Em setembro celebramos dois marcos muito importantes para a Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil: O Dia Nacional dos Surdos no dia 26 de setembro e o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, no dia 21 de setembro, que foi instituído por iniciativa de movimentos sociais, em 1982, e oficializado pela Lei Nº 11.133, de 14 de julho de 2005. A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando o nascimento das reivindicações de cidadania e participação em igualdade de condições. O mês de setembro como um todo é para a comunidade surda, chamado de Setembro Azul. Esse é um mês para celebrarmos as lutas e conquistas da comunidade surda, pessoas com deficiência, e pensarmos mais sobre a inclusão na sociedade.
Em alusão a essas datas, visando estimular a reflexão da população para com o tema, o CCBJ convida a todes para o Aulão de Abertura dos Cursos Básicos da Escola de Cultura e Artes, um bate-papo muito potente com nossos convidades e equipe de acessibilidade CCBJ. A live acontecerá no canal do CCBJ no YouTube, no dia 21 de setembro, às 18h. O link para acesso direto à live será divulgado nas redes sociais do CCBJ. Confira abaixo mais informações sobre os convidados que irão compor o bate-papo:
Mara Alexandre @maraalexandredance é surda, cearense de Fortaleza, artista da dança, bailarina, pesquisadora, professora, coreógrafa. Idealizadora do workshop damas juninas Método Mara Alexandre, criadora de movimentos e inspiração no São João do Brasil. Já teve a oportunidade de apresentar suas performances e ministrar Workshops para vários Estados do Brasil. Começou a se aventurar no universo da Dança desde os 4 anos de idade se tornando sua profissão a partir dos 18 anos. Formada pelo curso técnico em Dança no Ceará e Graduada em Dança Bacharelado na Universidade federal do Ceará.
Karine Martins @kakazinhamartins_– Surda, Formada de Fisioterapia- UNIFOR, Graduando em Letras/Libras – UFC, Especialização em Libras- Docência, tradução e interpretação – UNI7, Pós graduado como Libras como L1- ALPHA, Professora de Libras na Uniateneu.
Fábio Passos @fabiopassosarte é doutor em filosofia, professor pesquisador do departamento e do programa de pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Piauí e pós-doutor em artes visuais. Por intermédio da poética do desenho, tenciona a (In)VISIBILIDADE de fatos históricos, como a ditadura civil-militar brasileira, e de corpos não hegemônicos, como os corpos nus das pessoas com deficiência. Através do atrito do grafite com a superfície do papel, busca traçar pontos de contato que construam narrativas VISIBILIZADORAS que sejam capazes de mitigar esquecimentos e invisibilidades de corpos.
Mediadores
Italo Oliveira – Surdo – @italoliveiraof, Coordenador do Programa de Acessibilidade Cultural do CCBJ/ECA, Professor de Libras, Licenciado Letras Libras – UNIASSELVI, Cursando Bacharelado em Gestão Políticas Públicas – UFC , Cursando Tecnólogo em Comunicação Assistiva, Tradução e Interpretação da Libras/Língua Portuguesa – UNÍTESE.
João Paulo Lima – @juaumpaulolima – Artista- educador e pesquisador, Mestre em Literatura, técnico em dança contemporânea, ativista dos direitos das PCD, assessor de acessibilidade do CCBJ.
Eu sou surda especial curso
Queria curso
Oi boa noite eu sou marize gostei muito da palestra muito obrigado ok.😍
Achei legal essa aula inicial, muito interessante
Gostei muito da Primeira aula de apresentação. Inclusão é um pssso fundamental para qualquer processo de aprendizagem.