Logo do Governo

CCBJ APOIA DIA DAS CRIANÇAS DA COMUNIDADE SÃO FRANCISCO 

23/10/2025

Evento ocorre neste sábado (25) e conta com a articulação de comerciantes e moradores da região Evento ocorre neste sábado (25) e conta com a articulação de comerciantes e moradores da região

Neste sábado (25), a rua Três Corações, na altura da Comunidade São Francisco, no Bom Jardim, estará repleta de atividades lúdicas e artísticas pensadas para a infância e o direito de brincar. A Festa das Crianças chega à sua sexta edição e recebe apoio do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). A participação visa o fomento à cidadania cultural por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE).

O projeto é em parceria com mais de 10 empreendimentos locais. A moradora Maria Valdania, mais conhecida como Bilinha, reconhece o evento como um momento de diversão para todas as idades. “É muito importante para as crianças e também para todos moradores, tão carente de diversão, haver momentos como esse”, reflete. A expectativa é que mais de 300 crianças estejam presentes. “Estamos muito alegres e unidos pois todos trabalhamos juntos por esse dia”, completa.

Todas as atividades do equipamento na festa fazem parte do É o Brinca, programação sociocultural voltada para o público infantil, realizada pelo CCBJ. O projeto acontece aos sábados, no período de 14h às 17h, com atividades de lazer, vivências artísticas e culturais, cineclube, desenho livre, jogos e brincadeiras. As atividades têm o objetivo de garantir o brincar como um direito da infância que mora em território de periferia. 

Pinturas, Lendas e Fantasias

Com bastante ludicidade, o NArTE optou por trabalhar com atividades manuais e artesanais. Marcando as gerações das crianças na periferia, a educadora Flor de Maracujá trará brincadeiras populares como corrida de saco, dança das cadeiras, estátua musical, caça ao tesouro e pula corda.

Para as crianças que gostam de esporte, Amanda Quebrada vai conduzir uma atividade esportiva, fazendo também o debate sobre ética no esporte. A arte também toma palco no dia com pintura de rosto com Narah Adjane. Todas as atividades serão realizadas na Comunidade São Francisco, com o objetivo de estimular as crianças a expressarem seus interesses e identidade de forma divertida.

As atividades são realizadas por educadores sociais do equipamento / Reprodução: Centro Cultural Bom Jardim

Revivendo um dos imaginários mais comuns do Nordeste, uma figura folclórica tomará conta da festa. O É o Brinca convida a atração “O Lobisomem de Maranguape”, que apresenta o mistério sobre o tema através da magia de bonecos. O espetáculo é de autoria de João Andirá, com direção de produção de Cleomir Alencar e direção musical de Gilvan Silva. 

O Dia das Crianças segue com outras atividades realizadas pelos grupos parceiros. O CCBJ, equipamento cultural da periferia de Fortaleza, reconhece a importância do acesso à ludicidade e à expressão cultural e artística das crianças no território do Grande Bom Jardim.

Confira a Programação Realizada pelo CCBJ

BRINCADEIRAS POPULARES – Infância divertida (NArTE)

Educadora: Flor de Maracujá

Horário: 15h

📍 Comunidade São Francisco

DESAFIO ESPORTIVO (NArTE)

Educadora: Amanda Quebrada

Horário: 16h

📍 Comunidade São Francisco

PINTURA DE ROSTO – Sua identidade, sua cara! (NArTE)

Educadora: Narah Adjane

Horário: 17h

📍 Comunidade São Francisco

ESPETÁCULO – Lobisomem de Maranguape (NArTE)

Convidado: João Andirá

Horário: 18h

📍 Comunidade São Francisco

O Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE) é o setor de cidadania cultural do CCBJ e tem como foco fortalecer, por meio da arte educação e da cultura, o combate às violações de direitos e o fortalecimento dos Direitos Humanos no território do Grande Bom Jardim. Surgiu em 2017, da necessidade em responder o questionamento: como a arte e a cultura podem ser instrumentos de transformação social em um cenário de extrema vulnerabilidade? 

O NArTE atua ainda no encaminhamento de casos de violações de direitos para a Rede de Proteção, realizando ações de prevenção dessas violações e promovendo a cultura de paz. Tudo isso é realizado a partir da arte-educação, apoiada na perspectiva metodológica da Educação Social, de Paulo Freire.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!