Logo do Governo

PERIFERIA QUE LÊ – PROJETO LANÇA ANTOLOGIA QUE REÚNE TEXTOS DE 20 ARTISTAS DO GRANDE BOM JARDIM

14/11/2021

Mantendo ativa a ideia de incentivar e garantir a continuidade de produção de grupos e coletivos do Grande Bom Jardim, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) lançou a segunda edição do edital da Convocatória para manutenção dos grupos. Entre os dez grupos selecionados está o projeto Periferia Que Lê, contemplado na linguagem da literatura. e o CCBJ oportuniza este espaço para que o público em geral conheça mais sobre os grupos selecionados.

O Periferia Que Lê foi idealizado pelo educador social e escritor Marcos de Sá, logo no inicio do período pandêmico no Brasil, em 2019. A sede do projeto está localizada em um espaço cedido pela Associação Cultural Santa Teresinha do Menino Jesus (Granja Lisboa) para o funcionamento da nossa biblioteca. O projeto promove ações totalmente voluntárias, enfatizando a importância da leitura e quebras de paradigmas que a periferia sofre no que diz respeito à linguagem da literatura. Dentre as ações, estão momentos de leituras compartilhadas, saraus, palestras em sala de aula e entrega de livros e materiais educacionais em comunidades. O projeto também criou duas Geladeiras Literárias, que são mantidas constantemente com doações.

Como forma de contrapartida dentro da convocatória, o Periferia Que Lê iniciou o projeto “Periferia que Escreve”, para desenvolver novos escritores dentro do Grande Bom Jardim, através de oficinas (formato híbrido). O projeto tem como objetivo principal envolver os talentos do GBJ nas artes literárias com as suas possibilidades. A ideia é que, como resultado do projeto de formação dos novos escritores, seja produzida uma antologia (coletânea de textos), que reunirá o trabalho de todos os envolvidos.

A antologia será lançada em dezembro de 2021 e tem como título “Somos a periferia que escreve”, e reúne 47 textos de contos, crônicas, poesias e relatos, escritos por 20 artistas do Grande Bom Jardim, além de um prefácio assinado por Fábio Paes. O livro terá versão física limitada, que será entregue aos participantes e algumas bibliotecas locais, porém estará disponível GRATUITAMENTE nas mídias do Periferia que Lê em formato PDF para quem não teve acesso a versão física. A contrapartida será o lançamento dessa antologia, com a participação dos escritores convidados, da equipe do Periferia que Lê e dos inscritos, e será transmitida através das redes sociais do CCBJ (Instagram, Facebook e canal do CCBJ no YouTube)

Marcos de Sá, idealizador do projeto, conta: “Eu sempre quis evidenciar a literatura dentro da comunidade, principalmente por saber que nossas histórias foram deturpadas e invisibilizadas por pessoas que tiveram a oportunidade de ser uma voz, mas essas não nos representava de fato. Não apenas para falar de mazelas ou injustiças, mas para expressar os nossos talentos, como escrever um bom romance ou um livro bem escrito de fantasia. E nós temos isso aqui, mas se a gente não se oportunizar, ninguém vai fazer. O “SOMOS A PERIFERIA QUE ESCREVE” está chegando com isso que queima no meu coração”.

Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza no ano de 2021 (Setembro a Dezembro) a Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos. 

Em sua segunda edição a convocatória teve como objetivo selecionar 10 (dez) propostas de grupos e/ou coletivos artísticos nas suas mais diversas linguagens e manifestações, para a sustentabilidade dos trabalhos e estímulo ao aprimoramento profissional, como estratégia de enfrentamento aos impactos gerados pela pandemia COVID-19, colaborando para manutenção de suas atividades, através de concessão de ajuda de custo/bolsa-auxílio, por um período total de 04 (quatro) meses.

Saiba mais sobre o Periferia Que Lê

Ficha Técnica:

Marcos de Sá

Troye Teixeira

Daiany Lima

Jeffersson Alves

E-mail: periferiaquele@gmail.com

Redes Sociais:

https://www.facebook.com/periferiaquele

https://www.instagram.com/PERIFERIAQUELE/

https://www.youtube.com/channel/UCekt5W5fO_1cBeVOjaNAbSw

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!