Logo do Governo

CCBJ finaliza mais um ciclo com Transfestival, Elas Perifa e Masterclasses como destaques da programação

11/04/2024

Bloco Kahlo compôs a programação do último dia do festival Elas Perifa (Foto: Flávia Almeida/CCBJ)

Em março, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), finalizou mais um ciclo realizando eventos e atividades culturais diversas e gratuitas. Entre elas, festivais voltados para a visibilidade trans e para o Dia Internacional da Mulher, atrações carnavalescas e masterclasses, que marcaram o primeiro trimestre de 2024.

O primeiro dia do Transfestival 2024 ocorreu no dia 27 de janeiro, no Teatro Marcus Miranda, com apresentações de Maw Trans e Mumutante. No mês seguinte, dia 23, o evento tomou fôlego novamente com os shows de DJ PK, Stefany Mendes, Otto, Banda WL, Moon Kenzo, Angel History e Ellícia Maria.

Mumutante fez show intimista no Teatro Marcus Miranda, após apresentação de Maw Trans (Foto: Mar Pereira/CCBJ)

Atividades do programa Sombrinha Literária, Colônia de Férias, Jardim de Possibilidades com o povo indígena Fulni-ô Thynya Thudya e lançamento da Junina Coração Sertanejo 2024 foram outras programações que fizeram companhia ao Transfestival na movimentação do equipamento durante o mês de janeiro.

O coletivo Fortalrettes se apresentou no Transfestival durante o set da DJ Angel History (Foto: Flávia Almeida/CCBJ)

Em fevereiro, foi dada a largada da programação de pré-carnaval. O Cortejinho de Maracatu tomou as ruas da comunidade São Francisco no dia 3 e muitos shows preencheram a Praça Central do CCBJ ao longo da semana. Tia samila e Sua Turma, Batuque de Omõrisá, DFT Elétrico, bloco carnavalesco A Turma do Mamão, Axé: o ritmo que nos une, Grupo Mais Melanina e Sambomja foram as atrações carnavalescas do CCBJ.

O Baile Reggae, ocorrido no dia 17 de fevereiro, trouxe Debocha Reggeiro, Sigilo Roots e Quintal Jamaica. O segundo mês do ano também contou com a instalação cênica “O Balão” e com a oficina Ecos de Memória, compondo as Solicitações de Pauta do equipamento.

O NArTE/CCBJ também realizou atividades de pré-carnaval para o público infantil (Foto: Flávia Almeida/ CCBJ)

Entre os meses de fevereiro e março, o CCBJ promoveu, por meio da sua Escola de Cultura e Artes, uma série de masterclasses em diversas linguagens artísticas, trazendo convidados renomados para discutir temas relacionados ao audiovisual, música, teatro, dança, cultura digital e acessibilidade. Além disso, ocorreram encontros em parceria com o Comitê Internacional da Cruz Vermelha para a Vivência em Comunicação e Princípios Humanitários com jovens frequentadores do equipamento, entre eles os integrantes do projeto Só Uz Crias.

A masterclass de música ocorreu no dia 2 de março (Foto: Flávia Almeida/CCBJ)

O festival Elas Perifa e a Mostrinha de Teatro também foram destaque no mês de março. O sábado, dia 9 de março, foi o ponto alto do festival que celebra as mulheres por meio da arte. A programação do dia contou com apresentações de dança, seguidas do espetáculo “La Cucina”, da Cia CLE, e dos shows animados de Bloco Kahlo e Keyliane Cristian.

O projeto Circula CCBJ aconteceu entre 18 e 24 de março, promovendo a descentralização das programações culturais a partir da circulação das produções periféricas dos grupos e coletivos que foram contemplados pelo Projeto Convocatória de Grupos e Coletivos do CCBJ. 

A Mostrinha de Teatro apresentou três espetáculos desenvolvidos no curso básico do Programa de Teatro (Foto: Mar Pereira/CCBJ)

A II Mostrinha de Teatro ocorreu nos dias 10, 17 e 24 de março, no Theatro José de Alencar, Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar e Centro Cultural Bom Jardim, respectivamente. Entre outras atividades, o festival Jardim de Tesouros Vivos promoveu o encontro de Mestres da Cultura do Ceará, encaminhando a finalização do mês de março com a celebração dos conhecimentos tradicionais.

As ações do CCBJ durante esse período demarcam o fechamento de mais um ciclo do equipamento, atingindo públicos diversos com apresentações culturais, formações, atividades socioeducativas e iniciativas de assistência na busca pela promoção da cidadania cultural. A finalização de março também sinaliza o novo ciclo do Centro Cultural Bom Jardim, que se inicia no mês de abril, dando continuidade à atuação do equipamento na democratização da cultura.

Parte da programação do Jardim de Tesouros Vivos se deu na Associação Zumbi Capoeira (Foto: Mar Pereira/CCBJ)

Compartilhar:

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!