Na semana passada, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) teve várias atividades presenciais, tanto abertas ao público geral quanto direcionadas a públicos específicos. As atividades incluíam projetos da Ação Cultural do CCBJ e do Núcleo de Articulação Técnica Especializada, e aconteceram dentro do equipamento.
No dia 25 de novembro, o Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promoveu duas atividades presenciais no equipamento, voltadas para públicos específicos. A primeira foi mais uma edição presencial do programa Precisamos Falar Sobre Isso, que já teve várias de suas edições online, através do Google Meet. Essa edição teve como tema “Mesmo assim, nascem flores nesse Bom Jardim”, e aconteceu às 15h na Biblioteca Cristina Poeta do CCBJ.
A atividade tinha como proposta uma discussão aberta com mulheres do território, da comunidade da São Francisco, sobre os processos cotidianos de violência contra a mulher, notadamente a violência de gênero ocorrida nas relações domésticas. Foi organizada uma roda de diálogo sobre vivência e o cotidiano das mulheres que sofrem violência doméstica e mais do que as estratégias de vida e sobrevivência diante das estruturas do patriarcado e do machismo. Participaram do momento os profissionais do NArTE, movimentos sociais de mulheres, organizações de apoio social e psicológico do território, dessa forma, propiciando um espaço de escuta sensível, de acolhimento e de oferta de informação às mulheres sobre estratégias de apoio e as políticas públicas de acolhimento, sustentabilidade e segurança.
Mais tarde, às 16h, no Espaço Alternativo do CCBJ, foi ministrada uma Oficina de sabão ecológico, compondo as atividades presenciais do programa NArTE em Pauta. A oficina de de produção de sabão ecológico foi pensada para mulheres da comunidade São Francisco, com o objetivo de promover debate e troca de experiências acerca do empreendedorismo feminino e sustentabilidade.
Encerrando o dia 25, aconteceu mais episódio do programa FormAção, o primeiro de forma presencial. Apresentamos um bate-papo musical com Marcos Lessa, presencialmente no Teatro Marcus Miranda do Centro Cultural Bom Jardim, às 17h. A atividade foi transmitida ao vivo no canal do CCBJ no YouTube e também foi aberto ao público geral, com participação mediante inscrição em formulário e apresentação do Passaporte de Vacina no momento da inscrição.
Marcos Lessa atua como cantor e compositor há 13 anos na cena cearense e brasileira defendendo a música regional, a música popular brasileira e a música autoral através dos seus cinco discos já lançados e dezenas de shows nos principais palcos do estado e teatros do Brasil.
No sábado (27) tivemos mais uma edição do CineClube CCBJ, dessa vez também presencial. Foi exibido o filme Marighella, no Teatro Marcus Miranda o filme, às 18h. A participação também foi mediante inscrição em formulário e apresentação do Passaporte de Vacina no momento da inscrição.
Sinopse: Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!