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CCBJ E SEUS PASSOS NA DANÇA – 29 DE ABRIL – DIA INTERNACIONAL DA DANÇA

28/04/2023

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) celebra o Dia Internacional da Dança, dia 29 de abril, com programações da Semana da Dança CCBJ, que aconteceu entre os dias 26, 27 e 28 de abril, com a participação na programação da 2ª Bienal Criança, parte integrante da VII Bienal Internacional de Dança do Ceará – De Par em Par, recebendo espetáculos e ações formativas no equipamento, além da visita guiada dos alunos e alunas do Curso de Longa Duração em Dança do Programa de Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, ao Cineteatro São Luiz, local onde aconteceu a solenidade de abertura da Bienal da Dança. 

O CCBJ nesta data também ressalta os principais “passos” na linguagem da dança, nestes últimos meses do CCBJ na linguagem da dança, seja no âmbito formativo ou de difusão cultural. E como forma de homenagear as manifestações artísticas da dança no equipamento, o CCBJ preparou uma lista de indicadores, de artistas, ações e registros fotográficos.

De abril de 2022 a março de 2023, o CCBJ promoveu diversas programações artísticas na linguagem da dança, reunindo um público total de mais de 1500 pessoas. Alunes dos cursos ministrados na Escola de Cultura e Artes do CCBJ e das oficinas ministradas em instituições parceiras fizeram suas apresentações finais aqui no CCBJ, como o curso de Dança Fitness, a turma de Dança Infantil da Associação Ideal e as Fortalrettes, grupo que surgiu nos Laboratórios de Pesquisa em Dança. Além disso, tivemos apresentações de quadrilha, reggae, balé, KPop, danças contemporâneas e performáticas como os espetáculos “Intergaláctico”, “Névoa, do DAE Dance Group e “E o que resta sou eu”, da Cia de Dança Itapajé.

PROGRAMA DE DANÇA CCBJ – ESCOLA DE CULTURA E ARTES: A FORMAÇÃO BÁSICA DE LONGA DURAÇÃO EM DANÇA

A formação continuada em dança do CCBJ existe desde 2007, mas apenas em 2017 é que o Curso de Formação Básica de Longa Duração em Dança passa a existir e é um dos destaques do equipamento. A procura pelas vagas, pelas famílias do território e entorno é grande e ocorre durante todo o ano. 

O curso é organizado e pensado como uma formação com começo, meio e fim, o que difere das abordagens apresentadas antes de 2017. Possibilita às(aos) alunas(os) um percurso em três ciclos, tem duração de 6 (seis) anos e é organizado da seguinte forma: Ciclo I, compreende as turmas de 1º e 2º ano; Ciclo II, compreende as turmas de 3º e 4º ano; Ciclo III, compreende as turmas de 5º e 6º ano. 

Cada Ciclo é subdivido em percursos formativos que são compostos por módulos específicos de formação.  O Curso tem carga horária de 1.080h, aproximadamente (pode sofrer alteração, conforme contrato de gestão em vigor) e é ministrado pelas professoras Dorotéia Ferreira e Dayana Ferreira. 

Dispõe de uma abordagem técnica que prioriza os aspectos do ensino contemporâneo, seja ele nas abordagens técnicas da dança clássica ou na própria abordagem em dança contemporânea. Compreende a dança como lugar de experiência e opta por promover um plano político, artístico e pedagógico.

“Em 2022/2023 foram realizadas 1.758 horas/aula que foram distribuídas entre as 7(sete) turmas. As aulas aconteceram duas ou três vezes na semana nos turnos manhã e tarde e cada turma teve sua carga horária específica. As turmas ofertadas de abril de 2022 a janeiro de 2023 foram: duas turmas de 1º ano, duas turmas de 2º ano, duas turmas de 3º ano e uma turma de 4º ano. Importante ressaltar que o ano letivo do curso compreende aproximadamente 45 semanas”, aponta Silvana Marques, coordenadora do Programa de Dança. 

VIVÊNCIA EM DANÇA PARA CRIANÇAS COM AUTISMO

Outro destaque é a vivência em dança para crianças com autismo. A ação integra a formação básica e aconteceu em dois momentos, o primeiro percurso ocorreu de outubro a novembro de 2022 e o segundo de janeiro a março de 2023. 

“É uma ação pioneira na cidade que trabalha a dança a partir de vivências que priorizam o olhar sobre a improvisação com crianças e adolescentes com o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, comenta Silvana. Ela diz que a vivência, trata-se de pôr em prática procedimentos que exercitem a presença, a escuta e a disponibilidade com as pessoas participantes, tendo em vista as possibilidades de junto ao público de crianças com TEA, compor em tempo real nossas respectivas danças, lidando com suas percepções e relações estabelecidas com o outro, com o espaço e com o mundo.

Em resumo dentre os cursos básicos ofertados pelo Programa de Dança da Escola de Cultura e Artes do CCBJ, estão o Curso de Longa Duração em Dança, ministrado por Dayana Ferreira e Dorotéia Ferreira; a Vivência em Dança para Crianças com Autismo, ministrada por Joca Mota e Rosa Primo; o curso de Dança Fitness, ministrado por Dellano Donova e Madalena Lima; o curso de Forró, ministrado por Jhon Morais e o Ballet Clássico, ministrado por Madalena Lima. Os cursos foram ministrado tanto no CCBJ quanto em instituições parceiras do equipamento.

CURSO TÉCNICO EM DANÇA

Implementado em 2005, o Curso Técnico em Dança (CTD) é um marco na construção e fortalecimento da profissionalização da dança no Estado do Ceará. Foi realizado, inicialmente, por meio de parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado – SECULT/CE, o Instituto Dragão do Mar – IDM e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC.

A partir de 2013, passou a integrar a estrutura curricular do Porto Iracema das Artes, escola de artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria de Cultura do Estado, com gestão do Instituto Dragão do Mar, credenciado para oferta de formação profissional técnica pelo Parecer nº 1522/2017. Em 2019, o Instituto foi autorizado a oferecer uma segunda turma do curso Técnico em Dança no Centro Cultural Bom Jardim – CCBJ, por meio do Parecer nº 0413/2019. .

O CTD é um curso profissionalizante de formação Técnica de Nível Médio nas modalidades concomitante e subsequente, fundamentado nas bases legais e nos princípios norteadores explicitados na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) no. 9.394/96, nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos e na Resolução nº 466/2018, que regulamenta a Educação Profissional Técnica de Nível Médio no Sistema de Ensino do Estado do Ceará.

“No início do contrato de gestão 2022/23 tivemos a honra de participar da comissão de avaliação do Projeto Político Pedagógico do curso e contribuir efetivamente com sua reformulação”, indica o Gerente da Escola de Cultura e Artes CCBJ, Joaquim Araújo. 

O gestor também informa que são  garantidas melhorias significativas que a muito tempo a comunidade dança reivindicava. “Dentro das muitas conquistas, ressalto, por exemplo, o aumento da carga horária total do curso, inclusão de componentes curriculares que não eram considerados no projeto antigo, adequação de carga horária, entendimento da necessidade de se ter estágio e perfil do egresso”.

Em junho de 2022 é iniciado, através de Chamada Pública, o processo de seleção para novos(as) estudantes e com isso foi garantida a abertura da 2ª turma do CTD no CCBJ. Parece pequeno, mas ter a oferta de um curso técnico, profissionalizante e com a dimensão artístico pedagógica que tem é, sem sombra de dúvidas, um marco na promoção de política pública descentralizada. É optado pela primeira vez realizar um processo seletivo mais estendido com análise dos documentos, exame de desempenho prático-teórico (realização de aulas prático-teóricas em dança), entrevista e apresentação de solo, incluindo entre as etapas de seleção um momento de explicação sobre o projeto do curso, a fim de possibilitar uma aproximação dos(as) candidatos(as) ao CCBJ e entendimento mais amplo sobre o curso. 

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