Logo do Governo

AGENDA CCBJ: CONFIRA ALGUMAS DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS NO EQUIPAMENTO

08/05/2022

Nas últimas semanas, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) promoveu diversas atividades presenciais, tanto abertas ao público geral quanto direcionadas a públicos específicos.

No dia 12 de abril, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada promoveu mais uma edição do NArTE em Cores, com uma oficina de graffiti para as crianças e adolescentes da comunidade São Francisco. Com cores, desenhos e formas diversas, fizeram um momento de experimentações e criação a partir das técnicas de graffiti, compondo um mural coletivo.

O É O Brinca retorna com as atividades presenciais no mês de abril, promovendo encontros na Comunidade São Francisco, nos dias 12 e 25 de abril, com uma tarde cheia de brincadeiras, oficinas e ludicidade. Neste É o Brinca! O eixo Cultura Infância realizou diversas ações artísticas, culturais e formativas com as crianças.

Durante as últimas semanas, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada também promoveu a atividade “Jogos Populares na Comunidade”, pensado pelo eixo de educação social do equipamento. Os jogos populares ou brincadeiras populares, também conhecido como jogos de rua, fazem parte da cultura e são criados por pessoas e passam por gerações e gerações, onde o objetivo principal é a ludicidade. Ou seja, todos os participantes podem brincar, se divertir durante os jogos, onde a competição fica em segundo plano. 

Também aconteceram mais encontros do projeto “Conversa de Calçada” e “Conversa de Terreiro” durante as últimas semanas. O Conversa de Calçada do mês de abril propôs um encontro com os moradores da comunidade para falar sobre educação e como podemos ser mais presente na educação escolar e social dos nossos filhos e filhas.   

As Conversas de Terreiro têm o intuito de articular as práticas culturais que existem dentro do território do Grande Bom Jardim. O momento da conversa é para pensarmos juntos o que podemos fazer durante esse ano.  A roda  conversa é uma junção de ideias que podem ser desenvolvidas em parceria com o território e o CCBJ. Logo, essa articulação feita com os povos de terreiro é para firmar uma memória que ainda pulsa muito forte nos 5 cantos do Grande Bom Jardim. 

Além disso, também aconteceram diversas edições das Vivências Artísticas, promovidas pelo Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), com encontros de Percussão Ambiental, onde trabalhamos a musicalidade aliada a práticas ambientais, produzindo objetos sonoros, e Jogos Percussivos, que desenvolvem a musicalização baseada na cultura popular e tradicional negra, mais especificamente o maracatu cearense, seu batuque e percussividade. Uma parceria do eixo Cultura Infância com as entidades que compõem a Rede de Cultura Infância do Grande Bom Jardim.

A equipe de Articulação Comunitária do CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) promoveu no dia 27 de abril o “Café com as artesãs”, um momento de integração, fortalecimento de redes e roda de diálogo com as artesãs e artesãos do Grande Bom Jardim. A equipe convidou todas a tomar um bom café com a gente e pensar juntos nessas potencialidades que podem surgir através dos bons encontros da vida.  

O CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ), fez no dia 02 de maio uma Visita Institucional ao Instituto Well VI, um momento em que o eixo Cultura Infância do NArTE/CCBJ irá buscar conhecer e ampliar o convite para entidades, associações e coletivos do Grande Bom Jardim para participarem da Rede Cultura Infância. 

Por último, aconteceu neste sábado (07) o primeiro dia do IV Festival das Juventudes, que reuniu uma grande diversidade de jovens no Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza. A programação trouxe atividades criativas como música, dança e fotografia, além de oficinas informativas envolvendo temas relacionados à participação social e cidadania, bem como momentos de integração entre as juventudes de diferentes territórios, driblando os desafios dos conflitos territoriais.

A atração de destaque do primeiro dia do festival foi a ativista Jô Costa, assessora de políticas afirmativas, articulação comunitária e social do Instituto Mirante e as psicólogas Laisa Forte e Carla Araújo, pesquisadoras referências na política para Juventudes. O Festival é espaço para incentivar e valorizar a participação das juventudes nos espaços comunitários de Fortaleza.

Compartilhar:

Notícias Relacionadas

Categorias

Comentários

0 Comentários

  |   Deixe um comentário »

Deixe o seu comentário!