A semana que converge para o festejo do Dia das Crianças no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) é um período em que reunimos nossos fazeres cotidianos para celebrar as diversas infâncias presentes no equipamento cultural, como espaço de proteção e percepção que essA Diversidade mora em mim! para despertar e reafirmar o respeito aos corpos, cores, religiões, raças, formas, culturas e famílias presentes no equipamento.
Através do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE), o CCBJ oferece do dia 10 a 14 de outubro, uma programação lúdica para que as crianças vivenciem seus sentimentos, fortaleçam seus vínculos interpessoais, compreendam diferenças e exercitem acordos. É esperado estimular o respeito aos direitos das crianças por parte de seus familiares, em especial, no entendimento que as desigualdades sociais, de gênero e outras que acometem acessos básicos como o direito ao brincar e que precisamos protegê-las para garantir-lhes isto.
O objetivo das ações é proporcionar momentos para que se desenvolvam, inventem e construam-se como protagonistas, para seu desenvolvimento cognitivo e psicossocial, experimentando-se como cidadão, com desejos, diferenças, necessidades, conflitos para construírem seus caminhos com autonomia, inclusão, acessibilidade, liberdade na cidadania cultural e garantia de direitos.
Confira a programação da Semana da Criança CCBJ 2023:
Dia 10/10/2023
Contarte: Brinquedos e brincadeiras, às 14h – Sala Multiuso, com agentes criativas Catharina Feitosa e Carolina Bonfim
Atividade para a confecção de brinquedos com materiais recicláveis e momento de brincadeiras mediadas pelas agentes criativas.
Navegando em Letrinhas: Ofélia, a Ovelha, às 16h – Espaço Alternativo, com educadora Bárbara Araújo
Leitura mediada e dialógica sobre o livro infantil ”Ofélia, a ovelha” de Marina Colasanti, autora consagrada por contos e ensaios sobre as problemáticas femininas e que, nessa história, traz a problemática da insatisfação pessoal e da busca da identidade através da aparência, a fim de valorizarmos nossas próprias características.
Dia 11/10/2023
Desenho e pintura: Desenho cego, às 10h – Espaço NArTE, com educadora Narah Adjane
A vivência propõe experimentações com o público, onde irão realizar desenhos a partir de objetos sentidos pelas mãos, sem o uso da visão. A ideia é se divertir usando a percepção para além do olhar e imaginar diversas formas de perceber o mundo ao redor.
Plantar para crescer, às 15h – Espaço Paulo Freire, com Eduardo Marques
Em continuidade ao ambientação do jardim no Espaço Paulo Freire, as crianças irão realizar o plantio de espécies, junto às medicinais já existentes, para formação de uma cerca viva que proteja o ambiente da rua, descobrindo novas plantas e reforçando a importância da diversidade para o planeta e dos cuidados como rega e adubação.
Brincar é coisa séria!, às 16h – Espaço Mariele Franco, com educadora Deyse Mara
Brincadeira é essencial para o desenvolvimento psicomotor e cognitivo na vida das crianças. Com isso, iremos propor uma tarde de muitas brincadeiras populares, a fim de que as crianças entendam a importância do brincar, com respeito e com cooperatividade.
Navegando em Letrinhas: Adjoké e as palavras que atravessaram o mar, às 19h – Biblioteca Cristina Poeta, com Bárbara Araújo
Leitura mediada e dialógica sobre o livro infantil ”Adjoké e as palavras que atravessaram o mar” de Patrícia Matos, retrata a vida de uma menina Yorubá que chegou ao Brasil traficada do Continente Negro, numa contação de história para descoberta da origens ancestrais de cada criança.
Dia 13/10/2023
Cine NArTE – Animação “Ian e o Parquinho”, às 10h – Cineclube, com educadora Jackline Marques
Ian é um curta-metragem de animação que conta uma história real em de um menino com paralisia cerebral. Na escola, nenhuma criança brincava com ele, mas Ian não desiste de mostrar que, apesar da cadeira de rodas, ele tem os mesmos direitos que todas as crianças. Após a exibição, será mediado debate e desenhos com o público. Classificação livre.
Vivência de criatividade sustentável, às 16h – Espaço Multiuso, com agentes criativos Halan e Jeferson
Atividade voltada para sensibilização da cultura sustentável a partir do estímulo à criatividade na confecção de vasinhos com materiais reutilizáveis, visando uma brincadeira sustentável e consciente.
As Cores que Somos, às 17h – Espaço Paulo Freire, com educadora Jackline Marques
Através da brincadeira para a formação de cores secundárias (verde, lilás e laranja) através das cores primárias (amarelo, azul e vermelho), iremos trabalhar que emoções elas nos transmitem e exercitar auto-retratos para estímulo da percepção e valorização de si.
Bailinho de Talentos, às 18h – Espaço Paulo Freire, com educadora Deyse Mara
Para abrilhantar a semana das crianças, teremos uma noite com música, dança e moda, onde as crianças serão protagonistas desse evento, apresentando seus talentos artísticos. A vivência tem como principal objetivo, garantir uma noite de lazer e diversão.
14/10/2023
Desvendando o Universo: Planetário CCBJ, às 13:30h – Sala Multiuso, com articuladores comunitários Auri e Shirley
A fim de viajar nos mistérios de nossa presença no universo, essa experiência imersiva em Astronomia, visa ampliar os horizontes e a percepção sobre o mundo em que vivemos, de onde viemos e o lugar que ocupamos em nossa sociedade, por meio de exibição de 10 minutos, com a participação de 05 crianças cada, contando história do nosso sistema solar.
Rua do Brincar: Pelo Direito de Brincar em Seu Território, às 15h – Praça Central CCBJ, com a Iniciativa comunitária Espaço Geração Cidadã (EGC)
Através da instalação de brinquedos e disposição de ferramentas pedagógicas, no Pátio do CCBJ, as crianças poderão interagir através de cantigas de rodas e brincadeiras antigas, estimulando o cérebro, a atenção, a coordenação motora, a agilidade, a noção de espaço, além de promover o companheirismo e o senso de coletividade entre elas.
Brincando e pintando, às 15h – Espaço NArTE, com a agente criativa Lídia Freire
Em continuidade às vivências realizadas pela agente criativa, em outubro, as plaquinhas de papelão produzidas para crianças através de pintura livre serão sobre “o que é ser criança?”
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!