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MAR DE IDEIAS: CCBJ PRESENTE NA 1º GAME JAM DO CEARÁ

13/10/2025

A atividade aconteceu no Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC) entre os dias 26 e 28 de setembro de 2025 e contou com a participação de três equipes do CCBJ A atividade aconteceu no Instituto de Ciências do Mar (Labomar/UFC) entre os dias 26 e 28 de setembro de 2025 e contou com a participação de três equipes do CCBJ

“Mar de Ideias – Cultura Oceânica no Ceará” é o tema da primeira Game Jam CE, organizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). Com 13 participantes, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, representou o Grande Bom Jardim no evento.

Os desenvolvedores tiveram 48 horas ininterruptas no Instituto de Ciências do Mar (Labomar-UFC) para realizar a atividade. Ao todo, participaram 16 equipes e foram desenvolvidos 10 jogos, com três deles sendo feitos pelo CCBJ: “Mar a Dois”, “O Oceano Começa Aqui” e “Um Mar de Caras Estranhos”. O resultado será divulgado na Feira do Conhecimento 2025, de 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.

A participação do equipamento aconteceu pelo Programa de Cultura Digital, promovido pela Escola de Cultura e Artes (ECA-CCBJ) entre os dias 26 e 28 de setembro. A turma do Curso Técnico de Programação em Jogos Digitais teve destaque na participação do evento.

Para Diêgo Barros, coordenador do Programa de Cultura Digital do CCBJ, as formações desse programa são essenciais para consolidar a presença do território do Grande Bom Jardim no mercado de jogos do Ceará. “Até porque somos um polo de desenvolvimento aqui da cultura digital, da arte digital e também de jogos. Então a gente acaba sendo uma referência nesse sentido”, explica.

O que é uma Game Jam?

Game Jam é uma maratona de desenvolvimento de jogos eletrônicos. Na qual os integrantes têm entre 24 e 72 horas para produzir, conforme o tema proposto. Para essa primeira edição do evento estadual, a temática consistia em transformar a ciência ecológica em uma prática popular e lúdica. 

O Programa de Cultura Digital já havia passado por dois eventos da GAMEJAM Edition, realizados pela Hero Games Brasil. A primeira participação do CCBJ aconteceu na sexta edição, em formato remoto, no ano de 2021. A última ocorreu em 2024, com o equipamento sendo um dos polos presenciais, junto com Centro Universitário Farias Brito (FBUNI).

Na Game Jam CE, as equipes do Bom Jardim optaram por usar softwares livres aprendidos no curso, como Godot Engine, Inkscape, Krita, Gimp e Libresprite. A maratona teve apoio de mentores, técnicos e palestrantes para apresentar referências e conceitos, orientando as equipes na etapa de criação.

A participação do CCBJ é importante para a troca de conhecimentos entre instituições e grupos que realizam jogos eletrônicos. Além disso, possibilita reafirmar o equipamento e as periferias como importantes espaços de produção e circulação da cultura digital. Todos os jogos estão disponíveis na plataforma https://itch.io/jam/game-jam-ce-mar-de-ideias.

Confira sobre como foi as produções dos jogos

“Auxilie os dois cientistas especialistas em oceanografia, Carlos e Dani, a concluir mais um dia de pesquisa na costa de Fortaleza!”. Essa é a premissa do jogo cooperativo “Mar a Dois”, desenvolvido pela equipe Quintura Digital. A ideia principal é mostrar que o compromisso com a preservação das praias e do mar não são feitos de forma individual e sim coletivamente.

As movimentações de Carlos e Dani ocorrem no mesmo teclado, facilitando o acesso a experiência digital / Reprodução: https://itch.io/jam/game-jam-ce-mar-de-ideias

A construção do jogo também aconteceu de forma cooperativa. Vladson Alves, ilustrador e animador do projeto, partilha que o jogo surgiu a partir de uma palestra formativa no Labomar-UFC acerca da poluição oceânica. A produção passou por implementações de ideias e testes de jogabilidade.

Para Jorismar Barroso, produtor de “Mar a Dois”, o maior desafio foi a gestão de tempo para a criação do game. “Quando chega na metade do projeto, é aí que cai a ficha e começa a corrida contra o tempo”, explica o programador. A equipe acredita que é importante que o CCBJ esteja presente nesses eventos para entregar um bom produto partindo de um equipamento cultural periférico.

Em “Mar a Dois” você pode coletar lixo, ajudar animais em situações de perigo e mais / Reprodução: https://itch.io/jam/game-jam-ce-mar-de-ideias

Para o resgate e a limpeza da vida costeira, não se deve esperar somente as ações da autoridade, o tempo é crucial. Na pele de Cleomar, o jogo “O Oceano Começa Aqui” apresenta um sistema de aventura embaixo d’água, para combater a poluição marítima. A produção foi realizada pela Equipe BJ Devis, protagonizada por estudantes e professores do ECA-CCBJ.

A personagem Cleomar não é fictícia, ela é referência na atuação pelo quilombo do Cumbe, localizado em Aracati. A ativista constrói a luta em defesa dos mangues, ecossistemas de encontro entre rio e oceano, além de ser voluntária de projetos que realizam limpezas em praias. Alexa Sousa, programadora e designer do projeto, explica que a inspiração parte de representar um protagonismo local e efetivo.

A reprodução de Cleomar foi realizada com autorização / Reprodução: https://itch.io/jam/game-jam-ce-mar-de-ideias

O tempo durante uma Game Jam é essencial para testagem e correção de erros, conhecidos popularmente como bugs. Quem passou por essa sensação foi Felipe Vieira, programador do projeto, que esteve às 48 horas no espaço de produção. Mesmo sendo sua primeira experiência em uma maratona, o planejamento da equipe foi importante para a execução do jogo. 

“Além do desafio do tempo, não tivemos muitas dificuldades para preparar o produto final. Isso provavelmente aconteceu porque já estávamos pensando na ideia do nosso jogo antes da Game Jam realmente acontecer”, explica Felipe. O principal desafio foi um problema com a cena inicial do jogo (cutscene) ao qual Alexa Sousa teve de refazer a apresentação. Foi um sufoco, mas deu certo no final”, comenta.

A Equipe BJ Devis focou em criar uma experiência educativa e com acessibilidade. O jogo conta com legendas e dublagens das ações, cenas e tutoriais. A movimentação por meio do mouse, ao invés do clique, auxilia pessoas com mobilidade reduzida.

O jogo possui elementos que aumentam ou diminuem a velocidade de Cleomar / Reprodução: https://itch.io/jam/game-jam-ce-mar-de-ideias

Como apresentar para as crianças animais marinhos com aparência peculiar, mas que fazem diferença na ecologia marinha? Pensando nisso, “Um Mar de Caras Estranhos” foi produzido para ser um jogo educativo 3D e online. O projeto foi desenvolvido pela Equipe Brincolar Games e foi utilizado a base do jogo Roblox. 

 Um Mar de Caras Estranhos tem previsão de desenvolvimento para além da Game Jam / Reprodução: https://itch.io/jam/game-jam-ce-mar-de-ideias

A experiência de participar de uma Game Jam em grupo foi a primeira de Gabura, professor do Programa de Cultura Digital. “Mas eu nunca tive um grupo, né? Assim, porque é muito comum o pessoal ir em grupo, seja das faculdades ou de amigos”, relata Gabura. Na maratona, o docente contou com a companhia da sua esposa, Daléte Cavalcante, e Julie Valentine, produtora da Ação Cultural do CCBJ. 

Julie Valentine não tinha experiência com programação de jogos, mas utilizou da game jam para florescer essa habilidade, colaborando com a pesquisa, produção e trilha sonora. Mesmo sem formação técnica, Julie afirma que foi um diferencial estar presente em uma equipe participativa.

“Acredito que estar em uma equipe onde tem um espaço onde você possa colaborar e onde as pessoas são ouvintes entre si e procuram complementar dentro do que cada uma sabe fazer”, complementa a produtora. A colaboração foi importante para conciliar os horários de trabalho de Gabura com a realização do jogo, possibilitando a entrega do material.

O jogo foi desenvolvido para crianças de 7 a 12 anos, visando estimular a comunicação e o ensino de forma lúdica. A perspectiva para o futuro é profissionalizar ainda mais essa linha de produção de jogos. 

O jogo também está configurado para funcionar em Realidade Virtual, testado no Meta Quest 3s./ Reprodução: https://itch.io/jam/game-jam-ce-mar-de-ideias

O programa tem como objetivo a democratização do acesso às tecnologias digitais e à formação artística neste campo criativo. O CCBJ tem atuado no apoio, no incentivo e no fortalecimento da Cultura Digital, através do oferecimento de cursos básicos e percursos formativos que dialogam com as experiências culturais vivenciadas no ambiente virtual. Com a participação nas formações, a comunidade tem a oportunidade de passar da condição de consumidores a criadores de conteúdo e difusores do conhecimento.

Embora o conceito de Cultura Digital seja amplo, este programa visa atender as demandas de um Centro Cultural  com uma história no campo artístico, existindo um direcionamento da área para alguns tópicos como: inclusão; novas mídias; linguagens eletrônicas; suporte e integração a outras áreas.

Serviço

1º GAME JAM CE – PRODUÇÕES DO CCBJ

“Mar a Dois”

Equipe: Quintura Digital (Vladson Alves, Hermen Jame, Dayvison Bezerra, Anderson Santos e Jorismar Barroso)

Gênero: Puzzle

Onde jogar: https://jorismarbarroso.itch.io/maradois 

“O Oceano Começa Aqui”

Equipe: BJ Devis (Felipe Vieira , Alexa Sousa, Vanessa Hilario, Rômulo Jardim e Isabele Carvalho)
Gênero: Aventura

Onde jogar: https://felp-2006.itch.io/projeto-teste 

“Um Mar de Caras Estranhos”

Equipe: Brincolar Games (Dálete Cavalcante, Gabura e Julie Valentine)

Gênero: Educacional

Onde jogar: https://gabura.itch.io/mar-de-caras-estranhas 

Quando foi produzido: 26 a 28 de setembro de 2025

Resultado: Na Feira do Conhecimento 2025, de 6 a 8 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará.

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