidade que é uma característica forte do trabalho de Micaela Gomes, onde na grande maioria das músicas é citado algum ou alguns Orixás. 

📌Serviço: 

TODOS OS SONS – MICAELA APRESENTA “NATA DA MALANDRAGEM”

Quando: 25/09 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

DIA 26/09 –                              DOMINGO

BÚSSOLA INDICA – CRIANDO UM ROTEIRO PARA LEITURA E ENVIO DE PROJETOS PARA EDITAIS

RELEASE: O Bússola Indica de hoje traz um compilado de dicas  importantes para elucidar a todos sobre a melhor forma de ler editais, facilitando a compreensão do que está sendo solicitado e, consequentemente, a produção de projetos com base neles. As dicas serão dispostas em um carrossel nas redes sociais do CCBJ.

📌Serviço: 

SEXTA MULTI – OFICINA ‘BORDANDO A LITERATURA : INICIAÇÃO AO BORDADO LIVRE’

Quando: 26/09

Onde: Redes sociais CCBJ.

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

SOLICITAÇÃO DE PAUTA – PROJETO CULTURANDO A ARTE CIRCENSE APRESENTA “MEU PEDACINHO DE CHÃO”

RELEASE: O CCBJ trouxe pras Solicitações de Pauta especiais do equipamento o projeto Culturando a Arte Circense, apresentando aqui no canal do CCBJ no YouTube o espetáculo “Meu Pedacinho de Chão”.

Meu pedacinho de chão é um espetáculo de variedade circense, ambientalizado na misticidade de lugares e seres do imaginário infantil, conta um dia no cotidiano de um lugarejo que tem sua rotina sabotada por um morador que se transforma em um vilão que modifica todo o ambiente de harmonia, zelo e prosperidade em um caos de sujeira e destruição. Ao perceber toda situação os habitantes correm em busca de uma solução para reestabelecer o ambiente, fortalecendo a preservação e o cuidado.

O Projeto Culturando a Arte Circense, é uma realização do Conselho Comunitário dos Moradores do Parque Santa Cecília através do resultante da Lei Aldir Blanc, APOIADO PELA SECRETARIA ESTADUAL DA CULTURA, ATRAVÉS DO FUNDO ESTADUAL DA CULTURA, COM RECURSOS PROVENIENTES DA LEI FEDERAL N.º 14.017, DE 29 DE JUNHO DE 2020.

📌Serviço: 

SOLICITAÇÃO DE PAUTA – PROJETO CULTURANDO A ARTE CIRCENSE APRESENTA “MEU PEDACINHO DE CHÃO”

Quando: 26/09 às 16h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

É O BRINCA CONVIDA – EVAN TEIXEIRA APRESENTA “O BARQUINHO E SEU PESCADOR”

RELEASE: Voltando com a programação do É O Brinca Convida! que animam os domingos do CCBJ, convidamos Evan Teixeira para apresentar o espetáculo “O Barquinho e seu Pescador” aqui no canal do CCBJ no YouTube.

O BARQUINHO E O SEU PESCADOR é um espetáculo teatral infantil que tem como fio condutor da encenação, um poema rimado e alinhavado com músicas lúdicas. O barquinho e o seu pescador, se lançam nas águas infindas do mar. Nessa imensidão marinha, o artista, Evan Teixeira, nos convida a navegar na encenação de um poema repleto de teatro, música e gratidão pelas vidas do oceano. O tempo de duração é de 31 minutos e a faixa etária é livre. Texto, direção, atuação, música, manipulação de bonecos, figurino, elementos cênicos e produção: Evan Teixeira.

📌Serviço: 

É O BRINCA CONVIDA – EVAN TEIXEIRA APRESENTA “O BARQUINHO E SEU PESCADOR”

Quando: 26/09 às 17hOnde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!