Compondo a edição de 2022 dos Laboratórios de Pesquisa em Audiovisual do CCBJ, “Inundação” é um projeto de pesquisa audiovisual sobre o realismo fantástico que investiga como este gênero pode ser usado na construção de narrativas contra-hegemônicas, de personagens dissidentes que sejam complexos e bem desenvolvidos.
A partir do mito da sereia e dos artifícios do realismo fantástico, o grupo, composto por Sunny Maia, Izzi Vitório, Evye Alves, se propôs a investigar imaginários férteis para uma pluralidade de identidades no universo LGBTQIAPN+. Além disso, o grupo desenvolveu o roteiro de um curta-metragem tendo como base uma cartografia de imagens do realismo fantástico Latino Americano e da Diáspora. Com auxílio da bibliografia, filmografia, oficinas e tutorias, o projeto Inundação construiu uma investigação que aprofunda, questiona e debate as possibilidades de representação ou não da transgeneridade e negritude no cinema brasileiro, criando também acervo e memória para essas comunidades.
Evye Alves acompanha os processos seletivos promovidos pelas instituições de ensino públicas voltadas para artistas e/ou agentes culturais desde sua iniciação enquanto artista e pesquisador, em meados de 2017. Foi nessa busca que descobriu os Laboratórios de Pesquisa do CCBJ.
Inundação surgiu a partir de um roteiro pré-existente que tinha como objetivo se aprofundar no mito da sereia, buscando mapear os regimes de imagem intrínsecos na figura mitológica. “Procurávamos criar novos imaginários férteis em torno das criaturas marinhas monstruosas, especulando-as em corporalidades dissidentes de gênero e raça através do realismo fantástico enquanto gênero cinematográfico.”, conta Evye.
Nos momentos finais da pesquisa, Evye conta que “dos encontros com a tutora Linga Acácio e a oficineira Noá Bonoba, a elaboração de uma escrita monstruosa surgiu como força motriz em nossos processos de imersão em escrita e demais elaborações sensíveis. O corpo, os gestos e as sonoridades tem aparecido com frequência em nossos encontros; estes em encruza com muitas das leituras que fizemos durante os meses de pesquisa. O mapa e o monstruoso sempre em constante atrito em nossos diálogos.”.
LABS CCBJ 2022
O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da sua Escola de Cultura e Artes, que propõe a experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Na sua edição de 2022, os LABS CCBJ terão vigência de 5 meses e contemplam 10 projetos cada um dos seguintes segmentos: Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Cultura Digital.
O CCBJ irá produzir materiais especiais de apresentação dos processos de pesquisa de cada um dos grupos que integram os LABS CCBJ 2022 até o final do ano, período em que ocorrerá os processos de partilha dos laboratórios com a comunidade. Acompanhe as publicações através do Instagram, Facebook e site do CCBJ.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!