“O teatro é onde os sonhos são possíveis”, diz Clayton Nascimento no seu espetáculo “Macacos”, apresentado em Fortaleza no último domingo, 24. Um dia antes, os sonhos de mais uma turma de teatro do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) se faziam possíveis no palco do Quintal Cultural Raimundo Vieira. Vinte crianças se apresentaram e celebraram sua formação como novos atores de teatro.
A turma apresentou o espetáculo “Tempo de guerra, Tempo de paz” em duas sessões no evento de finalização do curso de longa duração em teatro, realizado pela parceria entre o CCBJ e o Quintal Cultural. A montagem de ficção transita entre o drama e o humor para questionar e denunciar a violência infantil. A peça propõe a possibilidade de sonhar para todas as crianças. Em uma das cenas, cada criança fala seu nome e a profissão que deseja seguir, apontando seus sonhos para o futuro.
Kelly Saldanha, supervisora do Programa de Teatro da Escola de Cultura e Artes do equipamento, contou que o professor Paulo José passou toda a primeira aula do curso tentando posicionar a turma em um círculo. No dia da finalização do curso, em contraste ao primeiro dia de aula, Kelly ressaltou a iniciativa das crianças para produzir o espaço.
Eles montaram o cenário da peça e organizaram as cadeiras para o público. “Isso demonstra uma autonomia e isso dá responsabilidade, sem perder a infância”, enfatizou a supervisora do Programa de Teatro. Paulo José, professor da turma e diretor da peça, afirmou que ele e as crianças construíram o espetáculo coletivamente. A peça tem a violência como tema central e foi pensada para questionar os adultos sobre o que fazer por crianças que, diferente daquelas, têm as vidas marcadas por situações de violência.
Mesmo tratando de um tema que não perpassa a vida da turma de maneira direta, eles buscaram trazer à peça elementos próximos das vivências da turma. As brincadeiras e os sonhos de cada um foram inseridos para aproximar as histórias contadas da realidade do elenco. Com direção do professor Paulo José, as crianças protagonizaram o espetáculo no palco e nos bastidores.
Entre as duas sessões da apresentação, os estudantes receberam os certificados de formação e foi exibido um vídeo que documenta um pouco do processo de ensino-aprendizagem do curso. Além de Paulo José e Kelly Saldanha, a produção mostra depoimentos de Maria Luísa, Ryana Vitória e Laura Sofia, recém-formadas pelo curso de longa duração em teatro do CCBJ.
Mães e pais orgulhosos riam e assistiam atentos aos seus filhos no palco. De seus assentos, muitos filmavam a peça para guardar a recordação. O público lotou o espaço nas duas sessões de “Tempo de guerra, Tempo de paz”. O evento de finalização encerrou com uma apresentação musical de Lenice Ferreira, representante do Quintal Cultural. Ela cantou músicas pedidas pelos pais das crianças como forma de homenageá-los.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!