O ato de celebrar os ciclos é sempre muito importante para o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ). Na noite desta terça-feira (29/03), o Teatro Marcus Miranda foi palco para receber a primeira turma do Curso Extensivo de Música da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. Os 16 alunos e alunas participaram de uma solenidade especial, com presença de professores e representantes de outras casas e escolas de cultura do Ceará.
Na ocasião estiveram presentes na celebração a diretora de formação do Instituto Dragão do Mar (IDM), Bete Jaguaribe, o diretor de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Ernesto Gadelha, a professora deste curso extensivo e atual gerente de formação do Instituto Dragão do Mar (IDM), Fabi Brogliato, a coordenadora dos laboratórios de Música do Porto Iracema das Artes, Mona Gadelha, os ex-coordenadores do programa de música no ciclo passado, Eric Barbosa e Dani Campelo, o gestor executivo do CCBJ, Marcos Levi Nunes, o gerente da ECA/CCBJ, Joaquim Araújo e a equipe do Programa de Música, o atual coordenador do programa, Pedro Ernesto e o assistente pedagógico, Diego Furtado.
Também esteve junto a mesa, o filósofo e professor Renato Noguera, que realiza um roteiro de visitas e conversas pelos equipamentos de cultura da Secult, realizado pelo Porto Iracema das Artes, com a ação Poéticas Afroindígenas, que lança a rota de visitas do filósofo, a masterclass “Entre a potência do amor e o poder do ódio” e o lançamento do livro “Por que amamos: O que os mitos e a filosofia tem a dizer sobre o amor”.
A acolhida foi realizada pelos alunos e alunas do curso livre “O Som de um Povo – Práticas Percussivas de Ijexá”, que estavam comemorando a finalização da formação e encantando a noite, conduzida pelo professor Leandro Marechal. Na finalização da solenidade, os convidados puderam prestigiar também a apresentação dos alunos e alunas da atual turma do Extensivo em Música, do módulo “Instrumento Específico Harmônico”, com o professor Lucas Bessa.
O atual coordenador do Programa de Música, Pedro Ernesto, pontua que este não é um mero momento de entrega de certificados, é uma celebração “ de termos resistido juntes, neste encontro de tantas diversidades, de amor, carinho e às vezes conflitos. Foram quase dois anos de aprendizados nas técnicas e nas vivências na área musical”, comemora e destaca também que no meio deste período a turma atravessou uma pandemia, que mexeu com o modo de viver, conviver e aprender.
A Escola de Cultura e Artes do CCBJ é o eixo de atuação formativa do equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e certifica a primeira turma do Extensivo em Música, no período de 2019 a 2021. O curso é realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Os alunos e alunas certificadas são: Angela Maria da Silva Vieira, Carlos Henrique de Almeida, Elivânia Monte de Sousa, Eudes Ferreira da Silva, Francisca Lenice Ferreira da Silva, Francisco Angelo Vieira Veríssimo, Gabriel Barros Mota, Glória Steffani Veras Arruda das Chagas, Janaína Lima Alves, José Igor da Silva Fernandes, Mah Nascimento Germano, Maria Samirley Sousa Ferreira, Paulo Ricardo de Jesus Venâncio Freire, Pedro Paulo Silva Vaz, Rebeca da Silva Freitas e Welson Romell Costa Teixeira.
O curso percorreu as linhas de criação, pesquisa, fruição, composição e desenvolvimento da música que contextualizam pensamentos e aplicações em percursos formativos da música brasileira. A formação propõe, módulos teóricos e práticos vivenciais de imersão e apreciação musical, estágios supervisionados com orientação pedagógica; aprendizagens específicas de instrumentos; informatização da música e suas tecnologias; compreensão musical histórica, social e regional; aprofundamento em diversidades educativas e musicais.
Acompanhe as imagens deste momento, na galeria a seguir:
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!