Para a dança, cada gesto e ritmo é encenado como um ato político, ancestral e vivo. Neste caminho, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar, promove a 3º Mostra Pulsar nos dias 10 e 11 de outubro. O evento reúne cinco trabalhos cênicos produzidos pela III Turma do Curso Técnico em Dança (CTD) da Escola de Cultura e Artes (ECA-CCBJ).
As performances apresentadas são “CENSURADES”, “LANÇA”, “NAGARMALEY INTRO”, “PUTÍFERES” e “O SOM QUE ATRAVESSA”. Trazendo influências da dança charme, performance, funk, reggae, waacking, jazz, dança contemporânea, gestualidades líricas, catárticas, ritualísticas, entre outros.
Para Fellipe Resende e Thiago Torres, professores-orientadores da ação formativa, a terceira mostra se destaca por uma produção de caráter colaborativo e transversal. “Antes de serem partilhadas com o público, as composições foram partilhadas entre todes da turma, no sentido de haver uma postura aberta e porosa, perspectivas e leituras sensíveis do outro”, partilham os artistas-docentes.
A Escola de Cultura e Artes do CCBJ desenvolve atividades de pesquisa e criação artística na região do Grande Bom Jardim. Para fortalecer o acesso e a difusão da dança, a mostra é um espaço para experimentação e apresentação do processo criativo estimulado ao longo do curso. O momento também serve como ponte entre territórios de convivência e atravessamentos político-afetivos.
Corpos em encontros por meio da Arte Cênica
Cabulosa, graduanda em Dança pela Universidade Federal do Ceará (UFC), entrou na Primeira Turma do Curso Técnico em Dança do equipamento. Ela enxerga esse primeiro momento como uma fase de testes, principalmente com a chegada da pandemia de COVID-19. Os produtos da 1ª Mostra Pulsar foram videodanças, com a solenidade de formatura realizada virtualmente.
Mesmo com o afastamento presencial, o curso técnico ajudou Cabulosa a encontrar e aproximar corpos, ritmos e sentidos. “Foi um período onde eu voltei a me enxergar, a conhecer mais referências negras na dança e a partir daí reencontrar sentidos nesse espaço que por algum momento se perdeu também”, reflete.
Atualmente, a artista é monitora da 3ª Turma do Curso Técnico em Dança. Para ela, a Mostra é a possibilidade de colocar os desejos e as criações dos alunos da turma em cena. “Então, eu vi os alunos da turma conversando e confabulando ideias. A Mostra Pulsar esse ano está muito esperada”, completa.

A dança é a procura de espaço e movimento. Reconhecendo esse papel, o curso oferece eixos temáticos para dialogar técnica, cultura e práticas corporais. Os trabalhos apresentados discorrem sobre a ancestralidade e contemporaneidade, ampliando os horizontes do fazer artístico em dança na periferia.
Confira as Performances
“CENSURADES”
Em meio à luz e sombra, corpos se movem entre gestos que revelam e ocultam as marcas da censura, seja explícita ou velada. Sam Rodrigues e Nairim dividem a cena em criação coletiva, transformando experiências pessoais e aprendizagens em presença cênica, onde o silêncio imposto se converte em movimento e resistência.
“LANÇA”
Na interpretação solo de Sam Rodrigues, a dança se torna campo de enfrentamento entre medo, desejo e revolta. Partindo de perguntas sobre resistência, desistência e pertencimento, o corpo expõe suas vulnerabilidades e forças, revelando o conflito entre a vontade de se mostrar e o temor da reação.
“NAGAMARLEY INTRO”
Como anda a cabeça da artista? O que veríamos se fosse possível ampliar os sentimentos que atravessam anos de luta e afirmação de presença? A partir dessa provocação, Marley, da 3ª Turma do Curso Técnico em Dança do CCBJ, se lança em criação coletiva, transformando vivências pessoais e processos formativos em partilha cênica.
“O SOM QUE ATRAVESSA”
As artistas Liisa Oliveira, Preta Luz, Letícia Santos, Gisela Antonieta e Bruna Rodrigues transformam o corpo feminino em território de denúncia e resistência. Em cena, gestos, silêncios e vocalidades revelam identidades ocultas e insurgentes, no qual cada movimento se afirma como presença política e memória viva.
“PUTÍFERES”
No palco, o transe se torna celebração e resistência. Corpos em ebulição se encontram, chocam e se reinventam no excesso, criando um território de contaminação e subversão. Dessa forma, Fer Diaz, Naí, Nega, Tyfanni Santos, Nyx, DaSilva, Nairim, Alexandre Fonseca convidam: que corpo nasce quando o seu Putífere encontra o nosso?
Sobre o Curso Técnico em Dança
O Curso Técnico em Dança (CTD) é uma iniciativa pioneira na formação técnica de artistas da dança no Ceará. Criado em 2005, o curso marcou um passo importante na profissionalização da área no Estado, sendo fruto da parceria entre a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult/CE), o Instituto Dragão do Mar (IDM) e o Senac.
Desde 2013, o CTD passou a integrar a grade formativa da Escola Porto Iracema das Artes. Em 2019, ganhou uma nova sede no Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), com a abertura na Escola de Cultura e Artes do CCBJ.
Em 2024, foi iniciada a 3ª Turma do CTD no CCBJ, reafirmando o compromisso com a democratização do acesso à formação técnica e o fortalecimento da dança como linguagem artística e campo de trabalho.
Serviço:
3ª MOSTRA PULSAR
Apresentações: Censurades, Lança, Nagarmaley Intro, Putíferes e O Som Que Atravessa.
Datas: 10 e 11 de outubro de 2025
Horário: 19h
📍 Centro Cultural Bom Jardim
Classificação: a partir de 16 anos
FICHA TÉCNICA:
Intérpretes-criadores:
Alexandre Fonseca Gonçalves
Gisely Silva Araújo
Antônia Letícia Vasconcelos dos Santos
Bruna Letícia Rodrigues da Silva
Delberth Augusto Carneiro da Silva
Émily Luise Martins da Silva
Fernando Dias Vieira
Geovana Bezerra Pereira
Iury Natasha Vieira de Oliveira
Marley Leonardo Francelino Maciel
Monalisa Gomes de Oliveira
Mírian de Freitas Oliveira
Naí Portela
Sam Rodrigues
Sandriele Barbosa Nascimento dos Santos
Tyfanni dos Santos Rodrigues
Professores/orientadores: Fellipe Resende e Thiago Torres
Coordenação Pedagógica: Silvana Marques
Assistente pedagógica: Nayana Santos
Monitora: Cabulosa
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!