Logo do Governo

CCBJ DESEJA BOAS FESTAS E COMUNICA RECESSO DE FINAL DE ANO

23/12/2021

2021 está chegando ao fim e mesmo diante inúmeros desafios vividos com a pandemia, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), agradece o companheirismo de todos (as) envolvidos (as) na concretização de cada ação desempenhada este ano. 

Encerramos o ano cheios de gratidão, ensinamentos e esperança em continuar realizando nossa missão. 

O CCBJ vem executando  as ações de dezembro e continuou em planejamento para 2022, durante o mês. Dessa forma, comunica o recesso das atividades e das programações externas, a partir do dia 24/12 (sexta-feira), retomando dia 03/01/2022 (segunda-feira).  Por isso, as redes sociais do CCBJ também irão seguir o fluxo da pausa da programação. 

Em breve, o CCBJ volta às redes, com as programações virtuais, presenciais e gratuitas.

CCBJ e os avanços de 2021

O CCBJ tem muitos motivos para celebrar 2021 e aguarda o próximo ano entrar com mais entusiasmo e muita vontade de fazer acontecer.

O gestor executivo do CCBJ, Marcos Levi Nunes, salienta alguns dos destaques deste ano: “em 2021, foram executadas mais de 10 mil horas-aulas, por meio da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. Neste ano, em que completou 15 anos, o equipamento realizou mais de 250 apresentações”.

Durante o ano de 2021, o CCBJ alcançou mais de 50.000 pessoas, por meio de atividades virtuais e presenciais, de caráter formativo, apresentações, oficinas, comunicações, acompanhamentos e atendimentos especializados. Destaca-se a realização de mais de 250 atividades artísticas culturais, entre  apresentações, exibições, incentivo à leitura, entre outros. 

Nesse contexto, foram beneficiados com bolsas 10 grupos artísticos, contemplando 30 artistas, para realização e desenvolvimento de seus trabalhos. Foram realizadas mais 500 atividades arte-educativas e de atendimento especializado e as ações com os 30 Agentes Criativos e as 20 Iniciativas Comunitárias, que visam o fortalecimento da cultura e dos Direitos Humanos no território do Grande Bom Jardim.

Executados mais de 10 mil horas-aulas em atividades de formação, distribuídas nos vários programas da Escola de Cultura e Arte do CCBJ. Contemplando cerca de mil bolsistas. Contabilizando todos os tipos de ações, entre atividades artístico culturais, arte-educativa, atendimentos e formação. O CCBJ chega a realizar, em média, 200 atividades por mês, em seus três pilares de atuação: Ação Cultural, Escola de Cultura e Artes e Núcleo de Articulação Técnica e Especializada.

CCBJ segue avançando em suas práticas acessíveis

Acessibilidade atitudinal e anticapacitismo têm recebido destaque em nossas atividades e vêm se ampliando na política cultural. Por esse motivo, o CCBJ constrói novos caminhos sobre os discursos das diversidades e das múltiplas corporeidades e suas potências criativas, por meio de ações e planejamentos acerca das diversas acessibilidades. 

Em 2020,  passa a integrar a equipe CCBJ, os intérpretes/tradutores para Libras, que ganha reforço na equipe em 2021, incorporando nas ações de fruição e difusão cultural e nas ações formativas. Além disso, o CCBJ recebe uma Assessoria em Acessibilidade que desenvolve ações conjuntas de gestão e intersetorial, visando os avanços nessa jornada acessível.

O CCBJ, por meio da Escola de Cultura e Artes, passa a ter em seu processo pedagógico o Programa de Acessibilidade e integra em sua programação artística, cultural e formativa o percurso “Nada Sobre Nós Sem Nós”, visando a realização de uma série de ações que propõem auxiliar no despertar e a sensibilização do olhar para as diversidades dentro do campo das artes, buscando trazer para mais perto as inquietações sobre Arte e Acessibilidade.

O CCBJ completou 15 anos e segue confiante e ousado como um jovem que tem um futuro pela frente ao seu lado, para que juntos possamos experienciar novas oportunidades em 2022. Boas Festas e Feliz Ano Novo!

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!