“Repercussões Subjetivas” propõe, a partir das experiências de jovens estudantes de escolas do GBJ, traçar uma investigação que relacione cultura digital, interseccionalidade e trajetórias juvenis de estudantes mulheres do ensino médio. O projeto está dentro do Laboratório de Pesquisa em Cultura Digital e também está vinculado ao “Artes Insurgentes: Coletivizando Resistências”, que tem atuado em escolas públicas do Grande Bom Jardim.
“A ideia do projeto surgiu a partir das atividades desenvolvidas pelo coletivo Artes Insurgentes no Grande Bom Jardim, em especial no IV Festival das Juventudes e do Fórum de Escolas do Grande Bom Jardim”, diz Ingrid Rabelo, uma das proponentes do projeto. Sobre o processo de pesquisa até o momento, Ingrid conta que as discussões entre os participantes do projeto já era permeada pelas redes sociais: “Consideramos importante refletir sobre o uso do Instagram por adolescentes de modo a refletir com elas de forma crítica sobre essa ferramenta”.
O projeto pressupõe que recortes de marcadores da diferença repercutem subjetivamente de modo singular a partir da interseção de gênero, classe e geração, diante da influência do consumo digital nos modos de ser de adolescentes, além de contribuir para que as adolescentes criem novas formas de se relacionar no mundo virtual.
O grupo conheceu o laboratório de Pesquisa do CCBJ através das partilhas dos resultados dos grupos que participaram das edições anteriores. “Percebemos o quanto a experiência fortalece a iniciativa participante e também o território do Grande Bom Jardim e da cidade de Fortaleza pois os resultados são compartilhados em outras regiões da cidade”, conta Ingrid. Nesse momento, os pesquisadores do projeto “Repercussões Subjetivas” está realizando a análise de questionários já realizados e planejando oficinas sobre redes sociais. Um episódio de podcast será produzido para apresentar os resultados desse processo.
LABS CCBJ 2022
O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da sua Escola de Cultura e Artes, que propõe a experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Na sua edição de 2022, os LABS CCBJ terão vigência de 5 meses e contemplam 10 projetos cada um dos seguintes segmentos: Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Cultura Digital.
O CCBJ irá produzir materiais especiais de apresentação dos processos de pesquisa de cada um dos grupos que integram os LABS CCBJ 2022 até o final do ano, período em que ocorrerá os processos de partilha dos laboratórios com a comunidade. Acompanhe as publicações através do Instagram, Facebook e site do CCBJ.
1 Comentário
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!