Logo do Governo

ERÊS TRANSFORMAM E RENASCEM: CCBJ RECEBE PRIMEIRA GALERIA DO MUNDO

09/02/2026

A exposição fabula sobre infâncias trans e está aberta a visitação até 28 de fevereiro A exposição fabula sobre infâncias trans e está aberta a visitação até 28 de fevereiro
Compartilhe:

Pensar na imaginação de um corpo remonta desde a fase infantil. As crianças pegam bonecos e os reinventam: cortam cabelo, adicionam outra veste ou até mesmo uma parte de outro brinquedo. A transgeneridade também faz parte dessa remontagem. O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento público da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe a 3ª edição da exposição Primeira Galeria do Mundo durante o mês de fevereiro.

A mostra é organizada pela Banida Plataforma com apoio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Sendo espaço para celebração da infância e da transição, a exposição reúne mais de quinze artistas e coletivos trans, travestis e não-bináries de diferentes regiões do país. O acervo compõe obras de Aires, Amina Niara Terra, Arrudas, Ayume Andrade, Bárbara Banida, Bento Ben Leite, Beijamin Aragão, Caru Brandi, Curimatã, Dami Cruz, Indja, Lorena Falcão, Lui Foito, Ossy Erro e Projeto Reencantâncias.

“Nessa exposição, a gente celebra a inocência das crianças e seu gesto inacabado, mas também sua capacidade imaginativa, sem amarras de gênero ou forma, onde imagens que resistem na memória podem aparecer”, conta Sy Gomes, artista e uma das curadoras da galeria, junto à Bárbara Banida. 

Para a terceira edição da Galeria, o acervo leva ao CCBJ novas obras de artistas cearenses, pernambucanos e de outros estados brasileiros. As regiões contemplam os bairros da Grande Messejana, Vila Peri, Aldeota, Joaquim Távora e Benfica. De outros municípios, os artistas residem em São Paulo, Recife, Porto Alegre e Brasília. 

Além disso, a galeria foi construída a partir do mapeamento de artistas, em especial a presença de obras feitas por pessoas transmasculinas. “Muitas vezes, esses artistas não têm esse local de plataforma de arte e figuram menos dentro das exposições”, explica Bárbara Banida. Nas práticas de cada artista, as obras se encontram em trajetórias comuns a partir de fabulação e memórias da infância.

As múltiplas formas de Reconhecimento

Para quem chega na Primeira Galeria do Mundo, na galeria do CCBJ, há duas obras de arte que remontam ao período dos desenhos na televisão aberta. “Dave” e “Molambo Souvenir”, do artista transmasculino Bento Ben Leite, trazem, a partir da técnica mista de acrílico e óleo sobre tela, uma versão ressignificada de Gengar, espécie de Pokémon. As artes evocam desejos da infância que se assemelham ao Pokémon ilustrado: a possibilidade de se transformar.

“Foi um momento de lembrar dos desejos da infância que foram escondidos de mim mesmo durante décadas. A vontade de me transformar para me reconhecer”, explica o artista. As relações dos artistas com as obras são particulares, um exercício de autoconhecimento mediado pela imagem. Para Bento, a galeria serve para informar sobre as trajetórias das vidas trans que muitas vezes são invisibilizadas. 

A proposta da galeria também está presente no equipamento como espaço fértil de experimentação. “A mostra surge de um desejo de repensar e reelaborar as poéticas criadas a partir dos nossos impulsos”, disserta Bárbara Banida. Os impulsos partem das memórias ou das criações que reverberam na infância. Sejam as ficções fabuladas dos brinquedos, amigos imaginários e até mesmo as dores da violência que, por meio das obras, são transformadas em potências.

O CCBJ impulsiona o pensamento sobre as infâncias trans nas periferias de Fortaleza. Possibilitando a presença de artistas trans, travestis e não bináries em um equipamento cultural público da cidade. A Primeira Galeria do Mundo fica aberta à visitação até o dia 28 de fevereiro. O CCBJ conta com visitas guiadas para a exposição, por meio do telefone 85 99138-3726.

Serviço

3º Edição da Exposição “Primeira Galeria do Mundo” no CCBJ

Quando: Até dia 28 de fevereiro, de terça a sábado, das 15h às 20h 

Onde: Galeria do Centro Cultural Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400 – Bom Jardim, Fortaleza – CE)

Agendamento para visitação em grupo: 85 99138-3726

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!