Logo do Governo

ENTRE CORTEJO, APRESENTAÇÕES E PAGODE: CONFIRA COMO FOI O PRIMEIRO DIA DA MOSTRA DAS ARTES

18/12/2025

Programação contou com as apresentações de turmas, coletivos e convidados especiais  Programação contou com as apresentações de turmas, coletivos e convidados especiais 

Nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, a Mostra das Artes 2025 celebra mais um ciclo do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece), da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Desde o primeiro dia (18), a programação é construída pelo acolhimento e coletividade de todos.

Com a participação das turmas, grupos e coletivos que compõem o CCBJ, a Mostra começou movimentando o público ao resultado das produções artísticas, tecnológicas e culturais da Escola de Cultura e Artes (ECA-CCBJ). Como o Desafio da Robótica, que apresentou projetos de robôs animados dos estudantes do Curso de Longa Duração em Cultura Digital. 

O Núcleo de Articulação Técnica e Especializada (NArTE-CCBJ) promoveu e continuará na programação da Mostra o espaço BrincArte. O local contém atividades lúdicas como pula-pula, pintura de rosto e brincadeiras de rua. Além de ter confraternização com grupo de graffiti organizado pelo núcleo.

As comunidades em ritmo

A participação comunitária expande para dentro e fora do equipamento. Com a apresentação do documentário “Um Lugar para Falar de Nós”, que apresenta a história da comunidade São Francisco, no Teatro Marcus Miranda às 16 horas. O momento foi uma preparação para o que viria depois: um cortejo dentro da comunidade com muito som e folia para quem chegasse.

Na volta do cortejo, a participação da juventude tomou conta da parede e do palco do CCBJ. O coletivo de graffiti do NArTE se juntou para fazer mais uma arte visual nos muros do equipamento. A criançada deu vida a bonecos teatrais, com o grupo Mamulengando Direitos apresentando o conto de Alice no País Bom Jardim.

Os cursos de Teatro e Música tiveram suas apresentações cênicas. Chiquinha Gonzaga: A Menina do Piano e dos Batuques, da turma de Longa Duração em Música, e “Fragmentos de Voz”, do Curso Técnico de Teatro, trouxeram as experiências obtidas durante o período dos cursos.

O grupo Fem’s Dance ocupou a Praça Central para apresentar o espetáculo “Mover e Expressar” com músicas contemporâneas. A fundadora do grupo, Lisa Oliveira, percorre o equipamento desde os seus 13 anos a partir do Curso de Longa Duração em Dança. A dançarina foi entrevistada para o especial da Mostra das Artes 2025.

O final do dia ficou por conta do Pagode do Lelé, apresentando um variado repertório com os clássicos do pagode. As melhores do Belo, Exaltasamba, Sorriso Maroto, Mumuzinho, dentre outros artistas, deixaram a comunidade em ritmo no Palco Marielle. A Mostra continua nos dias 19 e 20 de dezembro, confira a programação completa aqui.

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!