Finalizando mais um ciclo repleto de ações voltadas para a comunidade do Grande Bom Jardim, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) realizou no dia 31 de março o Rolê Bomja, evento gratuito, com uma programação cultural para todas as idades, promovendo a cultura, estética e a arte da periferia, além da culminância de diversos cursos ministrados no equipamento.
O Programa de Música da Escola de Cultura e Artes do equipamento trouxe a Orquestra de Cordas do Centro Cultural Bom Jardim, promovendo um momento de interação entre as turmas de Violão Iniciante e de Cordas Friccionada. O Programa de Audiovisual da Escola de Cultura e Artes do equipamento exibiu os resultados dos projetos pedagógicos produzidos pelos alunos dos cursos básicos. Os cursos que apresentaram projetos durante o Rolê Bomja foram “Brincar com a câmera: Audiovisual com a Infância”; “Filmar, ouvir, escrever” e “O cinema e a memória das nossas ruas”.
Durante o evento, foram exibidos os filmes “Tramas do entardecer”, de Maya Deren e o filme “Pátio”, de Glauber Rocha, cuja trilha sonora foi produzida pelos alunos do curso básico de audiovisual de Criação de Trilha Sonora, ministrado por Fernando Catatau e Clau Aniz. Fechando as culminâncias do Programa de Audiovisual, foi lançado o videoclipe ”Corre”, produzido pela turma do curso básico de Produção e Edição de Vídeos Musicais, ministrado por Ivo Lopes e Darwin Marinho.
Compondo a programação cultural do Rolê Bomja, o CCBJ trouxe uma apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”, realizado pela Escola de Atores Marcelino Câmara, com produção da Cia de Teatro Catavento. Oespetáculo foi inspirado no texto original de Frank Baum, com adaptação para o teatro de Marcelino Câmara. Durante a noite, o evento contou com o samba do Grupo Bom Lance, o forró de Negro Nill e uma apresentação das Fortalrettes, grupo de dança que nasceu de um Laboratório de Pesquisa do equipamento, estudando a cultura dançante Majorette, que mistura o burlesco, jazz, hip-hop, step, entre outras manifestações culturais dançantes do Sul dos Estados Unidos.
A programação também contou com o Espaço Brincarte, com atividades lúdicas voltadas para o público infantil e a Cafeira, uma feira de empreendedorismo comunitário protagonizado pelas participantes do projeto Café com as Artesãs. Ambas as iniciativas foram promovidas pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) do CCBJ.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!