Logo do Governo

LABS CCBJ 2022: “Luzia” investiga como abordar mulheridades e maternidade compulsória em cena

19/11/2022

Luzia: quando nasce uma mãe?” é um projeto multilíngue de circo, dança e teatro de animação que aborda maternidade compulsória e mulheridades. Atravessadas pelo tema mulheridades e marcadas pela relação com maternidade e a prática das artes cênicas, as proponentes do projeto, que está sendo realizado dentro do Laboratório de Pesquisa em Teatro, apostam numa pesquisa de linguagem e temática: como o procedimento social (maternidade compulsória) pode desencadear corporeidades e dramaturgia para a cena?

O grupo conheceu os LABS CCBJ através das programações culturais e formativas do equipamento e já tinha tentado a seleção com outros projetos em edições anteriores dos LABS CCBJ. Segundo Ana Paula, uma das proponentes do projeto Luzia nos LABS CCBJ 2022, a ideia inicial da pesquisa surgiu no Co-Laboratório em artes circenses a partir de investigações com acrobacia aérea. A abordagem pretendia evidenciar o estreitamento entre circo, teatro e dança numa pesquisa de composição cênica que coloca o corpo em relação com a materialidade para construir visualidades na cena.

Nesse momento, o grupo está último mês de pesquisa, num momento de revisitar tudo que foi abordado durante o processo do laboratório, desde as partilhas individuais até o planejamento para a partilha final do projeto: “Esse momento da pesquisa tá sendo uma correria porque a gente começa a refinar uma espécie de mostra, uma experiência cênica pra apresentar nessa partilha final. A gente tem muito material artístico e intelectual. Sendo uma pesquisa de teatro, Luzia também carrega um estudo muito profundo do tema, com varias leituras e pesquisas em trabalhos anteriores, principalmente em textos, arte e reportagens que tratavam da maternidade e gravidez compulsória e também mulheridades“, conta Érica Vieira, uma das integrantes proponentes da pesquisa.

Érica conta que o apoio da bolsa disponibilizada pelos LABS CCBJ é uma parte muito importante do processo, ao possibilitar que o grupo possa estabelecer um tempo de dedicação exclusiva para o projeto, “ter um horário definido pra se encontrar, poder não só bancar o deslocamento, mas também o espaço e o material que foi necessário, a gente faz esse levantamento e percebe o quanto é importante esse investimento de pesquisa em artes”.

Luzia, segundo Érica, vai continuar após a culminância das pesquisa dos LABS CCBJ 2022: “Esse laboratório mostrou que tem muito potencial pra continuar gerando experiências cênicas, mostrou que Luzia vai continuar sendo pesquisado, esticado, experimentado e vivido”, conta. Mais um fruto dos Laboratórios de Pesquisa do Centro Cultural Bom Jardim que continuará sendo perpetuado no universo vasto das pesquisas em artes.

LABS CCBJ 2022

O Laboratório de Pesquisa é um dos eixos formativos do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), por meio da sua Escola de Cultura e Artes, que propõe a experiência imersiva dedicada à pesquisa em Artes. Na sua edição de 2022, os LABS CCBJ terão vigência de 5 meses e contemplam 10 projetos cada um dos seguintes segmentos: Teatro, Dança, Música, Audiovisual e Cultura Digital. 

O CCBJ irá produzir materiais especiais de apresentação dos processos de pesquisa de cada um dos grupos que integram os LABS CCBJ 2022 até o final do ano, período em que ocorrerá os processos de partilha dos laboratórios com a comunidade. Acompanhe as publicações através do InstagramFacebook e site do CCBJ.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!