A Associação Zumbi Capoeira (AZC) Espaço Cultural Mestre Lula, é uma Instituição parceira do Centro Cultural Bom Jardim, tendo participado de diversas atividades no equipamento, enquanto grupo e por meio de seus mestres Carla e Lula que atuaram como professores em cursos e práticas formativas da Escola de Cultura e Artes do CCBJ. Além de serem nossos parceiros, já foram contemplados no edital de Manutenção de Grupos Artísticos, no período em que participaram, destinaram o recurso do edital para a reforma desse espaço, onde hoje funciona a sede, com reparos nos pisos, paredes e até com a reformulação dos banheiros do equipamento.
O grupo que já existe 1983, sob o comando da Mestra Carla e Mestre Lula, encara agora uma nova empreitada na busca por uma ampliação das atividades executadas na sua sede e como consequência disso, ampliar também o número de crianças, jovens e adultos atendidos no espaço.
A campanha que se iniciou no último em janeiro (23), com uma roda de capoeira no núcleo Conjunto Esperança, vai contar com uma vaquinha online e acontecerá até 14 de março, com o objetivo final de arrecadar R$15.000,00 (quinze mil reais), subsídio que irá garantir a construção de uma coberta para a quadra onde acontecem as rodas de capoeira, oficinas, vivências culturais e rodas de conversa.
Com essa nova estrutura será possível ampliar os horários de funcionamento e execução de atividades que atualmente acontecem apenas no período noturno, sol e chuva são obstáculos comuns e que impedem o atendimento nos períodos da manhã e tarde.
Atualmente a AZC atende cerca de 250 crianças, adolescentes e adultos, apenas o equipamento sede localizado no bairro Granja Lisboa tem um público assíduo de aproximadamente 160 pessoas, mesmo tendo seu funcionamento reduzido, atendendo e realizando as atividades apenas no período noturno.
São desenvolvidas atividades culturais, com coletivos de mulheres, oficinas, reuniões, rodas de capoeira entre outras coisas, em dias de semana e fins de semana.
Com a ampliação do espaço é esperado um impacto significativo no aumento das ações realizadas bem como no número de pessoas que frequentam o local, daí a necessidade e a importância dessa reforma, não apenas para o equipamento como também para a comunidade que a abriga.
Sobre a AZC
“Capoeira é também filosofia de vida e dentro dessa ótica nós pregamos e prezamos pelo trabalho social, pela formação humana na verdade, dentro desta abertura trabalhamos para que nossos capoeiristas sejam seres humanos melhores, sejam críticos”. Essa é a fala da líder do movimento cultural, Mestra Carla.
Fundada em 8 de agosto em 1983 pelo Mestre Lula e liderado também pela Mestra Carla, a AZC possui atualmente 7 núcleos de atuação sendo 6 em Fortaleza com duas unidades no bairro Granja Lisboa, os demais estão nos bairros Pirambu, Jerusalém, Presidente Vargas, Praia de Iracema e na região metropolitana um núcleo em Caucaia.
“Se você for olhar os nossos espaços hoje, em Fortaleza, eles são todos periféricos. Nós estamos só dentro da periferia de Fortaleza e eu acho que isso é missão né” reforça Mestra Carla.
A referência para o nome AZC também vem de grandes nomes como o Mestre Everaldo. “Subir com essa referência, desse homem negro, que uniu vários outros e outras equipes aqui, é um honra e louvor pois ele criou estratégias de sobrevivência, de busca de liberdade. É nesse sentido que a gente aqui, tem esse nome zumbi, que traz tão forte essa história e a gente tem orgulho e muita responsabilidade em trazer essa identidade”, comenta.
Como Doar
Para participar da Campanha é possível fazer doações através do Pix da instituição 31.728.131/0001-13 ou através da vaquinha virtual no link https://www.vakinha.com.br/4412287. Acompanhe as ações da AZC no Instagram, Facebook e YouTube.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!