Logo do Governo

CURSOS BÁSICOS CCBJ 2022 – CONHEÇA OS PROFESSORES E PROFESSORAS DA EDIÇÃO

10/02/2022

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) abriu inscrições para Chamada Pública para 28 novos cursos dentro Eixo de Formação Básica através dos Cursos Básicos 2022, que seguem acontecendo até hoje, 10 de janeiro.

Acesse a chamada completa e saiba mais sobre os cursos oferecidos clicando aqui.

Realize sua inscrição clicando aqui.

Conheça o corpo docente que compõe os Cursos Básicos 2022:

Professores de Dança

Cursos: Reggae, Movimento e Sintonia: Reggae Roots A2 e Reggae, Movimento e Sintonia: Passinho Do Reggae 

Vitor Sully é educador tecnológico, protagonista social e agente cultural capacitado pela Fundação Demócrito Rocha. Pesquisador em dança e movimento corporal, Vitor Sully unindo hobbies, aptidões pessoais e profissionais, idealizou o Projeto PARMUSIC (Paz, Amor, Reggae Music) projeto pedagógico-cultural pioneiro em Fortaleza -CE. Onde atua a mais de 4 anos como facilitador levando a música e dança reggae como formas de conhecimento amplo, fomentando a cultura através da prática de movimentos corporais. Vitor acredita no potencial transformador da arte e suas linguagens, através da ampliação do universo cultural das pessoas, tornando -se também um exercício da cidadania da juventude.

Cursos: Ballet Clássico Infantil  e Ballet Clássico para Iniciantes

Madalena Lima é bailarina, professora e técnica em dança formada pela primeira turma do curso técnico em dança do Centro Cultural do Bom Jardim. Iniciou seus estudos na dança contemporânea e ballet clássico com 07 anos de idade, no CCBJ e ingressou no corpo de baile da instituição.  Em 2008 integrou na instituição Edisca como bailarina, onde permaneceu até o ano de 2013. Em 2010 foi selecionada para participar do Natal de Luz, da academia de dança vera passos no fim da temporada de apresentação,  ganhou uma bolsa de estudos para dançar jazz, hip hop e dança contemporânea na academia. Em 2015 foi convidada por Katiana Pena a fazer parte do corpo de baile trabalhar na instituição como professora de ballet baby class, infantil e iniciante. Em 2016 concluiu o curso com 50/hrs aula para professores de dança baby class e infantil, administrado pela rede sapatilha dourada localizado em São Paulo.

Professores de Teatro

Curso: Teatro e Virtualidades: Histórias Para Sonhar Juntes (turmas 1 e 2)

Edivaldo Batista é um Homem Branco, Cis, Gay, Formado no Curso Superior de artes Cênicas pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará; é contador de Histórias e membro da rede de Contadores de Histórias do Ceará; Instrutor de Cursos e Oficinas  livres de Teatro e Contação de Histórias para Jovens, crianças e Adutos. Atuante na cena local com trabalhos artísticos cênicos-narrativos onde temas como memória e ancestralidade, Encantarias, Macumbarias, Narrativas de Tradição Orais se cruzam nos espetáculos e processos criativos.

Professora: Tatiane Sousa

Curso: Teatro para Crianças – Girar Para Gerar (turmas 1 e 2)

Tatiane Sousa atua como artista da cena, performer e pesquisadora na linguagem do teatro de animação. Desenvolve trabalhos que apresentem um corpo sempre em relação, seja com outros corpos, com objetos, com ambientes. Formou-se em Teatro, pela Universidade Federal do Ceará. Vivenciou residências em teatro de animação no Rio Grande do Sul, com a Cia Lumbra, e em Belo Horizonte, com o Grupo Pigmalião Escultura Que Mexe. Integrou pesquisa em que interseccionou Teatro de Objetos com a obra do artista Chico da Silva, no Laboratório de Criação em Teatro, da Escola Porto Iracema das Artes, como integrante do Grupo Ânima. Juntamente, com a profª Drª Renata Leme, dirigiu o espetáculo MAR MENINA, da XI Turma do Curso de Teatro da UFC. Colabora como pesquisadora do grupo de estudos CNPQ/CAPES “Horizontes da Encenação”, coordenado pelo profº Dr. Francis Wilker.

Professores de Artes Visuais

Curso: Fotografia e Colagem

Célio Celestino é artista visual, natural de Fortaleza, cidade em que mora e trabalha. Tem experiência em criação e produção em Artes Visuais e ensino de Arte. Em suas investigações artísticas tem sempre pesquisado na prática algumas relações entre colagem e fotografia, ressignificação de memórias impressas e o universo da fantasia. No ensino tem se dedicado à mediação de conhecimentos teórico-práticos nas categorias da colagem, fotografia contemporânea, lambe-lambe e processos criativos. Foi professor de Artes Visuais no Cuca Mondubim, educador nos museus do Centro Dragão do Mar e mediou oficinas artísticas em vários equipamentos culturais e universitários no estado do Ceará. Dentre suas principais exposições, destacam-se: Salão de Abril (Fortaleza – CE: 2021, 2018 e 2016); 14° Salão Nacional de Itajaí (2018); 23° Salão Anapolino (2017); 35° Arte Pará (2016), dentre outras.

Curso: História Em Quadrinhos: Criação

Gabriel Monte é bacharel em Comunicação Social: Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará – UFC, mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Artes – PPGARTES/UFC, cujo projeto de pesquisa é sobre quadrinhos autobiográficos. Atua profissionalmente como assistente de comunicação, designer, ilustrador e quadrinista. Realiza pesquisas nas áreas de histórias em quadrinhos e narratologia. Foi monitor, professor e atualmente é colaborador da Oficina de Quadrinhos da UFC.

Professores de Audiovisual

Curso: Cinema e Memória: contar nossas histórias

Lívia de Paiva é realizadora audiovisual e membro da Molhadas Coletiva em Fortaleza-CE, traz como pesquisa o efeito das imagens e produtos audiovisuais sobre o imaginário e a História. Dirigiu, fotografou e montou alguns curtas e o longa “Tremor Iê” (2019), a maioria deles de forma coletiva. Trabalha com direção de fotografia, montagem e formação em audiovisual. Foi coordenadora do programa de audiovisual do Centro Cultural Bom Jardim de 2019 a 2021.

Carol Vieira Produtora criativa de audiovisual e ativista cineclubista da rede CICLO-CE (Cineclubes Organizados do Ceará). Formada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e pós-graduada em Semiótica Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Organizou o Cineclube da Casa Amarela Eusélio Oliveira (2003-2007). Trabalhou como assistente de direção da Escola Pública de Audiovisual – Vila das Artes, onde atua pontualmente como colaboradora do projeto Pontos de Corte. Foi diretora de articulação regional pelo Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros – CNC (2008-2010) e diretora de Acervo e Difusão (2010-2012). Fez parte da equipe de formação do Cine Mais Cultura (2008-2010). É produtora de mostras audiovisuais independentes, ajudando a produzir obras como “Maria da Glória” (Diego Akel, CE, 2012), “Alguém no Futuro” (Salomão Santana, CE, 2012), “Multidões” (Camila Vieira, CE, 2012) e o longa-metragem “Currais”(Sabina Colares, David Aguiar, CE, 2018). Atualmente dedica-se como produtora de audiovisual, além de dar aulas de cineclubismo em instituições culturais em Fortaleza e no interior do Ceará.

Curso: Cinema de Animação: Brincar com a Imagem

Johnnathan Albano Graduado em Design Gráfico e Técnico em Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos. Desde 2009, atua em produtoras de eventos e publicidade como fotógrafo, film maker e editor. Considera-se um “eterno aprendiz” pois busca constante atualização, sobretudo em formatos multimídia, o que possibilitou expandir meu conhecimento em várias áreas das artes visuais digitais; Modelagem 3D, Motion Graphics, Fotografia e Produção de áudio e vídeo.

Professores de Cultura Digital

Curso: Clube da Cultura Digital (Turmas 01 e 02)

Gabura é graduado em Audiovisual e Novas Mídias. Realiza trabalhos com Arte e Multimídia. Atua como Professor de Cultura Digital com ensino de Criação de Games, Robótica e Inclusão e Letramento Digital. É Desenvolvedor de Games Hobbysta, Maker, Hacker e Jogador de Roblox e  Minecraft.

Curso: Iniciação Digital (Turmas 01 e 02)

Leandro Martins é técnico em segurança do trabalho, com graduação em Pedagogia (UFC), Análise de Sistemas (FGF), e Licenciatura em Educação Profissional, Científica e Tecnológica (IFCE). Com especialização em Informática Educativa (UVA) e Especialização em Docência na Educação Profissional nos níveis básico e técnico (IFCE). Atuou como analista de sistemas, professor  de instituições como SEDUC, SENAC, UECE e atualmente sendo o responsável pelo projeto Cultura MAKER  da escola SESC-CE, atuando paralelamente em projetos de audiovisual interligados à fotografia.

Cursos: Comunicação Digital: Introdução às Redes Sociais e Fundamentos de Planilhas Eletrônicas

Neyliane Freitas atua como professora de Tecnologia da Informação há mais de 12 anos, especialista em análise de dados utilizando as ferramentas Excel e Power Bi. É Fundadora e CEO da empresa Under_line e consultora de Análise de Dados em pequenas empresas.

Professores de Acessibilidade

Curso: Libras Básico Turma 1 e Turma 2

Edson Junior é licenciado em Letras – Libras ( Língua Brasileira de Sinais ) pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Atua como professor de Libras em instituições de ensino como a Universidade Estadual do Ceará e a Escola de Cultura e Artes do CCBJ, desenvolvendo alunos/as no conhecimento sobre a Libras. Realizou atividades de pesquisa sobre a experiência do ensino de Libras como segunda língua para alunos/as ouvintes. Tem experiência de pesquisa na área de glossário, terminologia, letras e tradução, com ênfase em Língua Brasileira de Sinais.

Professores de Música

Minibio: Flávia Soledade é sapatão preta, percussionista, luthier, estudante de Licenciatura em Música pela Universidade Estadual do Ceará, regente e professora, Fundadora, regente e membro dos grupos Tambores de Safo ,Bloco Cola Velcro, Tambor Para Mulher  e Professoras do Samba.

Theresa Rachel é violonista, cantora e compositora cearense. Iniciou os estudos de violão aos 11 anos de forma autodidata, e posteriormente passou a unir seu instrumento à voz. Aos 17 anos começou a tocar profissionalmente, acompanhando grupos e artistas de Fortaleza. De lá pra cá, aos 25 anos, já teve o prazer de dividir sons com grandes mestres como Adelson Viana, Tarcísio Sardinha, Dominguinhos, Pantico Rocha, dentre outros, passeando por diversos gêneros da música brasileira, principalmente ligados ao samba e ao forró. Como compositora e intérprete, esteve entre os finalistas do II Festival da Música de Fortaleza, com a canção “Criança”. Atualmente ministra aulas de violão e desenvolve um trabalho ligado ao samba, intitulado “Samba da Theresa”, onde atua como cantora e violonista.

Mona Mendes, Professora, Cantora e Instrumentista na cidade de Fortaleza. Estudante de Música na Universidade Estadual do Ceará e formada em violão pelo Conservatório Alberto Nepomuceno. Participou de Festivais como: Festival Eleazar de Carvalho e Festival de Ibiapaba. Hoje atua como professora de Coral, violão, cavaquinho e Ukulele.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!