Logo do Governo

O programa tem como objetivo a democratização do acesso às tecnologias digitais e a formação artística neste campo criativo. O CCBJ tem atuado no apoio, no incentivo e no fortalecimento da Cultura Digital, através do oferecimento de cursos básicos e percursos formativos que dialogam com as experiências culturais vivenciadas no ambiente virtual. Com a participação nas formações, a comunidade terá a oportunidade de passar da condição de consumidores a criadores de conteúdo e difusores do conhecimento.

 Embora o conceito de Cultura Digital seja amplo, este programa visa atender as demandas de um centro cultural comunitário com uma história no campo artístico, existindo um direcionamento da área para alguns tópicos como: inclusão; novas mídias; linguagens eletrônicas; suporte e integração a outras áreas.

Alunos em sala de aula.

Coordenação / Supervisão

Diêgo Barros é educador. Graduado em Engenharia de Telecomunicações pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em 2016. Cursa Sistemas e Mídias Digitais pela Universidade Federal do Ceará (UFC), onde teve vivência como bolsista de extensão em dois projetos: na disciplina de Educomunicação e na Rádio Universitária FM. Dedica-se principalmente aos estudos de Arte Digital, Design, Educação e Comunicação. Utiliza Software Livre no seu cotidiano e se empenha também em pesquisar sobre este tema no intuito de contribuir com a comunidade na cidade de Fortaleza.

Na docência, já atuou como professor de Matemática em escolas particulares, ministrando aulas em turmas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. No campo da Informática tem experiências como professor no Projovem Urbano e no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), instituição pública vinculada à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult CE) que promove formação artística, cultural e educacional na periferia da capital cearense. No CCBJ já atuou também como Mediador de Ilha Digital (2018) e Assistente Pedagógico (2019). Desde março de 2020 trabalha na Supervisão do Programa de Cultura Digital da Escola de Cultura e Artes.

“Se valorizamos a nossa liberdade, podemos mantê-la e defendê-la.” Richard Stallman