Os alunes do curso “Necropolítica: a gente combinamos de não morrer”, ministrado pelos professores Taci Cardoso, Ma Njanu e Rômulo Silva, produziram a zine “Cuida na Fuga” como produto final do processo formativo. O curso aconteceu de 19 de novembro a 17 de dezembro, nas terças e quintas, totalmente on-line.
Para acessar a zine completa, clique aqui.
Sobre o curso
“A gente combinamos de não morrer” de Conceição Evaristo é o texto-carne que nos convidou a sentir, afetar e se pensar enquanto seres imersos em lógicas sutis e de estrangulamento do vivente: um emaranhado de estruturas e relações de poder que historicamente se atualiza oscilando constantemente entre o desejo de explorar o Outro e a tentação de exterminá-lo, aquilo que o filósofo Achille Mbembe chama de “Necropolítica” ou nas palavras de Conceição Evaristo a lógica da “morte que incendeia a vida, como se essa estopa fosse”.
Neste curso, tecemos temas centrais presentes em ambos os textos, isto é, “A gente combinamos de não morrer” (Conceição Evaristo) e “Necropolítica” (Achille Mbembe), a partir e com as linguagens da fotografia, poesia, colagem e ilustração de diferentes artistas de Fortaleza (CE). Na ocasião, os textos e linguagens artísticas serviram como ferramentas-inspiração para a criação e invenção de uma zine-coletiva contendo a produção autoral de cada participante do curso: gestos possíveis não somente de reflexão, mas de um movimento-contínuo de cura de(s)colonial e uma de poética-fugitiva. A “descolonização” começa aqui dentro.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!