Promovendo a visibilidade e celebração da cultura, arte e estéticas de Pessoas T (Transsexuais, Travestis, Mulheres Trans, Transmasculine e outras identidades transitórias), nos dias 27 e 28 de janeiro o CCBJ realizou o TransFestival. O evento teve o intuito de valorizar as suas identidades, criações e produções artísticas e culturais em diversas linguagens e formatos. As atividades aconteceram tanto no Centro Cultural Bom Jardim quanto no Polo de Lazer do Conjunto Ceará.
O TransFestival contou com uma programação plural composta por oficinas, apresentações musicais, dança, performance, exibições audiovisuais e roda de diálogos. O festival foi promovido pelo Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), em parceria com os coletivos Polo Trans e Guetto Queen, coletivos LGBT e instituições que promovem ações e debates sobre a comunidade em um Festival TLGB.
O CCBJ celebra ano todo a cultura e a arte de pessoas T, entendendo a importância de promover espaços acolhedores e respeitosos. É essencial a participação da população T nos processos formativos, tomadas de decisão, programação cultural e artística de equipamentos públicos. Uma participação ativa e constante, com a garantia de que há uma rede de apoio para agir diante de qualquer caso de desrespeito. O momento de construir um ambiente sem transfobia é agora.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!