Na semana passada, o Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), equipamento da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará (SECULT), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) promoveu diversas atividades presenciais, tanto abertas ao público geral quanto direcionadas a públicos específicos. Além das atividades com temas específicos, também foram promovidas ações voltadas ao mês da mulher, com a campanha #8M no CCBJ.
Compondo a programação da Pré-Bienal Internacional do Livro no Ceará, no o dia 8 de março aconteceu a roda de conversa “Leituras Contemporâneas”, no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. Charlene Ximenes, mediadora de clube de leituras, comentou com o público as obras de mulheres escritoras de diferentes etnias que têm impactado a literatura contemporânea, como Conceição Evaristo, Chimamanda Ngozi Adichie, Elena Ferrante e Ludimilla Petrushevskaya.
Também no dia 8, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) em parceria com o Centro União de Moradores da Granja Portugal (CUMGP), o programa NArTE em Pauta promoveu um cine debate com o documentário “Nós Carolinas” em alusão ao Mês da Mulher.
O documentário traz as vivências e vozes de quatro mulheres que moram em diferentes bairros: Parque Santo Antônio, zona Sul; Jova Rural, zona norte; Perus, região noroeste e Guaianases, na zona leste. Joana Ferreira, Carolina Augusta, Renata Ellen Soares e Tarcila Pinheiro falam o que é ser mulher da periferia em cotidianos particulares, mas conectados pelo recorte de classe, raça e gênero. Assim como a escritora Carolina Maria de Jesus, que encontrou na escrita um instrumento para superar sua invisibilidade, essas outras Carolinas também invisíveis aos olhos do centro, usam a potência de sua voz para romper silêncios.
Fechando o Dia Internacional da Mulher, o CCBJ, por meio do Núcleo de Articulação Técnica Especializada (NArTE/CCBJ) foi até a comunidade São Francisco para celebrar a data com cada mulher que constrói o espaço e ressignifica suas vidas. O dia 8 de Março é muito significativo para a transformação social e política. Celebrar esse momento é se colocar à disposição para uma sociedade mais igualitária e justa.
Na sexta-feira (11), compondo a programação presencial de solicitações de pauta do CCBJ, foi exibida a performance audiovisual “Grande Mistério” no Teatro Marcus Miranda do CCBJ. Em seguida, aconteceu o bate-papo com o tema “Narrativas sensoriais: múltiplas formas de apresentar imagens e sons”, com a presença da realizadora, artista visual e musicista experimental, Thaís de Campos.
Manuseando imagens captadas e materiais naturais coletados em diferentes biomas do Ceará, um quarteto de musicistas experimentais amplifica, em imagens e sons, pequenos processos da natureza e as transformações de uma paisagem em outra.
E no sábado (12), em alusão ao Dia Internacional da Mulher, o programa Todos os Sons apresentou o show “Elas no CCBJ” para a praça central do Centro Cultural Bom Jardim. Sob a condução de Jord Guedes, o show teve uma temática pertinente às lutas e conquistas das mulheres, bem como à denúncia de desigualdades e discriminações.
Acompanhe o site e redes sociais do CCBJ para ficar por dentro de toda a programação virtual e presencial do equipamento.
0 Comentários
| Deixe um comentário »Deixe o seu comentário!