Logo do Governo

CCBJ é parceiro da KUYA na MONEGRIM MODA NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA

20/06/2024

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), participa da MONEGRIN — MODA NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA, em uma parceria institucional com a KUYA — Centro de Design do Ceará equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte.

A programação acontece nos dias 20, 21, 22 e 23 de junho e conta com a participação de Cristina Nascimento (atuante com as mulheres do Bom Jardim através do Grupo Produtivo Criart, atua no artesanato e culinária regional). Ao lado de outras representações a roda de conversa visa promover um diálogo inclusivo e informativo sobre as políticas públicas voltadas para as comunidades indígenas e negras no Ceará, com o intuito de conscientizar, compartilhar experiências e buscar soluções para os desafios enfrentados, especialmente no universo da moda. Além dessa participação o evento ainda contará com a presença das artesãs do Grupo Criart, que estarão expondo e comercializando seus produtos na feira.  

A programação da MONEGRIM inclui palestras, oficinas, desfiles, mostras e feiras de moda autoral. As mostras apresentam as criações de designers que se inspiram nas tradições e na diversidade de seus povos, buscando evidenciar suas histórias e suas belezas. As palestras e oficinas buscam expandir o entendimento sobre design decolonial, regenerativo, ecoeficiente e político, enquanto os desfiles e feiras são uma plataforma para fomentar a interação e celebrar a diversidade e riqueza da moda e cultura indígena e negra cearense, presentes nas periferias do estado. 

MODA PRA TODES é MONEGRIN

A KUYA — Centro de Design do Ceará reconhece o design de moda como uma narrativa poderosa, capaz de contar histórias, desafiar normas e transcender fronteiras. A MONEGRIN — MODA NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA é mais do que uma semana de moda; faz parte dos movimentos que reivindicam espaço de visibilidade para designers, artesãs e artistas que, muitas vezes, têm seus trabalhos limitados às margens da sociedade. 

A MONEGRIN cria um espaço de diálogo, aprendizado e troca de experiências, onde a moda é ferramenta de transformação social e cultural. Assim, é um desdobramento da experiência coletiva, nas provocações de um design de moda que proporciona o desenvolvimento de um pensamento crítico a partir do Ceará. 

SOBRE A KUYA

A KUYA — Centro de Design do Ceará é um espaço dedicado à valorização e difusão do design feito no Ceará, equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará e gerido pelo Instituto Mirante. A sua missão é fomentar a cultura do design no Estado, por meio de ações que envolvem memória, reflexão e inovação em suas múltiplas manifestações e linguagens. 

Para isso, a KUYA oferece cursos, pesquisas, exposições, feiras e outras atividades que incentivam a criatividade, a memória, a inovação e o desenvolvimento sustentável no campo do design.

As atividades do KUYA se baseiam em quatro princípios norteadores: um design local, popular (decolonial), diverso e inclusivo (político) e contribui para a conservação das comunidades e do planeta (ecoeficiente e regenerativo), abordando temas da contemporaneidade e da cultura cearense.

SERVIÇO: 
Semana de moda MONEGRIN — MODA NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA
Data: 20 a 23 de junho de 2024 (quinta a domingo)
Horário: 14h às 21h (quinta), 10h às 18h (sexta e sábado) e 10h às 16h (domingo)
Local: KUYA — Centro de Design do Ceará
Endereço: Rua Senador Jaguaribe, 323 – Moura Brasil – Fortaleza – Ceará

Programação e mais informações:
https://www.instagram.com/KUYAdesignceara/
EVENTO GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!