Logo do Governo

MOSTRA PULSAR – EVENTO DE FORMATURA DO CURSO TÉCNICO EM DANÇA DO CCBJ LANÇA SETE VIDEODANÇAS

10/11/2021

Em 2021, o Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará – SECULT/CE, gerido pelo Instituto Dragão do Mar – IDM, em parceria com o Porto Iracema das Artes, celebra a formatura da primeira turma do Curso de Técnico em Dança (CTD/CCBJ) da Escola de Cultura e Artes (ECA),  com a Mostra Pulsar, que reúne sete videodanças desenvolvidas pelos(as) intérpretes-criadores(as) e concludentes do curso. O evento acontece presencialmente, na Praça Central do CCBJ, nos dias 19 e 20 de novembro, às 18h.

No dia 19 de novembro haverá a solenidade de formatura com a entrega dos certificados das alunas e alunos, além da exibição das videodanças. O primeiro dia da Mostra Pulsar será destinado exclusivamente para convidados e convidadas: alunos e alunas do CTD, familiares, representações dos equipamentos e órgãos parceiros e equipe CCBJ.

Já o segundo dia da Mostra Pulsar será aberto ao público geral, com capacidade máxima de 100 pessoas. No segundo dia do evento, os concludentes e intérpretes-criadores irão compartilhar com o público suas concepções sobre os processos criativos das videodanças. Após o momento presencial, o bate-papo será posteriormente disponibilizado no canal do CCBJ no YouTube.

As videodanças serão disponibilizadas no canal do CCBJ no YouTube por tempo limitado, ficando disponíveis para o público geral de 19 a 28 de novembro. Em breve, será lançado  um site com informações sobre os processos criativos de cada videodança, sobre os concludentes e detalhes de cada projeto. Para conferir, acompanhe o Instagram, Facebook e site do CCBJ.

É obrigatório, conforme os protocolos sanitários, que os participantes apresentem o cartão de vacina contra a covid-19 na entrada ou apresentem teste negativo de pelo menos dois dias antes do evento, usem máscaras durante todo o evento, mantenha o distanciamento social de pelo menos 1 metro, faça a aferição da temperatura na entrada e siga os protocolos de higienização. A pandemia da Covid-19 ainda é uma realidade e é muito importante a manutenção dos protocolos.

O CURSO TÉCNICO EM DANÇA

O Curso de Técnico em Dança (CTD/CCBJ) é realizado em parceria com o Porto Iracema das Artes, e é o primeiro curso técnico em dança localizado numa periferia de Fortaleza. O curso propõe uma imersão no fazer-pensar da dança com o intuito de formar artistas capazes de atuar em dança como intérpretes/criadores, mobilizando saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos.

A Mostra Pulsar reúne sete videodanças desenvolvidas pelos(as) intérpretes-criadores (as) e concludentes, que estão batalhando, extraordinariamente, desde a concepção escrita, corporal, roteirização até a finalização das obras para a conclusão do Curso Técnico em Dança (CTD). Os trabalhos finais  do CTD foram motivados a partir da relação dança e vídeo, idealizados para atender as necessidades do processo de criação  artística  dos(as) intérpretes-criadores(as), tendo em vista o cenário das aulas remotas ocasionadas pela pandemia da COVID-19.

Os concludentes foram orientados pela professora orientadora Andreia Pires e pelo professor de realização em audiovisual, direção de fotografia e edição da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Luis Ramon, com o acompanhamento de toda a equipe do Programa de Dança do CCBJ, incluindo a equipe pedagógica, composta pelo  gerente da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Joaquim Araújo, a Coordenadora de Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, Silvana Marques e Paloma Bezerra, Assistente Pedagógica da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. O evento é uma realização das equipes do CCBJ e das Casas de Cultura parceiras (Teatro José de Alencar, Cineteatro São Luís e Instituto Cuca).

Compartilhar:

Categorias

Comentários

3 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!