A edição 2021 da Mostra das Artes do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), teve seu segundo dia de evento ontem (15), comemorando o aniversário de 15 anos de existência e resistência do CCBJ. O evento segue acontecendo, presencialmente e virtualmente, até o dia 19 de novembro, com muitas atrações culturais gratuitas e aberto ao público geral.
No seu segundo dia de evento, a Mostra das Artes 2021 entregou apresentações de teatro, com o espetáculo E.L.A, oficina de arte de terreiro, roda de capoeira, a solenidade de encerramento da primeira turma do curso extensivo de audiovisual do CCBJ e, finalizando o dia, uma apresentação da banda Donaleda na Praça Central do CCBJ. A programação iniciou às 16h e seguiu até 23h.
Confira abaixo o que rolou no primeiro dia de evento:
Arte de Terreiro: Manifestações culturais povos de terreiro do Grande Bom Jardim
Iniciando o segundo dia de programação da Mostra pela Vida 2021, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promoveu o momento “Arte de terreiro: manifestações culturais dos povos de terreiro do Grande Bom Jardim”, que rolou na Praça Central do equipamento. A atividade contou com a presença de alguns representantes de terreiros do Grande Bom Jardim, e contou com muita música e troca de vivências.
Oficina “Arte de Terreiro” com Mãe Janaina
Em seguida, CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), promoveu a oficina “Arte de Terreiro”, ministrada pela Mãe Janaína. A atividade tinha o intuito de agregar e somar com terreiros que estão dentro do Grande Bom Jardim e com as pessoas que tem curiosidade de conhecer a religião. Aconteceu no Espaço Alternativo ao lado do Teatro Marcus Miranda do CCBJ.
Teatro em Pauta: Jéssica Teixeira apresenta o espetáculo “E.L.A”
No Teatro em Pauta de ontem, compondo a programação da Mostra das Artes 2021, o CCBJ convidou Jéssica Teixeira para apresentar o espetáculo “E.L.A”, ao vivo no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, às 17h. O espetáculo E.L.A surgiu a partir da investigação cênica do corpo inquieto, estranho e disforme da atriz Jéssica Teixeira, e de que maneira o mesmo se desdobra e faz desestabilizar e potencializar outros corpos e olhares.
Roda de Capoeira – Encerramento dos Cursos Básicos de Capoeira e Capoeira para Mulheres
Em mais um momento de solenidade de encerramento de cursos, rolou uma roda de capoeira como forma de encerramento dos Cursos Básicos de Capoeira e Capoeira para mulheres, junto com todos os professores e alunos que participaram da formação, em parceria com o CCBJ e Associação Zumbi Capoeira – AZC no Centro Cultural AZC Mestre Lula. O grupo apresentou à comunidade do CCBJ, suas coordenações e o público presente a nossa cultura da Capoeira e as outras manifestações culturais afro descendentes. Durante o momento, também estava sendo exibido na Praça Central do CCBJ o documentário “Nesse chão se estende a mão”, da Associação Zumbi Capoeira, como forma de Contrapartida da Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim.
Solenidade de encerramento da primeira turma do Curso Extensivo de Audiovisual
Mais tarde, aconteceu a solenidade de encerramento e entrega de certificados da primeira turma do Curso de Extensão em Audiovisual também faz parte da programação da Mostra das Artes 2021. O momento acontecerá no Teatro Marcus Miranda do CCBJ, às 19h30 Após encerramento de forma online, a turma volta a se encontrar presencialmente para celebrar a finalização do curso junto a professores e equipe. Neste encontro, a turma falou de como foi o percurso deles para a segunda turma do curso de extensão em audiovisual.
Todos os Sons: Donaleda
Encerrando o segundo dia de Mostra das Artes, teremos uma apresentação musical da banda Donaleda, na Praça Central do CCBJ, com início às 21h30. Com 6 discos lançados e 20 anos de existência, Donaleda é a maior banda de reggae autoral do Ceará e uma das maiores do Norte/Nordeste. Desde de 2001 Donaleda vem divulgando o reggae que produz.
Também foram apresentadas presencialmente no Cineclube do CCBJ, as 7 videodanças que compuseram a Mostra Pulsar, solenidade de encerramento da primeira turma do Curso Técnico em Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ em parceria com o Porto Iracema das Artes. As videodanças estão disponíveis no canal do CCBJ no YouTube.
Além das atrações previstas na programação geral do evento, a feira de artesanato e comidas típicas caseiras, protagonizada pela própria comunidade, segue com seus produtos expostos. A feira está localizada no campinho, dentro do equipamento, com uma mesa para cada grupo/coletivo e empreendedor individual expor seus produtos, que variam entre artesanato de tecidos, bijuterias, acessórios, macramê, crochê, mudas de plantas, produtos natalinos artesanais e até uma mesa com o trabalho de trancismo de Letícia Felix e as massagens de Mariana Freitas.
Além das apresentações presenciais, o primeiro dia de Mostra das Artes também contou com uma programação virtual: o encontro no Google Meet “Vivência musical percussiva com instrumento agbê”, um aulão aberto de finalização do eixo básico do Programa de Música.
O formulário de inscrições para participação do público geral nas atividades presenciais de cada dia da Mostra das Artes 2021 recebe inscrições até o início da primeira atividade do dia, permanecendo aberto para que os interessados se inscrevam nos dias seguintes do evento. Para realizar sua inscrição, basta acessar a aba ingressos no site do CCBJ, preencher o formulário e comparecer no equipamento portando o Passaporte de Vacina ou cartão de vacina constando as duas doses e documento de identificação com foto.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!