Logo do Governo

CCBJ ENTREGA OITO PESQUISAS EM ARTES COM A SEMANA DE PARTILHA DOS LABORATÓRIOS DE PESQUISA DA ESCOLA DE CULTURA E ARTES

19/01/2022

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento pertencente à Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da Escola de Cultura e Artes CCBJ apresenta a Partilha dos Laboratórios de Pesquisa 2021, no período de 25 a 28 de janeiro, nos canais do YouTube do CCBJ e da Secult CE.

Os coletivos participantes dos Laboratórios de Pesquisa do CCBJ 2021, que chega na sua  quarta edição, abrem seus processos e compartilham com a cidade suas pesquisas. 

No período de setembro à dezembro de 2021 pesquisadoras (es) em Teatro, Dança, Audiovisual, Música, Fotografia, Memória e Patrimônio Cultural, Cultura Digital e Circo mergulharam em um processo intenso de investigação em suas linguagens, com o acompanhamento de professoras (es) mediadores, e agora vêm à público compartilhar o percurso desse processo, nas plataformas virtuais  da SECULT CE, com a abertura do encontro na terça-feira (25/01) e segue de quarta-feira até sexta-feira da semana, os encontros pelo o YouTube do CCBJ.

Como participar:

A Partilha dos Laboratórios de Pesquisa do CCBJ começará, no dia 25/01, de 18h às 21h, no canal do YouTube da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará,  com uma roda de conversa com as professoras(es) mediadoras (es) que acompanharam os coletivos nas suas pesquisas. A roda de conversa terá como tema: Desafios e Perspectivas da Pesquisa no Brasil Atual. 

Já nos dias 26, 27 e 28/01,  de 18h às 21h, no canal do YouTube do CCBJ, os coletivos participantes do Laboratório assumem a cena e abrem os seus processos para toda a comunidade. 

Em virtude do aumento de casos de COVID, Influenza e outras doenças respiratórias, o evento acontecerá no formato virtual, sendo transmitido pelos canais do Youtube da SecultCe e do CCBJ. O evento é aberto ao público e gratuito, com acessibilidade para tradução em LIBRAS.

CCBJ incentiva a pesquisa em artes e cultura

O foco do Laboratório de Pesquisa do CCBJ é voltado para o processo de investigação, experimentação, ampliação de repertório, pesquisa histórica, estética, técnica, e não para a criação ou produção de ações culturais.

Henrique Gonzaga, professor orientador do Laboratório de Pesquisa do CCBJ 2021, reafirma a importância do evento, ele diz: “ A Partilha dos Laboratórios de Pesquisa é um espaço que precisa ser celebrado. Em momento onde a pesquisa e as (os) pesquisadoras (es) estão com seus recursos cada vez mais escassos e sendo tão descredibilizados é preciso assegurar a importância da pesquisa para o desenvolvimento de um país, e o Laboratório de Pesquisa da Escola de Cultura e Artes do CCBJ é um desses lugares que precisam ser multiplicados.”

O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos da Escola de Cultura e Artes do Centro Cultural Bom Jardim que propõe a experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Conheça mais sobre a Escola de Cultura e Artes CCBJ na aba do site.

Conheça os coletivos e as pesquisas lançadas:

 LABORATÓRIO DE AUDIOVISUAL

PROJETO: CINECLUBANDO EM REDE – MEMORIAL DOS CINECLUBES CEARENSES

Pesquisa e organização do Memorial Cineclubista Cearense, considerando o histórico do movimento cineclubista no Ceará nos seus últimos dez anos, e, tendo como recorte inicial os cineclubes atuantes em Fortaleza e Região Metropolitana. A pesquisa caminhará por duas vias: um resgate histórico dessa memória cineclubista; e, um levantamento sociocultural desses cineclubes. Tal pesquisa será organizada e georreferenciada em ambiente virtual interativo e com uso de micro narrativas audiovisuais.

LABORATÓRIO DE CIRCO

PROJETO: Mulheres que porta e suportam

O projeto se lança a fortalecer os discursos que sobre as questões sociais que assolam a figura da mulher, em foco os relacionamentos abusivos, aprofundando  os estudos sobre o feminismo e suas possíveis contribuições para o ser social, mulher.

Iniciar um processo de pesquisa atravessado pelos métodos de criação em Dança, partindo do estudo do movimento, direcionado para a desconstrução dos números tradicionais em Circo. Atravessar os processos de entendimento do gesto como propositor de ações na pesquisa e criação da cena em Circo, enriquecendo ainda mais o processo criativo.

LABORATÓRIO DE CULTURA DIGITAL 

PROJETO: Amansa-Senhor

Desenvolver um jogo de cartas – a partir da pesquisa histórica/documental desenvolvida anteriormente, que tem como tema a memória/história dos negros e negras no Ceará, usando da imaginação histórica como ferramenta de criação – com ênfase em realidade aumentada e acessibilidade para pessoas com deficiência.

Cada carta apresentada traz um qr code visual que faz surgir uma imagem, vídeo, áudio ou texto que complementa o processo de jogabilidade e construção/destruição narrativa. A pesquisa tem como objeto a montagem de uma narrativa e sua transformação em uma estrutura de jogo de cartas que usa da realidade aumentada.

LABORATÓRIO DE DANÇA

PROJETO: Loly step Pop – Tapete de Dança 

Investigar modos de criação pedagógicas para o ensino das danças urbanas afro diaspóricas estadunidense no contexto social da cidade de Fortaleza, tendo como relevância o contexto lúdico, tecnológico, social, artístico para o público que inicia nas práticas de aprendizagem em dança.

LABORATÓRIO DE FOTOGRAFIA 

PROJETO: CALUNGA GRANDE RECONSTRUINDO MEMÓRIA A PARTIR DO ESQUECIMENTO.

O projeto de pesquisa se propõe a abordar pontos específicos dentro da área do GBJ, em busca de material fotográfico e documental, assim como histórias contadas por sua comunidade. Temos como objeto da pesquisa, essencialmente, o registro fotográfico deste território enquanto memória que nos ampare acerca das indagações que nos foram ignição no processo conceitual da pesquisa.

LABORATÓRIO DE MEMÓRIA E PATRIMÔNIO CULTURAL 

PROJETO: Bócumê na Cuia – Patrimônio Cultural Alimentar de Caetanos de Cima

A proposta que trazemos para o Laboratório é a sistematização e o apoio à um projeto que já vem sendo construído para o fortalecimento do Patrimônio Cultural Alimentar da Comunidade de Caetanos de Cima: O desenvolvimento do Inventário Participativo Cultura Alimentar da Comunidade de Caetanos de Cima com base em pesquisas sobre a ancestralidade e apoio nas metodologias de arte e educação e formação em memória e patrimônio.

LABORATÓRIO DE MÚSICA 

PROJETO: Ocarineiros : Resgate instrumental de povos ancestrais (indígenas)

A ocarina é popular? Onde a ocarina é popular? Existem ocarinas no Ceará? Quais

os tipos de Ocarinas existem no Ceará? Existe bibliografia direcionada a Ocarina? Quantos modelos de Ocarinas existem no Ceará? Os povos indígenas do Ceará utilizam a Ocarina como instrumento? Existem grupos que utilizam ocarina no Ceará?

Campos investigativos: Instrumento ancestral e suas relações com a sociedade moderna, origem e suas influências nos povos indígenas das Américas.

LABORATÓRIO DE TEATRO 

PROJETO: DISRUPÇÃO: práticas de uma Cyber Ogan

O projeto tem como principal desejo investigar a decupagem da linguagem e suas reverberações melódicas, rítmicas e poéticas através do sampleamento espiralar entre: corpa, e palavra (slam), resultando em dialetos que se (re)inventam a partir das manobras da Cyber Ogã. Como criar novas texturas sonantes a partir da linguagem? Como o tambor eletrônico ativa a criação de outras mídias? Como dar corpo visual à palavra através da performance do Slam? Essas e outras perguntas embasam o caminho da investigação, culminando em uma expansão entre teatro e sonoridades virtuais, onde o experimento corporal, palavra e imagem (cena) se retroalimentam para materializar as camadas invisíveis do som.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

2 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!