O Coletivo Bom Jardim Produções é uma produtora que realiza projetos audiovisuais e teatrais independentes no Grande Bom Jardim. Todos os processos, desde a concepção dos filmes, até a atuação e finalização, são feitos pelos moradores do território do Grande Bom Jardim e outras periferias de Fortaleza, além de integrantes do coletivo. O projeto foi um dos contemplados na linguagem de audiovisual da segunda Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, promovida pelo Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).
O projeto surgiu em 2008, quando Josenildo Nascimento e Gislândia Barros, moradores do Grande Bom Jardim, resolveram se aventurar a fazer seu primeiro filme, intitulado “O inferno é aqui”. Um filme de terror feito com uma câmera emprestada, ainda em fitas VHS, com o Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Bom Jardim como cenário, se passando por uma Clínica e os atores e a equipe de produção eram todos do grupo de teatro e moradores do bom jardim. Daí em diante, crianças, jovens e adultos do território procuram o coletivo para participar das produções. Um sonho que começou com duas pessoas se expandiu para a comunidade inteira. Segundo Josenildo, um dos idealizadores do projeto, ao envolver jovens, adultos e crianças em suas produções cinematográficas, o coletivo Bom Jardim Produções “fortalece a produção audiovisual independente na periferia, possibilitando as pessoas da comunidade uma nova perspectiva de vida por meio da sétima arte”.
Em janeiro de 2020, a Vila das Artes promoveu uma mostra audiovisual que teve como tema “Made in Bom Jardim”, composta por títulos produzidos apenas pelo coletivo Bom Jardim Produções, com uma seleção de filmes produzidos desde o início do grupo até os projetos mais atuais. Entre os títulos exibidos, estavam as obras “Botija”, “Jéssica”; “Apenas detalhes”; “Presença do mal”; “A casa”; “O inferno é aqui”, “A garotinha”; “Meus dias de bullying”; “Uma razão para viver”; “Marcas”; “Não Pare de sonhar”; “Sempre comigo”; “Vânia” e “Narradores Urbanos / Outro Olhar sobre o Grande Bom Jardim”.
Sempre marcando presença no Centro Cultural Bom Jardim, o Bom Jardim Produções novamente compõe a lista de projetos selecionados na Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim, na edição de 2021. A proposta de ação apresentada pelo coletivo nesta edição da convocatória consiste na realização de duas obras: uma delas é o episódio piloto da web novela intitulada “A Lei da Atração” escrita e dirigida por Gislândia Barros. A segunda é o vídeo “Causos – Histórias que minha mãe contava”, uma obra de ficção que contará também com a colaboração de desenhistas locais, cujas ilustrações irão compor as narrativas do projeto audiovisual, que será disponibilizado no canal do grupo no YouTube.
“A convocatória possibilitou ao coletivo a aquisição de equipamentos no qual estavam faltando para fazer uma boa filmagem e permitiu a continuidade de nossas atividades. Nesse período de pandemia ficamos sem monitor da ilha de edição, sem equipamento de iluminação e a impressora estava queimada. Graças a convocatória, mesmo nesse momento pandêmico, o coletivo se fortaleceu agregando novos colaboradores e realizando novas produções”, conta Josenildo, um dos idealizadores do coletivo.
Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos do Grande Bom Jardim
O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) realiza no ano de 2021 (Setembro a Dezembro) a Convocatória Pública para Manutenção das Atividades Artísticas e Culturais de Grupos e Coletivos.
Em sua segunda edição a convocatória teve como objetivo selecionar 10 (dez) propostas de grupos e/ou coletivos artísticos nas suas mais diversas linguagens e manifestações, para a sustentabilidade dos trabalhos e estímulo ao aprimoramento profissional, como estratégia de enfrentamento aos impactos gerados pela pandemia COVID-19, colaborando para manutenção de suas atividades, através de concessão de ajuda de custo/bolsa-auxílio, por um período total de 04 (quatro) meses.
Mais informações sobre os integrantes do Coletivo Bom Jardim Produções, clique aqui e acesse a página que reúne todos os grupos selecionados na convocatória.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!