Logo do Governo

ROLÊ FREIREANO: CCBJ LANÇA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL EM ALUSÃO AO CENTENÁRIO DE PAULO FREIRE

18/09/2021

O legado do pensamento crítico, da educação popular, da relação opressor x oprimido e tantas outras concepções Freireanas, norteiam e inspiram muitas ações, como a  programação  especial do Centro Cultural Bom Jardim –CCBJ: “Rolê Freireano”, de 19 a 30 de setembro. Em memória e comemoração a vida e obra de Paulo Freire, o CCBJ celebra com ações e atividades,presenciais e on-line, para o público em geral. A série de eventos e ações está ligada à “II Paulo Freire a Bombordo – Centenário”, uma realização da rede de escolas criativas da cultura (Secult/IDM), em que a Escola de Cultura e Artes  CCBJ é integrante.

Um dos maiores pensadores da educação brasileira, educador, filósofo, referência da Pedagogia Crítica completa 100 anos de nascimento, neste domingo (19/09). O CCBJ também está em festa, pois o educador é patrono nacional da educação brasileira e da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, que tem em toda sua metodologia de atuação as bases da pedagogia freireana. A pedagogia freireana e as concepções sobre formação humana são inspirações para o CCBJ, para o fazer arte e educação, deste centro cultural. Neste mês, em especial a data comemorativa, as lives e encontros da Escola foram pautados nas obras freireanas.

O Núcleo de Articulação Técnica e Especializada – NArTE, outro pilar de atuação do Centro, que responde pelas ações de atenção social também apoia suas práticas e metodologias no legado de Paulo Freire, reforçando os preceitos de que o conhecimento pŕevio das realidades do povo é fundamental dentro do processo da arte-educação, entre crianças, jovens, adultos e idosos. A live de abertura da programação  “Rolê Freireano”, acontece no Youtube CCBJ, a partir das 18h, com as presenças de: Fátima Macedo (educadora para infância NArTE-CCBJ/mediadora), Shirley Lima (educadora social NArTE-CCBJ/mediadora) e os convidados (as): Marcos Levi Nunes (gestão executiva CCBJ), Francisca Nobre da Silva (Gestão NArTE), Lenice Ferreira escritora e responsável pela Associação Quintal Cultural e participante das Iniciativas Comunitárias – NArTE, Bruno Soares cantor, produtor musical e Agente Criativo – NArTE, Jam’s Willame poeta, educador e Agente Criativo – NArTE e mais seis educadores do NArTE.

A arte-educação realizada pelo NArTE se apoia na perspectiva metodológica da Educação Social, de Paulo Freire. Tem como objetivo geral utilizar a cultura como ferramenta para a promoção de Direitos Humanos, vinculadas a conceitos como: dialogicidade, vínculo e horizontalidade, partindo do CCBJ como epicentro da incidência sócio pedagógica.

O CCBJ por meio do NArTE vem com uma série de ações presenciais e virtuais, uma delas é o Desafio do Rolê Freireano, que acontece pelo Instagram CCBJ, onde os seguidores são desafiados a partilhar leituras sobre o legado freireano, durante o mês de setembro. Confere as redes sociais CCBJ  e o site www.ccbj.org.br e acompanhe a programação completa  do Rolê Freireano, que vem com a proposta de manter viva a memória e o legado do mestre e professor.  

Outra iniciativa é a ação interna “Correio Freireano”,  em que os colaboradores do CCBJ, durante o mês, poderão depositar uma carta em formato on-line ou presencial, para um colega de trabalho ou falando de um momento especial vivenciado no CCBJ. O momento terá uma culminância do dia 30/09 com a entrega aos destinatários e a leitura das cartas, na Praça Central do CCBJ. A ação tem como objetivo integrar as equipes que estão passando pela transição do remoto/presencial e híbrido, estabelecendo vínculos de afeto e amorosidade, assim como Paulo Freire apostava em suas ações dialógicas.

Um dos pontos altos da programação é a live “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, pela plataforma Zoom do artista, em apresentação única com transmissão pelo o Youtube CCBJ. A peça é sucesso no Brasil inteiro e enaltece os ensinamentos e a obra de Paulo Freire. Richard Riguetti (ator), Luiz Antonio (encenação) e Júnio Santos (dramaturgia) decidiram levar para os palcos a emocionante e inspiradora vida de Paulo Freire . O espetáculo, que estreou em 2019, em Vitória do Espírito Santo, vem sendo premiado e já percorreu vários estados e cidades  brasileiras  (37 cidades e 12 estados) e chega novamente ao Ceará, nos palcos virtuais do CCBJ. O espetáculo acontece pela plataforma Zoom, em única apresentação, com participação  interativa do público e transmitido em tempo real pelo Youtube CCBJ, seguido de bate-papo com Richard Riguetti (ator, diretor artístico, palhaço e fundador do Grupo Off-Dina e da Escola Livre de Palhaço, reúne mais de 30 anos de experiência em teatro ), a professora Ruth Cavalcante mediação (educadora biocêntrica agraciada com a Medalha Paulo Freire e com o Diploma Mulher-Cidadã Berta Lutz, conferido pelo Senado Federal, mediados por Isabel Mayara (jornalista, gestora de comunicação  do CCBJ e estudante das obras de Paulo Freire).

SOBRE O CCBJ

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é uma política pública que se constitui em centro cultural de base comunitária, vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pela Organização Social Instituto Dragão do Mar (IDM). O equipamento cultural nasce da luta popular, em 2006, e mantém como diretriz o acesso e a democratização no campo das artes, das culturas e dos Direitos Humanos, atuando prioritariamente, no território do Grande Bom Jardim (GBJ), composto pelos bairros Canindezinho, Granja Lisboa, Bom Jardim, Granja Portugal e Siqueira. Atualmente, o CCBJ sustenta-se em três pilares de atuação: fruição e difusão por meio da Ação Cultural; pesquisa, formação básica, técnica e extensiva em seis programas de atuação (Dança, Música, Teatro, Audiovisual, Cultura de Digital e Acessibilidade) pela Escola de Cultura e Artes CCBJ; e atenção social, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), que atua nos eixos Educação Social, Cultura e Infância, Articulação Comunitária, Psicologia Comunitária e Assistência Social.

SOBRE A “II PAULO FREIRE A BOMBORDO – CENTENÁRIO”

Desde março, a rede de escolas criativas da cultura (SECULT/IDM) realizou diversos eventos virtuais para celebrar o legado de Freire, durante o ”II Paulo Freire a Bombordo – Centenário”.  Além do CCBJ, integram a rede a Escola Porto Iracema das Artes, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco.”

PROGRAMAÇÃO DETALHADA ROLÊ FREIREANO: SEMANA 19 A 26 DE SETEMBRO

DIA 19/09 – DOMINGO

NARTE INDICA – LIVE “ROLÊ FREIRIANO” – DIA DA EDUCAÇÃO SOCIAL

RELEASE: No dia 19 de agosto, Paulo Freire completa 100 anos, um século de sua passagem pelo mundo, 10 décadas de transformação na educação brasileira e mundial. Neste domingo, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) vai homenagear e celebrar a vida de um dos maiores educadores do mundo. Através da leitura de sua escrita sensível e de poemas que versam sobre o universo Freiriano, vamos comemorar com arte e esperança através da live “Rolê Freiriano”, no canal do CCBJ no YouTube, às 18h, com convidados especiais.

📌Serviço: 

NARTE INDICA – LIVE “ROLÊ FREIRIANO” – DIA DA EDUCAÇÃO SOCIAL

Quando: 19/09 às 18h

Onde: Canal do CCBJ no YouTube. Acesse: http://bit.ly/YoutubeCCBJ (online)

DIA 20/09 – SEGUNDA-FEIRA

NARTE INDICA – ROLÊ FREIRIANO RODA DE CONVERSA NA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO SOBRE A TEMÁTICA: “EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BASE COMUNITÁRIA”

RELEASE: Compondo a programação da Semana Freiriana, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) promove mais um Rolê Freiriano, com a roda de conversa na comunidade São Francisco, localizada no território do Grande Bom Jardim, ao lado do CCBJ. O momento irá abordar a temática “Educação ambiental de base comunitária”. Será articulado com a comunidade um momento de plantio e roda de conversa. O CCBJ irá construir o rolê com os moradores e moradoras da Comunidade São Francisco, sempre com uma vontade de fomentar o protagonismo da comunidade. O ato de aprender para além da sala de aula, aprender com aquelas e aquelas que nos rodeiam, com a terra e saber das importância de cada um. Os convidados são da própria comunidade. O educador social do CCBJ, Eduardo Marques irá mediar o momento presencial, seguindo os protocolos de segurança à Covid-19.

📌Serviço: 

NARTE INDICA – ROLÊ FREIRIANO “EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE BASE COMUNITÁRIA”

Quando: 20/09 às 17h

Onde: Comunidade São Francisco (presencial).

DIA 21/09-           TERÇA-FEIRA

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – PROJETO FORTALECENDO REDES: GRUPO DE ESTUDOS ROLÊS FREIRIANOS “VIDA, FILOSOFIA, LEGADO DE PAULO FREIRE”

RELEASE: Compondo a programação da Semana Freiriana, o CCBJ, por meio da Articulação Comunitária do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) traz para o Projeto Fortalecendo Redes o Grupo de estudos “Rolês Freirianos”. Durante trẽs dias  (3) dias, os convidados (as) irão se reunir no espaço virtual na plataforma Google Meet. Os encontros acontecem nos dias 21(vida, filosofia e legado), 23 (obra) e 24 (aplicabilidade) com link liberado nas redes sociais do CCBJ. O encontro desta terça-feira (21) vem com a temática: sobre a vida, filosofia, legado e obras do nosso patrono, o grande Educador Paulo Freire, de uma forma bem cooperativa o grupo mergulhará neste estudo. A ideia é seguir no fluxo pesquisa-mergulho-partilha, a fim de embasar conhecimentos e refletir sobre a aplicabilidade no cotidiano.

📌Serviço: 

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – PROJETO FORTALECENDO REDES: GRUPO DE ESTUDOS ROLÊS FREIRIANOS “VIDA, FILOSOFIA, LEGADO DE PAULO FREIRE”

Quando: 21/09 às 14h

Onde: Google Meet. O link de participação será divulgado nas redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 22/09-         QUARTA-FEIRA

RODA DE CONVERSA “ARTE E EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES”

RELEASE: Compondo a programação da Semana Freiriana, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE/CCBJ) promove uma roda de conversa virtual, via Google Meet,nesta quarta-feira (22/09), sobre o poder da arte e da educação como ferramenta de emancipação das mulheres nas periferias, com as presenças de Ingrid Rabelo (CDVHS), Cristina Sousa (CRIART) e Taynara Araújo (Fórum Cearense de Mulheres).

📌Serviço: 

RODA DE CONVERSA “ARTE E EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES”

Quando: 22/09 às 15h

Onde: Google Meet. O link de participação será divulgado nas redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 23/09-         QUINTA-FEIRA

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – PROJETO FORTALECENDO REDES: GRUPO DE ESTUDOS ROLÊS FREIRIANOS: OBRA

RELEASE:  O segundo encontro do Grupo de Estudos Rolê Freireanos vem com a proposta Obra de Paulo Freire. A atividade é o segundo encontro virtual do projeto Fortalecendo Redes, realizada pela Articulação Comunitária do CCBJ, que também acontece na plataforma virtual Google Meet, a partir das 14h. O link é liberado nas redes sociais CCBJ.

📌Serviço: 

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – PROJETO FORTALECENDO REDES: GRUPO DE ESTUDOS ROLÊS FREIRIANOS “OBRA”

Quando: 23/09 às 14h

Onde: Google Meet. O link de participação será divulgado nas redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

ROLÊ FREIREANO – OFICINA JOGOS PERCUSSIVOS 

RELEASE: Compondo a programação da Semana Freiriana do CCBJ, será ministrada uma oficina de Jogos Percussivos presencialmente nesta quinta-feira (23/09, às 16h), no Quintal Cultural Raimundo Viana, localizado no bairro Granja Lisboa. Os jogos percussivos se caracterizam por seu uma vivência lúdica e educativa, baseada nos jogos musicais e na pedagogia de Paulo Freire, com ênfase nas culturas populares e tradicionais. Nosso percurso de batuque tem como objetivo estimular a musicalidade e a percepção musical, bem como a presença de cada uma e um mundo.  

📌Serviço: 

ROLÊ FREIRIANO – JOGOS PERCUSSIVOS

Quando: 23/09 às 16h (presencial)

Onde: Quintal Cultural Raimundo Vieira (Granja Lisboa) no Bom Jardim.

ROLÊ FREIREANO APRESENTA TEATRO EM PAUTA:  A LIVE E BATE-PAPO: “PAULO FREIRE, O ANDARILHO DA UTOPIA”, COM RICHARD RIGUETTI (RJ)

RELEASE: Um dos pontos altos da programação é a live “Paulo Freire, o andarilho da utopia”, pela plataforma Zoom do artista, em apresentação única com transmissão pelo o Youtube CCBJ. A peça é sucesso no Brasil inteiro e enaltece os ensinamentos e a obra de Paulo Freire. Richard Riguetti (ator) estará nos palcos do CCBJ, com a apresentação do espetáculo que já passou por quase todo o país e agora estará na programação CCBJ, pela plataforma Zoom (link liberado nas redes sociais CCBJ) e com transmissão direta para o Youtube CCBJ. Na sequência da apresentação, Isabel Mayara (jornalista e comunicação CCBJ) recebe para um bate-papo, o ator Richard Riguetti e a professora Ruth Cavalcante (educadora biocêntrica agraciada com a Medalha Paulo Freire).

“Paulo Freire, o andarilho da Utopia”, aparece em nosso espetáculo como um menino, um astronauta, um professor, um brasileiro com sonhos e esperança. É no interior de Pernambuco, à sombra de uma mangueira, que nossa história começa. Um menino com um graveto na mão inicia o seu processo de leitura do mundo. É submetido à fome, tal qual grande parte da população brasileira. Na Infância da juventude, outra fome lhe ocupa o tempo: as palavras. E ele as devora como se fossem pedaços de comida. 

📌Serviço: 

LIVE “PAULO FREIRE, O ANDARILHO DA UTOPIA” COM RICHARD RIGUETTE

Quando: 23/09 às 16h

Onde: Zoom (link liberado nas redes sociais CCBJ) , com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube CCBJ. Única apresentação. http://bit.ly/YoutubeCCBJ ( o espetáculo e o bate-papo será transmitido na íntegra, mas não ficará disponível para acesso após o encerramento do evento). 

DIA 24/09-      SEXTA-FEIRA

ROLÊ FREIRIANO APRESENTA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “REGULUS” E OFICINA DE TEATRO

RELEASE: Compondo a programação da Semana Freiriana do CCBJ, será apresentada a contação de história “Regulus”, seguida de uma oficina de vivência teatral, presencialmente, para as crianças da Associação Florzinhas de Madre Verônica, às 14h. “Regulus” conta a história de um menino pequeno, mas de olhos largos que miram o horizonte, apaixonado pelo conhecimento, mas sobretudo pelas perguntas, o menino cresce e viaja em seu balão em busca de aprendizados e encontros. Pousando em diversos lugares, aprende sobre humildade, amor e educação. A história homenageia um dos maiores educadores que o mundo já viu, Paulo Freire!

📌Serviço: 

ROLÊ FREIRIANO APRESENTA CONTAÇÃO DE HISTÓRIA “REGULUS” E OFICINA DE TEATRO

Quando: 24/09 às 14h (presencial)

Onde: Associação Florzinhas de Madre Verônica

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – PROJETO FORTALECENDO REDES: GRUPO DE ESTUDOS ROLÊS FREIRIANOS: APLICABILIDADE

RELEASE: O grupo de estudos Rolês Freireanos, em seu terceiro dia, apresenta a temática da aplicabilidade da vida e obra de Paulo Freire. A atividade é o terceiro encontro virtual do projeto Fortalecendo Redes, realizada pela Articulação Comunitária do CCBJ, que também acontece na plataforma virtual Google Meet, a partir das 14h. O link é liberado nas redes sociais CCBJ.

📌Serviço: 

ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA – PROJETO FORTALECENDO REDES: GRUPO DE ESTUDOS ROLÊS FREIRIANOS “OBRA”

Quando: 23/09 às 14h

Onde: Google Meet. O link de participação será divulgado nas redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim

DIA 26/09-      DOMINGO

ROLOU NO ROLÊ FREIRIANO: COMPILADO DAS AÇÕES DO EIXO DA EDUCAÇÃO SOCIAL CCBJ

RELEASE: Os educadores sociais do Centro Cultural Bom Jardim integram a programação do Rolê Freiriano e em homenagem a um dos maiores mestres da Educação Brasileira, do dia 19 a 26 de setembro realizam a campanha nas escolas do território. A campanha aconteceu em Escolas e Associações Comunitárias do território do Grande Bom Jardim, e o que você vai assistir no domingo, nas redes sociais do CCBJ é um compilado de todas essas ações. Atividades educativas, meio ambiente, arte, e contação de história, compartilhando o saber para ser em coletivo. Viva Paulo Freire!

📌Serviço: 

ROLOU NO ROLÊ FREIRIANO

Quando: 26/09 às 14h

Onde: Redes sociais CCBJ

https://www.instagram.com/centroculturalbomjardim/
https://www.facebook.com/centroculturalbomjardim
Compartilhar:

Categorias

Comentários

3 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!