Logo do Governo

Centro Cultural Bom Jardim celebra cultura tradicional e popular: Reisado Boi Jardim agita o equipamento nesta sexta-feira, 12

10/01/2024

Nesta sexta-feira, 12, o coletivo Brincantes Sonoros estará novamente no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), com o “Reisado Bom Jardim”, uma manifestação da cultura tradicional e popular viva no território do Grande Bom Jardim. 

“OH SENHOR DONO DA CASA, ABRA PORTA ACENDA A LUZ!”

Quem já acordou ou ficou até tarde esperando o cortejo passar nas ruas? Principalmente nos bairros periféricos, como o Bom Jardim, é certa a passagem dos grupos pelas ruas, fortalecendo a cultura popular. O CCBJ traz para o local o cortejo e a celebração de Reisado, no dia 12 de janeiro, a partir das 19h, com Brincantes Sonoros e o Reisado do Boi Jardim. A programação gratuita e de classificação livre acontece na Praça Central do equipamento.

O Reisado Boi Jardim nasceu em 2012, com o coletivo Brincantes Sonoros saindo às ruas com máscaras e tambores, com a participação das crianças da comunidade São Francisco, localizada no bairro Bom Jardim. No repertório, cada careta/Papangu cria seu verso com situações do cotidiano.

Coletivo Brincantes Sonoros compõe Todos Os Sons, programa do Centro Cultural Bom Jardim, apresentando ‘Sonoridades Urbanas’ (Reprodução: YouTube/ Centro Cultural Bom Jardim)

O grupo pede licença para iniciar a brincadeira do Reisado Boi Jardim, apresentando um giro pelas fauna, flora e histórias de moradores contadas na beira das calçadas. No palco, artistas moradores do bairro Bom Jardim e figuras que nasceram, vivem e percorrem as águas do rio Maranguapinho e a participação do público constroem o show, espetáculo e cortejo.

Acompanhe nas redes sociais: Reisado Boi Jardim 

A Folia de Reis é também conhecida como Reisado ou Festa de Santos Reis. Para além de ser uma festa popular e tradicional brasileira, de cunho religioso e folclórico, o Reisado acontece da data natalina de 24 de dezembro e segue até dia 06 de janeiro, quando se comemora o dia dos Três Reis Magos.

Alguns estados do Brasil como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e Goiás celebram este festejo. O Ceará não fica de fora, incluindo o território periférico da cidade de Fortaleza, como o Grande Bom Jardim, onde o Brincantes Sonoros e o CCBJ atuam e se localizam.

Bricantes Sonoros 

O Coletivo Brincantes Sonoros trabalha com arte e cultura para crianças, jovens e adolescentes. O grupo é um coletivo de pesquisa e prática sobre a música-cênica, realizando a junção da música e teatro como ponto de partida para criação dramatúrgicas e estéticas. Surgiu com a pesquisa e prática das sonoridades dos folguedos populares, cavalo marinho, reisado e cabaçal. 

O coletivo surgiu em 2010, enquanto o artista Bruno Sodré concluía o primeiro curso de percussão do CCBJ. A partir da formação, Bruno passou a realizar um trabalho voluntário no equipamento, a partir da abertura de vagas para crianças e jovens no curso de percussão. Desde então, o artista, que já se interessava e pesquisava sobre a teatralidade do reisado de caretas, passou a incrementar o grupo com outras linguagens.

Idealizador do coletivo Brincantes Sonoros participa do ‘Artista em Pauta’, programa do Centro Cultural Bom Jardim (Reprodução: YouTube/ Centro Cultural Bom Jardim)

A história da iniciativa com o Centro Cultural Bom Jardim existe desde o início do Brincantes Sonoros, realizando suas atividades no espaço físico do CCBJ, possibilitando, conforme Bruno Sodré, “maior atendimento à criançada do bairro”. Em 2023, o coletivo foi reconhecido pelo Governo do Ceará como um Ponto de Cultura do estado e segue com o objetivo de manter viva a memória das brincadeiras populares e o reisado como atual.

“Como Ponto de Cultura, podemos fortalecer o fazer e o pensar artístico periférico e, assim, tecer caminhos e redes de ação coletiva com artistas e grupos”, afirma o coordenador do coletivo, Bruno Sodré. Ele avalia o reconhecimento oficial como uma forma de impulsionar o contato dos Brincantes Sonoros com outros pontos de cultura do estado. Além de potencializar os serviços e ações promovidos pelos Pontos de Cultura, a certificação do Governo do Estado pode fortalecer a rede de coletivos, entidades culturais do estado e trabalhadores da cultura, podendo ampliar também a credibilidade desses grupos.

SERVIÇO: Reisado Boi Jardim com Brincantes Sonoros 

Dia: 12/01

Local: Centro Cultural Bom Jardim, com cortejo no entorno (Rua Três Corações, 400, Bom Jardim)

Horário: a partir das 19h

Indicação: Livre

Acesso: Gratuito

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!