Logo do Governo

MOSTRA DAS ARTES: CCBJ COMEMORA SEUS 15 ANOS COM UMA SÉRIE DE ATRAÇÕES ARTÍSTICAS E GRATUITAS

11/12/2021

Dos dias 14 até o dia 19 de dezembro, o  Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), convida para a Mostra das Artes e para a comemoração dos seus 15 anos de trajetória. 

A Mostra das Artes é a exposição dos resultados e produções artísticas de todo o público envolvido com o equipamento, seja por meio de editais ou através dos processos formativos da Escola de Cultura e Artes. Esse ano, o evento também vem para comemorar os 15 anos de existência do CCBJ. São muitas conquistas para celebrarmos juntos em mais uma edição da Mostra das Artes, com programações gratuitas de 14 a 19 de dezembro, que contarão com atrações virtuais e presenciais, no CCBJ (Rua Três Corações, 400, Bom Jardim). 

Aniversariando no dia 19 de dezembro, o CCBJ segue existindo e resistindo dentro de um território periférico, potencializando a arte, a cultura  e os direitos humanos. Conheça mais sobre o CCBJ e venham celebrar conosco.

Programação Mostra das Artes | 15 anos

Com uma programação híbrida, a Mostra das Artes se reinventa e traz programações tanto presenciais quanto virtuais, que contará com cortejos, exposições, exibições de produções artísticas, oficinas, apresentações dos resultados das produções feitas durante 2021, finalizações dos cursos da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, solenidades de encerramentos, feira de empreendedorismo, intervenções artísticas na comunidade, além da realização das contrapartidas dos grupos que fazem parte da segunda Convocatória para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do CCBJ.

Dentre os convidados para apresentações artísticas, shows e exibições, estão Luiza Nobel, Mulher Barbada, Boom Boom Black, Donaleda, apresentação do novo episódio da série La Casa du’z Vetin, com um bate-papo ao fim da exibição e muito mais além de outras atrações em confirmação. Serão seis dias de programação gratuita, virtual e presencial, com atrações e exibições o dia inteiro. 

A programação completa com informações de horário, data e outros detalhes, você vai poder conferir no site da Mostra Pela Vida, que vai ao ar na segunda-feira. Lá também será possível retirar ingressos para o acesso gratuito a toda a programação do evento. É obrigatória a apresentação do seu passaporte da vacina para participar das atrações presenciais no CCBJ, localizado na Rua Três Corações, 400, Bom Jardim. Acompanhe também no site e nas redes sociais quais das atrações contarão com tradução e interpretação para Libras.

Acesso a programação e ao CCBJ: 

Por estarmos atravessando uma pandemia, o CCBJ realiza a Mostra em formato híbrido e recomenda aos participantes a manutenção dos protocolos básicos de controle e combate à Covid-19, como o distanciamento social permitido, práticas de higienização, uso de máscara e entrada com o passaporte da vacina (duas doses – a partir de 12 anos e crianças menor de 12 anos não necessita apresentar o passaporte).

Em virtude desse cenário, a participação em todas as ações é gratuita, mas é preciso o preenchimento do formulário de participação no site: https://ccbj.org.br/ingressos/. Inscreva-se e garanta sua presença.

A programação inicia a partir das 13h, no CCBJ e segue até às 23h. Saiba como acessar o equipamento via transporte coletivo:  Rotas de ônibus

Panorama CCBJ – acessibilidade, cultura e artes

Acessibilidade atitudinal e anticapacistismo vêm se ampliando na política de cultura. Por esse motivo, o CCBJ constrói novos caminhos sobre os discursos das diversidades e das múltiplas corporeidades de suas potências criativas, por meio de ações e planejamentos acerca das diversas acessibilidades. 

Em 2020 e 2021, intérpretes/tradutores para Libras passam a integrar a equipe CCBJ, incorporados nas ações de fruição e difusão cultural e nas ações formativas. Além disso, o CCBJ recebe uma Assessoria em Acessibilidade, que desenvolve ações conjuntas de gestão e intersetorial, visando os avanços nessa jornada acessível.

O CCBJ por meio da Escola de Cultura e Artes passa a ter em seu processo formativo o Programa de Acessibilidade,  com a Coordenação Pedagógica em Acessibilidade, representada por profissionais com deficiência. 

Integra em sua programação artística, cultural e formativa o percurso formativo “Nada Sobre Nós Sem Nós”, visando a realização de uma série de ações que propõe auxiliar no despertar e a sensibilização do olhar para as diversidades dentro do campo das artes, buscando trazer para mais perto as inquietações sobre Arte e Acessibilidade.

CCBJ em números

  • Durante o ano de 2021, o CCBJ alcança mais de 50.000 pessoas, por meio de atividades virtuais e presenciais, de caráter formativo, apresentações, oficinas, comunicações, acompanhamentos e atendimentos especializados.  A ampliação do alcance é em virtude ao número de ações virtuais que capilarizou  esse montante.
  • Se destacam a realização de mais de 250 atividades artísticas culturais, entre elas  apresentações, exibições, incentivo à leitura, entre outros. 
  • Nesse contexto, foram beneficiados com bolsas 10 grupos artísticos, contemplando 30 artistas para realização e desenvolvimento de seus trabalhos.
  • Foram ainda realizadas mais 500 atividades arte-educativas e de atendimento especializado.
  • Destaca-se ainda, neste período, a distribuição de cestas básicas para 85 famílias, beneficiando cerca de 425 pessoas, as ações com os 30 Agentes Criativos e as 20 Iniciativas Comunitárias.
  • E executadas mais 10 mil horas/aulas em atividades de formação, contemplando mais de mil bolsistas (previsão de atender 1.118 bolsistas ao final do processo).
  • Contabilizando todos os tipos de ações, entre atividades artísticas e culturais, arte-educativa, atendimentos e formação, o CCBJ chega a realizar 200 atividades por mês em seus diversos setores.

Mostra das Artes 2021: CCBJ 15 anos existindo e resistindo.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!